Buscar

Células do sangue

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Células do sangue
O sangue ao ser removido do sistema circulatório sanguíneo se coagula, e do coágulo se separa um líquido amarelo, o soro sanguíneo.
O sangue é formado por duas fases, os glóbulos sanguíneos e o plasma.
Os glóbulos sanguíneos são:
Eritrócitos ou hemácias
Plaquetas: são anucleadas tendo origem dos megacariócitos, células gigantes da medula óssea.
Leucócitos ou glóbulos brancos: que se dividem em
Granulócitos: Neutrófilos, eosinófilos e basófilos;
Possuem núcleo de forma irregular e possuem em seu citoplasma grânulos específicos e inespecíficos, vivem por apenas alguns dias, morrendo por apoptose.
Agranulócitos: Linfócitos e monócitos;
Possuem núcleo de forma mais regular e não possuem grânulos específicos em seu citoplasma, porém podem apresentar grânulos inespecíficos.
O sangue age principalmente como meio de transporte. Por meio dele os leucócitos, os quais alguns são fagocitários e agem como a primeira barreira contra infecções, percorrem todo o corpo podendo concentrar-se de forma rápida nos tecidos atingidos pela infecção. Além disso, transporta oxigênio ligado a hemoglobina dos eritrócitos e gás carbônico, sendo por ligação com as hemoglobinas ou dissolvido no plasma sob a forma de bicarbonato (maior parte). O sangue ainda transporta e distribui hormônios, agindo como mensageiro químico entre os órgãos. Atua também como regulador na distribuição de calor, equilíbrio de pH e osmótico.
O plasma transporta nutrientes e metabólitos dos sítios de absorção ou síntese, distribuindo-os pelo organismo. Veicula também restos metabólicos do organismo, que são eliminados pelos órgãos excretores.
Os eritrócitos ou hemácias nos mamíferos são anucleadas e possuem forma bicôncava, são flexíveis o que possibilita a sua passagem pelas bifurcações dos capilares mais finos, sem se romperem. Devido a sua riqueza em hemoglobina, que é uma proteína básica, as hemácias são acidófilas.
Em meio hipotônico, elas se tornam esféricas e a hemoglobina se dissolve (hemólise). No meio hipertônico, elas encolhem de forma irregular, deixando protuberâncias em sua superfície.
Quando saem da medula óssea em direção a corrente sanguínea a hemácia ainda possui alguns ribossomos, que podem ser corados.
A molécula de hemoglobina é formada por quatro subunidades, cada uma contendo um grupo heme ligado a um polipeptídio. O grupo heme é um derivado porfirínico que contém Fe 2++, cada grupo hemoglobina se liga à 4 moléculas de oxigênio, uma de O2 para cada de Fe 2++.
Durante a maturação na medula óssea, os eritrócitos perdem seu núcleo, perdendo assim a capacidade de regeneração. Após aproximadamente 120 dias é digerida por macrófagos devido a insuficiência de rendimento metabólico.
Os leucócitos são células especializadas na defesa do organismo, são incolores, esféricos quando em suspensão no sangue. Frequentemente ocorre o processo de diapedese, no qual os leucócitos passam da corrente sanguínea por entre as células endoteliais para penetrar no tecido conjuntivo.
Quando os tecidos são invadidos por microrganismos, os leucócitos são atraídos por quimiotaxia, onde substancias produzidas pelo plasma, tecidos e microrganismo estimulam uma resposta migratória.
Neutrófilos ou polimorfo nucleares: possui núcleo formado por 2 à 5 lóbulos (sendo 3 mais frequente) ligados por filamentos de cromatina. Quando jovem o núcleo não é segmentando, tendo a forma de um bastonete curvo, sendo chamado apenas de bastonete.
No sexo feminino, frequentemente aparece um apêndice em formato de raquete, ligado lóbulo nuclear. Essa raquete contém a cromatina sexual, constituída pelo cromossomo X heterocromático.
Possuem dois tipos de grânulos, os primários e os secundários ou específicos. Os específicos têm pouca afinidade à corantes, são menores que os primários, são encontrados em maior número e tem poder bactericida (que mata bactérias) e bacteriostático (que inibe sua proliferação). Os primários são maiores e mais elétron-densos, estes são lisossomos.
Os neutrófilos constituem importante defesa contra a invasão de microrganismos.
Eosinófilos: geralmente é bilobulado, e seus grânulos citoplasmáticos específicos são lisossomos. Essas células fagocitam e eliminam complexos antígeno-anticorpo que aparecem em casos de alergia e participam na defesa em casos de parasitose. São atraídos para as áreas de reação alérgica pela histamina, produzida principalmente por basófilos e mastócitos.
Basófilos: participam de processos alérgicos e tem receptores de imunoglobulina E. Núcleo geralmente em forma de S, os grânulos de seu citoplasma costumam ser maiores e por isso obscurecem o núcleo. Contém histamina, fatores quimiotáticos para neutrófilos e eosinófilos, e heparansulfato, responsável pela metacromatina.
Linfócitos: são células esféricas com diâmetros variáveis, sendo divididos por tamanho. Os linfócitos menores são mais abundantes no sangue, possuem núcleo esféricos, cromatina disposta em grumes grosseiros, nucléolos não visíveis, citoplasma escasso aparecendo nos esfregaços como um anel delgado em volta do núcleo. Mesmo com sua morfologia semelhante, os linfócitos são separados em linfócitos B e T. Ao contrário dos outros leucócitos, os linfócitos retornam dos tecidos para o sangue e voltam a circular.
Monócitos: após saírem do sangue para os tecidos pelo processo de diapedese, os monócitos se maturam em macrófagos. Possuem núcleo ovoide, em forma de rim ou ferradura. Sua cromatina está em arranjo mais frouxo e delicado do que nos linfócitos, e devido a isso seu núcleo é mais claro. Seu núcleo possui de 2 a 3 nucléolos, podendo estes serem vistos no esfregaço. Possui polirribossomos no citoplasma e retículo endoplasmático rugoso pouco desenvolvido, há muitas mitocôndrias pequenas e o complexo de Golgi é grande, estando envolvido na formação de lisossomos. Possui muitas microvilosidades e vesículas de pinocitose em sua superfície celular.
Plaquetas: são corpúsculos anucleares com formato de disco. São derivadas da fragmentação do citoplasma de células da medula óssea, os megacariócitos. Promovem a coagulação do sangue, auxiliando à regeneração do tecido liso lesado da parede dos vasos sanguíneos, e assim evitando hemorragias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando