Buscar

simulado v_2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS
	
	Simulado: CCE0662_SM_201411047061 V.2
	Fechar 
	Aluno(a): HERIVELTO LUIZ MENDES DE SOUSA
	Matrícula: 201411047061 
	Desempenho: 10,0 de 10,0
	Data: 27/09/2015 21:59:37 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201411779004)
	sem. N/A: Relação homem e meio ambiente
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O ser humano está o tempo todo se relacionando com o ambiente ao seu redor, disso dependendo sua própria sobrevivência. Considerando tais relações, marque a alternativa que NÃO está de acordo com essa realidade apresentada.
		
	
	a proteção ao meio ambiente deve ser uma prioridade para a população humana, devendo realizar ações de garantam a sustentabilidade dos recursos naturais.
	
	todos os recursos de que precisamos são retirados natureza, alimento, energia, roupas e materiais para produzir todos os produtos que consumimos.
	
	as normas/leis são desenvolvidas para a proteção do meio ambiente, regulando a relação do homem com a natureza.
	
	todas as formas de seres vivos do planeta dependem da sua relação com o ambiente que ocupam e de como consomem os recursos naturais.
	
	alguns dos recursos naturais que utilizamos para o nosso consumo são renováveis, por isso só devemos nos preocupar com os não renováveis ¿ bens não duráveis.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201411779044)
	sem. N/A: Histórico e evolução da legislação ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Embora o histórico de desenvolvimento das leis ambientais no Brasil seja muito grande, iniciado ainda no século XIX, é possível estabelecermos alguns marcos históricos importantes. Em relação aos principais marcos do desenvolvimento dessa legislação, marque a alternativa que não está adequada.
		
	
	outro marco importante para a legislação brasileira foi a criação da Lei do Licenciamento Ambiental, em 1988, a partir da qual todas as industrias precisariam de licença ambiental.
	
	o primeiro marco da legislação ambiental foi a criação da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, em 1981 ¿ a Lei nº 6.938.
	
	o segundo marco foi a criação da Lei de Ação Civil Pública, que disciplinou a referida ação como instrumento de defesa do meio ambiente.
	
	a promulgação da Constituição Federal, em 1988, também representa um marco importante, pois trazia um capítulo para tratar do meio ambiente.
	
	a Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/88, também representa um marco histórico da legislação ambiental brasileira, pois determina sanções penais e criminais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201411302009)
	4a sem.: Normalização
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nossas vidas são pautadas por normas e por regras. Disso resulta a necessidade de normalização. Em relação ao processo de surgimento da normalização no Brasil e no mundo, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A normalização traz segurança e precisão tanto para aquele que adquire um produto ou utiliza um serviço quanto para aquele que fabrica, produz ou comercializa.
	
	Com o passar do tempo, houve a necessidade de se ter independência entre as unidades de medida e as grandezas naturais. Dessa forma, passou-se a adotar um sistema de medições.
	
	Antigamente, nas sociedades, o homem utilizava métodos muito mais adequados para fazer as medições, tais como: pernas, braços, mãos, dedos etc.
	
	No Brasil, as normas são fruto de um processo de consenso nos diferentes fóruns do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO).
	
	Com a Revolução Industrial, a normalização passou a ser tratada de forma sistemática, surgindo a necessidade de racionalizar a produção na indústria.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201411163169)
	2a sem.: Normalização ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a alternativa correta. Sobre normalização ambiental:
		
	
	É a mesma coisa que normatizar
	
	É a norma criada pelos particulares que estabelece normas sobre crimes contra o meio ambiente
	
	Segundo O INMETRO é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto
	
	É a lei que trata do crimes ambientais
	
	A normalização somente está presente na fabricação de produtos.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201411693497)
	2a sem.: CLONE: Normalização e Normatização
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Dentre as opções abaixo, marque a alternativa correta indicando qual é o órgão central do SINMETRO:
		
	
	SINMETRO
	
	CONEMA
	
	CONMETRO 
	
	CONAMA
	
	INMETRO
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201411302036)
	4a sem.: Sistema de normalização
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO) é órgão normativo do SINMETRO, presidido pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e atua por meio de Comitês Técnicos. Com relação a composição e as competências do órgão, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	Estimular as atividades de normalização voluntária no país e coordena a participação nacional nas atividades internacionais de metrologia, normalização e certificação de qualidade.
	
	Estabelecer normas referentes a materiais e produtos industriais, contudo não fixa critérios e procedimentos para certificação da qualidade de materiais e produtos industriais.
	
	Formular e supervisionar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação da qualidade de produtos industriais.
	
	Fixar critérios e procedimentos para aplicação das penalidades no caso de infração a dispositivo da legislação referente à metrologia, à normalização industrial, à certificação da qualidade de produtos industriais e aos atos normativos dela decorrentes.
	
	É constituído pelos seguintes membros: o Ministro de Estado, o Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e os Presidente das Instituições - ABNT, CNI e IDEC.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201411787585)
	sem. N/A: Aula 4
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Realizar ações de gestão ambiental traz, em médio e longo prazo, benefícios para as empresas. Dentre as opções abaixo, qual NÃO pode ser considerada um benefício da gestão ambiental para a empresa?
		
	
	Redução de consumo de água, energia e outros insumos.
	
	Aumento da participação da empresa no mercado.
	
	Perda da qualidade dos produtos.
	
	Redução de multas e penalidades.
	
	Diminuição de efluentes líquidos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201411787427)
	sem. N/A: Aula 4
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Gestão ambiental, além de importante para o meio ambiente, pode trazer inúmeros benefícios para a empresa. Das opções abaikxo, qual NÃO representa um benefício da gestão ambiental para a empresa?
		
	
	Melhor adequação aos padrões ambientais.
	
	Aumento da produtividade.
	
	Melhoria da imagem.
	
	Melhoria nas relações de trabalho.
	
	Perda da qualidade dos produtos.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201411676178)
	sem. N/A: Certificação ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com o fortalecimento do movimento ambiental, as empresas iniciaram um processo de modernização de seus conceitos e valores. Tal movimento evoluiu naturalmente para a necessidade de certificação de produtos e entidades. Considerando as características gerais dessa evolução e do estado atual das certificações, podemos afirmar, exceto:
		
	
	A certificação serve para declarar que um produto, sistema, serviço ou pessoa está em conformidade com padrões mínimos de qualidade e exigências do consumidor.
	
	O envolvimento da sociedade com as questões ambientais pode ser considerado
o mais forte fator que levou ao desenvolvimento das certificações ambientais.
	
	A certificação é um conceito que transmite a terceiros informações sobre características positivas de produtos e entidades.
	
	O Brasil possuí um sistema confiável de certificação a partir da ABNT, embora não participe diretamente de organismos internacionais de certificação ambiental.
	
	O surgimento no Brasil dos modelos de certificação de conformidade ocorreu a partir da publicação da Lei que instituiu o SINMETRO e o CONMETRO.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201411302102)
	8a sem.: Certificação ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O fortalecimento do movimento ambiental na sociedade e sua influência nos setores público e empresarial culminaram no surgimento das certificações. O conceito já se encontra consolidado, embora sempre se adaptando e os objetivos também caminham na mesma direção. Considerando o conceito e os objetivos mais modernos das certificações, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	As ações utilizadas no processo de certificação são materializadas através da emissão de um certificado escrito, que observa as regras de um sistema de certificação.
	
	Se as normas nacionais aplicáveis forem equivalentes as normas internacionais ou das nações de destino, o exportador poderá contar que a sua certificação o protegerá de possíveis barreiras técnicas ao comércio.
	
	A certificação aumenta a satisfação dos consumidores, facilita a venda dos produtos e sua introdução em mercados antes inexplorados.
	
	Certificação é um conjunto de atividades realizadas para declarar que determinado serviço, sistema ou pessoa está em conformidade e sempre apresenta um alto desempenho ambiental.
	
	A certificação evita o estabelecimento de controles obrigatórios desnecessários, contudo, esse instrumento pode ajudar o desenvolvimento de políticas públicas de proteção ao consumidor.
		Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais