Buscar

Exe.Mapeando Conflito II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO: MAPEANDO O CONFLITO Nº 2
 
Paulo e Janete foram casados por 8 anos, antes namoraram por 7 anos. Não tiveram filhos da união e mantinham bom relacionamento, mesmo com o fim do amor. Sempre se entenderam bem e mantiveram uma relação respeitosa e de amizade depois que resolveram morar em casas separadas. Entraram em acordo sobre a divisão de todos os bens e utensílios da casa, mas não conseguiam entrar em acordo sobre quem ficaria com um quadro, uma natureza morta adquirida em uma viagem a Belo Horizonte. 
Janete tinha grande apego afetivo ao quadro, pois, ele lembrava o momento mais feliz do casamento e não entendia a vontade de Paulo em ficar com o quadro, pois ele sempre dizia detestar naturezas mortas. Sentia-se afetivamente ligada à imagem que representava para si a esperança em conseguir ser feliz novamente e ter a estabilidade afetiva, que sentia quando o casamento ia bem.
Paulo, apesar de não gostar de naturezas mortas, tinha conhecimento de que as obras do pintor do quadro tinham adquirido um grande valor de mercado, por isso, queria vendê-lo. Paulo não entendia porque Janete queria conservá-lo, já que a venda traria ganhos a ambos. Sempre falava para Janete que estabilidade financeira era importante e sentia que era necessário que ambos tivessem mais dinheiro para recomeçar a vida, e gostaria de preserva-se e a ela, como sua amiga de futuras dificuldades.
MAPEANDO CONFLITOS 
PERGUNTAS:
O conflito é mediável? 
Por quê? 
Qual é a questão trazida pelos envolvidos na situação descrita?
Quem são os atores?
Que tipos de conflito estão presentes?
Tente identificar de cada um dos atores.
	Interesses
	Sentimentos
	Necessidades
Qual a pauta comum que pode ser identificada no mapeamento realizado?
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais