Buscar

Trabalho 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leia a coletânea abaixo para compor seu texto dissertativo-argumentativo.
TEXTO 1
A matéria ou objeto de um pacto é sempre alguma coisa sujeita a deliberação (porque fazer o pacto é um ato da vontade, quer dizer, um ato, e o último ato, da deliberação), portanto sempre se entende ser alguma coisa futura, e que é considerada possível de cumprir por aquele que faz o pacto. Portanto prometer o que se sabe ser impossível não é um pacto. Mas só depois de se verificar ser impossível o que antes se considerava possível o pacto é válido e, embora não obrigue à própria coisa, obriga ao valor equivalente. Ou então, se também isso for impossível, à tentativa sem fingimentos de cumprir o mais possível; porque a mais do que isto ninguém pode ser obrigado. Os homens ficam liberados de seus pactos de duas maneiras: ou cumprindo ou sendo perdoados. Pois o cumprimento é o fim natural da obrigação, e o perdão é a restituição da liberdade, constituindo a retransferência daquele direito em que a obrigação consistia.
HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo, Abril Cultural, 1979, p.83. (Coleção Os Pensadores). 
TEXTO 2
[...] os homens não podem engendrar novas forças, mas somente unir e orientar as já existentes, não têm eles outro meio de conservar-se senão formando, por agregação, um conjunto de forças, que possa sobrepujar a resistência, impelindo-as para um só móvel, levando-as a operar em concerto. Essa soma de forças só pode nascer do concurso de muitos; sendo, porém, a força e a liberdade de cada indivíduo os instrumentos primordiais de sua conservação, como poderia ele empenhá-los sem prejudicar e sem negligenciar os cuidados que a si mesmo deve? Essa dificuldade, reconduzindo ao meu assunto, poderá ser enunciada como segue: Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a força comum, e pela qual cada um, unindo-se a todos, só obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim tão livre quanto antes. Esse, o problema fundamental cuja solução o contrato social oferece.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 31-32. (Coleção Os Pensadores).
TEXTO 3 
Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem- estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.
Declaração Universal dos Direitos Humanos, Artigo XXV, 1.
TEXTO 4
São direitos sociais: a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma da Constituição.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Artigo 6º.
 
 
Articule os textos da coletânea e produza uma dissertação argumentativa analisando a realização prática no Brasil de alguns itens (à sua escolha) do Artigo da Constituição Brasileira de 1988. Discuta em sua produção se os itens de sua escolha são cumpridos ou não, e apresente hipóteses ou informações para justificar o não cumprimento; aponte também sugestões para a efetiva realização dos referidos itens.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais