Buscar

Cálculo de Rendimento de Equipamentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução
Objetivo
Calcular o rendimento da maquina self-Contained, sabendo que sua potência nominal é de 5 TR ( 1 TR = 3,024 kcal/h) e tomando como base os dados levantados em laboratório com o sistema frigorífico básico.
Sabendo que o ciclo frigorifico em operação cumpre o tratamento do ar resfriando e desumidificando, calcular a potência de resfriamento e desumidificação, levando em conta os valores levantados em laboratório.
Checar a vazão do ventilador central da maquina self-contained usando como base de cálculo os valores do objetivo.
Calcular potencia efetiva de aquecimento do equipamento didático (dar-5) tomando como base de calculo, informações levantadas em laboratório como as resistências elétricas (R1 E R2) em operação.
Calcular a potencia efetiva de umidificação do equipamento (dar-5) tomando como base de calculo as informações levantadas em laboratório como o umidificador em operação. Aguardar 5 min de operação do sistema antes de fazer as medições.
Expressão básica:
Desenvolvimento 
Material utilizado:
Maquina self-contained com condensação à agua.
Equipamento didático DAR-5 
Anemômetro
Psicrômetro
Termômetro escala métrica
Passos:
Depois de aguardarmos alguns minutos e fincionamento dos equipamentos, visando o equilíbrio do ambiente, para a primeira situação (self-contained) aferimos as temperaturas de bulbo seco e úmido para a condição de ar exterior (corredor), retorno de ar (laboratório), e ar insuflado (saída da maquina). Para calcularmos as vazões, mediríamos as velocidades do ar exteriores e de retorno, três vezes, para depois tirar a média e, multiplicando pela área do orifício obteríamos vazão do ponto. Sabendo as duas vazões e as umidades absolutas, acharíamos a TBS do M e a Uabs do ponto M.
Vazões:
Para a situação 2, DAR-5 com sistema de aquecimento, tendo pontos como I e F, onde I condição inicial e F condição final, repetindo os processos anteriores, calcularíamos as velocidades do ponto F e sabendo a área do orifício, teríamos a vazão em F.
Vazões:
 
 
Para a situação 3, com o sistema de umidificação em operação, tendo os pontos I’ e F’, onde I’ é a condição inicial e F’ a condição final, repetindo as operações já citadas, verificaríamos que:
 
Conclusão 
O calculo de rendimento é muito importante para sabermos a real necessidade de um projeto ou equipamento. 
Os projetista precisão conhecer os rendimentos para executar o projetos, fazer a fiscalização e a prestação de serviços.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando