Buscar

Prova discursiva - Economia e Fundamentos da adm

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Existem vários tipos de conhecimentos, como: conhecimento Místico, paradigma, conhecimento Religioso e ciência Positivista.Descreva o conceito de paradigma
Nota: 16.0
Paradigma, segundo Kuhn (1998), é uma palavra que emerge da teoria do conhecimento, e se refere a um padrão a ser seguido pela sociedade.
Ou
 É um tipo de conhecimento validado pelo grupo, influenciado pelas descobertas científicas de cada época. (Página 32 do livro base).
Obs. Aceitar qualquer resposta semelhante a uma das alternativas acima.
Resposta:
São os modelos que usamos como padrão na sociedade.
Questão 2/5
Cabe à análise macroeconômica estabelecer relações de causa e efeito, assim como estimar custos e benefícios de cada alternativa de política econômica. Entretanto, a decisão final sobre o curso de ação a ser seguido, diante de várias prioridades, é uma questão política. De acordo com Vasconcellos e Garcia (2004, p 87) citados por Tebchirani (2011)Cite os principais objetivos da política macroeconômica.
Nota: 20.0
Gabarito
Alto nível de emprego
Estabilidade dos preços
Crescimento da produção
Distribuição equitativa da renda
 
Resposta:
Crescimento da produção, alto nível de emprego, distribuição equitativa da renda e estabilidade de preços.
Questão 3/5
Outro ponto a que devemos nos atentar é que não existe uma ciência melhor. Em outras palavras, não existe uma ciência em particular. Todas elas estão conectadas e contribuem para o desenvolvimento humano, cada uma enfocando o seu objeto de análise.Qual o conceito de ciência pura?
Nota: 16.0
Ciência pura: O desenvolvimento de teorias ou o conhecimento sobre a natureza sem finalidades necessariamente práticas. Exemplo: física dos materiais. (Página 49 do livro base)
Resposta:
Ciência pura é a ciência que não é influencia por fatores como crença, misticismo e que se valida por métodos científicos.
Questão 4/5
As unidades consumidoras (ou famílias) são detentoras de rendimento e têm como objetivo fundamental maximizar seu bem-estar por meio do consumo de bens e serviços. Nesta discussão destacamos os seguintes tipos de bens: bens de consumo, bens de capital, bens intermediários.Descreva cada um dos bens mencionados.
Nota: 16.0
Os bens de consumo satisfazem diretamente necessidades humanas. Os bens de capital são utilizados para produzir outros bens. Os bens intermediários são matérias-primas e outros itens que necessitam de beneficiamento para se tornarem bens de consumo ou de capital.
Resposta:
Bens de consumo são aqueles que satisfazem diretamente as necessidades humanas. Bens de capital são bens que após processo de beneficiamento produzem outros bens. Bens intermediários são bens de capital e consumo para atender a demanda.
Questão 5/5
A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a partir dessa época.De acordo com Fusfeld (2001) citado por (TEBCHIRANI, 2011), dentre as principais correntes do pensamento econômico, explique ESCOLA NEOCLÁSSICA
Nota: 20.0
GABARITO
ESCOLA NEOCLÁSSICA. Revisitando os clássicos, essa abordagem teórica dos princípios econômicos básicos considera a nova realidade, que conta com os seguintes fatores: concentração econômica com forte tendência monopolística, interferência estatal, crescimento real dos salários, fortalecimento dos sindicados e notável prosperidade das economias ocidentais. Ademais, a introdução de novos conceitos teóricos e de refinado instrumental quantitativo alterou, de forma significativa, a teoria econômica: nessa fase, o homem econômico, que é racional e calculador, empenham-se na maximização de sua satisfação.
Resposta:
Revisitando os clássicos, essa corrente afirma que o capitalismo não responde a todas as questões econômicas. Que uma economia estável se faz com altos índices de emprego, distribuição de renda igualitária e com concorrência monopolística.

Continue navegando