Buscar

13 DIREITO CONSTITUCIONAL I – CASO CONCRETO - SEMANA 13 – 2º SEM 15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CONSTITUCIONAL I – CASO CONCRETO - SEMANA 13 – 2º SEM 15
Descrição
Caso concreto - A Emenda Constitucional No. 52/06, que entrou em vigor em março de 2006, alterou a redação do art. 17, §1º, CRFB, para conferir aos partidos políticos plena autonomia para definir o regime de suas coligações eleitorais, extinguindo a chamada verticalização das coligações partidárias. Logo, a partir da referida reforma as coligações partidárias realizadas em âmbito nacional deixaram de ser obrigatórias em âmbito estadual, distrital ou municipal. Diante de tais circunstâncias, seria possível aplicar as novas regras ao pleito de outubro de 2006? Resposta fundamentada.
 Resposta: A resposta é pela negativa. Segundo a doutrina e jurisprudência, o artigo 2º da EC 52/06 é inconstitucional, tendo em vista que dispôs que a nova regra será aplicada ao pleito eleitoral de outubro de 2006, contrariando o princípio da anualidade da lei eleitoral, previsto no artigo 16 da CF, sendo que este dispõe que a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência.
 O tema foi apreciado em 22/03/2006 pelo STF no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Medida Liminar) nº 3685, sendo relator a Ministra Carmem Lúcia, seguindo abaixo a respectiva ementa: 
“EMENTA: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE COM PEDIDO DE EFEITOS MODIFICATIVOS. DECISÃO EMBARGADA QUE, AO APRECIAR A CONSTITUCIONALIDADE DO § 1º DO ART. 17 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, NA REDAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 52/2006, A ELE DEU INTERPRETAÇÃO CONFORME PARA EXCLUIR DE SEU ALCANCE AS ELEIÇÕES DE 2006”.
“1. A realização das eleições 2006 torna prejudicado o pedido do Embargante para que a elas se aplique a nova redação dada pela Emenda Constitucional n. 52/2006”.
2. “Embargos de declaração prejudicados”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais