Buscar

AV1 ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0052 » ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Tipo de Avaliação: AV1
Nota da Prova: 7,5 de 8,0	 
Fechar
1a Questão (Ref.: 201402027863)	Pontos: 0,0 / 0,5
Considerando as Normas Regulamentadoras ­ NRs, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. (Téc. em Segurança no Trabalho UFPB/AOCP 2014 ).
A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho ­ SSST é o órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho.
A Delegacia Regional do Trabalho ­ DRT é o órgão regional competente para executar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
Compete à Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho ­ SSST conhecer as decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho, em matéria de segurança e saúde no trabalho.
Compete à Delegacia Regional do Trabalho ­ DRT ou à Delegacia do Trabalho Marítimo ­ DTM, adotar medidas necessárias à fiel observância dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, e impor as penalidades cabíveis por descumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
II e IV.
I, II e III. I e III.
I, II, III e IV. II, III e IV
2a Questão (Ref.: 201402027893)	Pontos: 0,5 / 0,5
Respirar ar contaminado acima da chamada concentração Imediatamente Perigosa a Vida ou à Saúde (IPVS) produzem efeitos agudos irreversíveis à saúde, ou até morte imediata, dependendo das circunstâncias. É obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) quando o trabalhador estiver exercendo suas atividades em ambiente Imediatamente Perigoso à Vida ou à Saúde (IPVS). Um local é considerado IPVS quando a(o):
 concentração do contaminante é menor que a concentração IPVS, ou suspeita­se que esteja acima do limite de exposição IPVS.
 teor de oxigênio é menor que 15%, ao nível do mar.
 ambiente é um espaço confinado com teor de oxigênio menor que 30% em volume, a menos que a causa da redução do teor de oxigênio seja conhecida e controlada.
inalação do ar com deficiência de oxigênio produz as mesmas consequências quando a concentração de O2 no ar cai abaixo de 12,5%, ao nível do mar.
 pressão parcial de oxigênio de um ambiente está entre 95 mm Hg e 122 mm Hg.
3a Questão (Ref.: 201401491427)	Pontos: 0,5 / 0,5
Durante a execução de suas atividades, um instrumentista de sistemas, com o tornozelo imobilizado por um entorse do futebol de fim de semana, ao subir uma escada de marinheiro para uma calibração, sente dor e escorrega, piorando a lesão e afastando­se do trabalho. Cabe ao médico:
 Caracterizá­lo como incidente.
 O mais adequado seria observar a evolução do quadro para caracterizá­lo ou não como acidente. Não caracterizá­lo como acidente de trabalho, pois o evento base não foi gerado no trabalho.
Caracterizá­lo como acidente de trabalho, com agravamento de lesão pré­existente. Caracterizá­lo como Doença Ocupacional.
4a Questão (Ref.: 201402104548)	Pontos: 0,5 / 0,5
Podemos dizer que prevenção em engenharia de segurança do trabalho é:
 a criação de fatores positivos e negativos no ambiente de trabalho.
 o valor da própria prevenção segundo o artigo 44 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
 o fator preventivo no qual origina o programa de prevenção de riscos ambientais e de sustentabilidade apenas nas empresas com ISO 14001.
 a forma como o indivíduo trabalha no intuito de oferecer sempre os Primeiros Socorros.
a ação de levantar os riscos envolvidos em uma determinada atividade.
5a Questão (Ref.: 201401972985)	Pontos: 1,0 / 1,0
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ­ CIPA, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde. Quanto às atribuições dos membros que compõem a CIPA ­ Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, de acordo com a NR 5, marque a afirmativa INCORRETA.
 Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.
 Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
 Colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.
Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, visando ações que aumentem a produtividade.
 Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
6a Questão (Ref.: 201401973019)	Pontos: 1,0 / 1,0
As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho ­ CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho ­ SESMT ­ NR 4, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, devem:
I ­ Manter, obrigatoriamente, um médico de serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
II­ Manter, obrigatoriamente, serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
III­ É facultativo manter os serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador.
Assinale a alternativa CORRETA:
 Somente a afirmativa III está correta. As afirmativas I e III estão corretas. Somente a afirmativa I está correta. As afirmativas II e III estão corretas.
Somente a afirmativa II está correta.
7a Questão (Ref.: 201401973041)	Pontos: 1,0 / 1,0
Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora ­ NR 6, considera­se Equipamento de Proteção Individual ­ EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. Todos têm suas responsabilidades para que essa NR seja cumprida. Podemos afirmar que é de responsabilidade do EMPREGADO, EXCETO:
 Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
 Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso. Utilizar o EPI adequado para o serviço que será executado.
Escolher o EPI adequado para o serviço que será executado. Responsabilizar­se pela guarda e conservação.
8a Questão (Ref.: 201401973047)	Pontos: 1,0 / 1,0
Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora ­ NR 6, considera­se Equipamento de Proteção Individual ­ EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. É de responsabilidade do EMPREGADOR, EXCETO:
responsabilizar­se pela guarda e conservação; adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
 responsabilizar­se pela higienização e manutenção periódica; substituir imediatamente,quando danificado ou extraviado;
 orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
9a Questão (Ref.: 201402026295)	Pontos: 1,0 / 1,0
O médico do trabalho de uma empresa de saúde percebeu que as auxiliares de enfermagem da UTI apresentavam grande quantidade de atestados médicos, emitidos pela Psiquiatria. Assim, verifcou que o nível de stress neste setor era muito alto. Nesta situação hipotética, cabe ao gestor adotar medidas de prevenção e controle do stress, que são: ( Médico do Trabalho EBSERH/IADES 2013).
 Definição e aplicação de estratégias, no âmbito da SHST, baseadas na observação. Adaptar o indivíduo ao trabalho.
 Compreender os efeitos negativos desta problemática, porém, sem a necessidade de atitudes preventivas.
Integrar práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho. Acompanhar e aconselhar os colaboradores de uma forma intermitente.
10a Questão (Ref.: 201401639833)	Pontos: 1,0 / 1,0
A higiene do trabalho está voltada para?
 Apenas no intuito de visualizar a situação e deixar como está. o caráter produtivo empresarial.
 todos os sinais vitais.
 a temperatura, iluminação e ruído do ambiente somente. para o diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais.

Outros materiais