Buscar

FISIOLOGIA HUMANA(simulado)

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA HUMANA
	
	 1a Questão (Ref.: 201504742552)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as seguintes funções do sistema endócrino:
1- controle do metabolismo do açúcar.
2- preparação do corpo para situações de emergência.
3- controle de outras glândulas endócrinas.
As glândulas que correspondem a essas funções são, respectivamente:
		
	 
	pâncreas, adrenal, hipófise.
	
	salivar, tireóide, hipófise.
	
	tireóide, salivar, adrenal.
	
	pâncreas, hipófise, tireóide.
	
	salivar, pâncreas, adrenal.
		
	 2a Questão (Ref.: 201505274152)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O controle da pressão arterial ocorre por diferentes eventos coordenado pelo sistema nervoso, a própria resposta miogênica vascular, o metabolismo celular e o controle renal. Assinale a questão que apresenta a afirmativa correta para que ocorre uma redução da pressão arterial
		
	
	O metabolismo tecidual promove aumento do nível de oxigênio local e redução do potássio que é liberado pela célula e com isso há uma vasodilatação local o que promove um aumento da resistência vascular.
	 
	Os barorreceptres são acionados pelo aumento do estiramento do seio aórtico ou carotídeo que promove aumento das discargas do nervo vago e glossofaríngeo e tem como efeito final redução da atividade do tônus simpático, com redução da frequencia cardíaca e força de contração
	
	A vasoconstrição arterial promove aumento da reserva sanguínea que chega ao ventrículo esquerdo, que é denominada de pós-carga, e com isso há uma economia do trabalho cardíaco
	
	O álcool, é um potente agente diurético, que faz com que aumente a tonicidade plasmática e com isso há um aumento da resposta vascular, que reflete em redução do volume sanguíneo e logo redução da pressão arterial
	 
	A vasodilatação venosa promove uma redução da resistência vascular o que aciona menor esforço cardíaco e com isso há redução da pressão arterial
		
	 3a Questão (Ref.: 201505271512)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No processo evolutivo do homem, ocorreu em determinado momento a passagem para a forma bípede, neste momento o esterno deixou de ser necessário para apoiar o coração, função entre os quadrúpedes. Qual o resultado dessa evolução para os sistema respiratório?
		
	
	Com a posição em pé, o coração que tem as paredes do ventrículo esquerdo mais desenvolvidas passou a pressionar o pulmão direito e o mesmo deixou de ter três lobos como o esquerdo, ficando somente com dois.
	 
	Com a posição em pé, o coração que tem as paredes do ventrículo esquerdo mais desenvolvidas passou a pressionar o pulmão esquerdo e o mesmo deixou de ter três lobos como o direito, ficando somente com dois.
	
	Com a posição em pé, o coração que tem as paredes do ventrículo direito mais desenvolvidas passou a pressionar o pulmão esquerdo e o mesmo deixou de ter três lobos como o direito, ficando somente com dois.
	
	Com a posição em pé, o coração que tem as paredes do átrio esquerdo mais desenvolvidas passou a pressionar o pulmão direito e o mesmo deixou de ter três lobos como o direito, ficando somente com dois.
	
	Com a posição em pé, o coração que tem as paredes do átrio direito mais desenvolvidas passou a pressionar o pulmão direito e o mesmo deixou de ter três lobos como o esquerdo, ficando somente com dois.
		
	 4a Questão (Ref.: 201504872910)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As células que normalmente possuem a velocidade de despolarização diastólica espontânea mais rápida estão localizadas:
		
	 
	no átrio direito.
	
	no feixe de Hiss.
	
	nas fibras de Purkinje.
	
	no nodo atrioventricular.
	 
	no nodo sinoatrial.
		
	 5a Questão (Ref.: 201504717924)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabe-se que indivíduos que habitam regiões muito acima do nível do mar, onde o ar é rarefeito (pequeno teor de oxigênio), apresentam de um modo geral, vermelhidão nas faces devido a um aumento no número de hemácias. Nesse caso está ocorrendo no organismo a liberação de um hormônio produzido pelos rins, a eritropoietina. A atuação desse hormônio é importante nessa situação porque:
		
	
	promove policetemia que impede o transporte de oxigênio
	
	inibe a produção de eritrócitos, aumentando assim o transporte de CO2
	
	estimula a eritropoiese, produção de plaquetas para transporte de oxigênio
	
	estimula a eritrocitose, inibindo o transporte de monóxido de carbono
	 
	estimula a eritropoiese, produção de hemácias para transporte de oxigênio

Continue navegando