Buscar

Educação, Cidade e Reabilitação Urbana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Leia o texto abaixo e depois responda: “A educação é um serviço público que a Constituição Federal reconhece como direito social e dever do Estado. Mesmo quando autorizada pelo Estado a oferecer esse serviço, a instituição privada deve considerar o caráter público inerente à educação. Em 2005, o início da obrigatoriedade escolar foi antecipado para os 6 anos de idade pela Lei n° 11.114, de 16 de maio de 2005 (Brasil 2005a), o que resultou na ampliação do ensino fundamental para 9 anos (Inep, 2008b). ” (YAMAWAKI, Yumi. SALVI, Luciane Teresa.  Introdução gestão do meio urbano. Editora. Intersaberes, 2ª Ed. 2013, Capítulo 5) De acordo com Schneider e Durli apud Yamawaki e Salvi (2013), essa nova configuração foi uma resposta do Governo Federal à necessidade de melhoria desse nível de ensino. Segundo as informações contidas na bibliografia básica desta disciplina, responda: qual foi a consequência dessa medida para a qualidade do ensino? Como é considerada essa medida pela Unesco?
RESPOSTA: O aumento dos anos de escolarização não foi resultou na melhoria da qualidade do ensino, no entanto, essa medida é considerada pela Unesco um fator que pode elevar o nível de formação e melhorar a apreensão do conhecimento.
Questão 2/5
Leia o texto abaixo e depois responda:“Considerando o que vimos, podemos perceber que uma cidade, portanto, não é um sistema simples, pois possui vários tipos de problemas, com duas, três ou 'n' variáveis, que permitem entender esses problemas de complexidade desorganizada, pois os múltiplos agentes estão inter-relacionados, porém não permitem entender as partes individuais, ou seja, os próprios agentes. ” De acordo com os conceitos abordados por Nigro (2012), no capítulo 1 da bibliografia básica, podemos concluir que a cidade é uma entidade maior do que a soma de seus habitantes, capaz de adaptar-se a mudanças e combater suas dificuldades. Segundo o autor, as comunidades são estruturas policêntricas, sendo assim, responda: por que o autor classifica as comunidades dessa forma?
RESPOSTA: segundo o autor, as comunidades são estruturas policêntricas porque nascem de milhares de interações locais, formas em gestação dentro da forma maior que é a cidade e que estruturam padrões espaciais no transcorrer de períodos temporais, sem estes tenham sido planejados por uma autoridade local
Questão 3/5
Segundo Yamawaki e Salvi (2013), em 1995, a Carta de Lisboa definiu a Reabilitação Urbana com a estratégia de gestão urbana que procura requalificar a cidade existente através de intervenções múltiplas destinadas a valorizara as potencialidades sociais, econômicas e funcionais.De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, responda: qual é o objetivo principal dessa Reabilitação Urbana e o que é precisa fazer para se alcançar esse objetivo:
RESPOSTA: o objetivo é melhorar a qualidade de vida das populações residentes, o que exige o melhoramento das condições físicas do parque construído pela sua reabilitação, instalação de equipamentos, infraestruturas, espaços públicos, mantendo a identidade e as características da área da cidade a que dizem respeito.
Questão 4/5
Leia o texto abaixo e depois responda:“Baseando-se em grande parte na observação das péssimas condições de vida da cidade liberal, Ebenezer Howard, em livro publicado originalmente em 1898, propôs uma alternativa aos problemas urbanos e rurais que então se apresentavam. O livro “To-morrow” (chamado “Garden-cities of To-morrow” na segunda edição, em 1902) apresentou um breve diagnóstico sobre a superpopulação das cidades e suas consequências. Segundo ele, essa superpopulação era causada sobretudo pela migração proveniente do campo. Era, portanto, necessário equacionar a relação entre a cidade e o campo. ”Yamawaki e Salvi (2013) abordam, no capítulo 1 da obra “Introdução gestão do meio urbano” o conceito de “cidades – jardim” idealizado por Ebenezer Howard. Assim, descreva brevemente esse conceito de Cidades-jardim, destacando a ideia principal do mesmo e o ocorreu com essas cidades:
RESPOSTA: A proposta de cidade feita por Ebenezer Howard limitava o número de habitantes visando principalmente a qualidade de vida dos cidadãos. Porém, aos poucos estas se tornaram cidades dormitórios pela ausência de atividade produtiva suficiente, obrigando-os a trabalhar em outras cidades. 
Questão 5/5
Leia o texto abaixo e depois responda:Segundo Capra apud Nigro (2012), o fator “significado” deve ser acrescido para a compreensão sistêmica dos fenômenos sociais. Portanto, na estruturação de uma cidade há quatro aspectos a serem considerados (padrões de uma organização, estrutura, processos e significados) que estão interligados, permitindo “uma compressão uni?cada da vida, pois na cidade interagem as três dimensões da vida - a biológica, a cognitiva e a social. ” (Capra, 2002) Para que possamos entender o processo dos fenômenos sociais, é preciso considerar 03 contextos, assim, de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica, responda: quais são esses contextos
RESPOSTA: de acordo com Nigro (2012), “é impossível entendermos esse processo se não visualizarmos dentro do contexto econômico, social, cultural e individual. ”
Questão 1/5
Leia o texto abaixo e depois responda: “É sob esse enfoque que na história contemporânea do planejamento urbano brasileiro, o Estatuto da Cidade passa a ter expressão e ser determinante na história do urbanismo ao transformá-lo em mais humano e torná-lo mais pragmático - e muito menos poético, ideológico, visionário, simbólico ou até utópico -, porquanto o aproxima do cotidiano local e dos seus atores, além de querer transformar as condições de uma realidade que não favorece o desenvolvimento municipal”. (NIGRO, Carlos Domingos. (In) sustentabilidade urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo 6) O trecho acima expressa a visão humanística do Estatuto da Cidade, abordada por Nigro (2012), segundo o qual, a realidade do planejamento urbano passa a ser tratada de acordo com os fatos e as leis. Sendo assim, de acordo coma visão humanística, responda: o planejamento urbano deve ser compatível com quais elementos?
RESPOSTA: o planejamento urbano, na visão humanística, deve ser compatível com o orçamento e a capacidade de endividamento de um munícipio.
Questão 2/5
Leia o texto abaixo e depois responda: “A fragmentação do espaço urbano, que privilegia a infraestrutura de algumas áreas em detrimento de outras, acentua ainda mais as desigualdades socioeconômicas preexistentes. Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID, 1999) demonstra que as áreas com acentuado crescimento da criminalidade são as que detêm os mais baixos indicadores de desenvolvimento humano (IDI-Is). No entanto, não se pode relacionar de maneira direta pobreza com violência, pois apenas uma pequena parcela dos residentes em aglomerados subnormais comete delitos (BID, 1999). ” (YAMAWAKI, Yumi. SALVI, Luciane Teresa.  Introdução gestão do meio urbano. Editora. Intersaberes, 2ª Ed. 2013, capítulo 4)De acordo com pesquisa realizada por Gomes (2005), onde comparou áreas de Salvador com moradores de baixa renda e constatou que há correlação entre a pobreza e a violência, porém, os índices encontrados nessa pesquisa também mostram que não são muito maiores que os encontrados na população de renda mais alta.Segundo a mesma pesquisa, a criminalidade se concentra mais nas favelas. Conforme o indicado na bibliografia básica do curso e a temática discutida nas aulas, explique quais são os motivos da concentração da criminalidade nas favelas:
RESPOSTA: De acordo com Gomes (2005), a criminalidade se concentra nas favelas porque a infraestrutura e os equipamentos urbanos (escolas, creches, postos de saúde, etc.) são escassos, de má qualidade ou inexistentes. Verifica-se também, que as condições de habitabilidade são ruins e o espaço público é desordenado. Conclui-se que a ausência do Poder Público e de Políticas Públicas adequadas são
os maiores causadores dessa concentração de criminalidade.
Questão 3/5
Leia o texto abaixo e depois responda: A Constituição Federal de 1988 instituiu a MORADIA como um dos direitos sociais de todo cidadão, incumbindo ao Estado a promoção dos meios adequados para garanti-la. Os arts. 182 e 183 da Lei Maior, além do empoderamento dos municípios, permitiram a criação de instrumentos de reforma urbana e de regularização fundiária (Alfonsín apud Yamawaki e Salvi, 2013). Segundo Cardoso (2003) e conforme os conceitos abordados no capítulo XIX da bibliografia básica, existe na política habitacional atual, uma forte influência da modelo implementado pelo BNH. Explique quais são os elementos da política habitacional atual que apresentam essa proximidade com o modelo do BNH:
O MODELO ADOTADO PELA POLITICA HABITACIONAL SE MOSTRA INADEQUADO PORQUE CONCENTRA NOVAMENTE EM UMA UNICA FONTE DE RECURSOS PARA INVESTIMENTO HABITACIONAL O FGTS , QUE REITERA A DEPENDENCIA DOS GOVERNOs LOCAIS AS INICIATIVAS DO GOVERNO FEDERAL E DEMONSTRA QUE A VISAO DE AINDA MUITOS TECNICOS DO SETOR QUE CONTINUA ATRELADA A IDEIA DE QUE CONSTRUIR CONJUNTOS HABITACIONAIS A POLITICA HABITACIONALDE.
Questão 4/5
Leia o texto abaixo e depois responda:  “A discussão entre rural/urbano está em pauta especialmente nos dias atuais, contudo, o debate já era realizado por Engels (2009), quando apontava que a burguesia submeteu o campo à cidade, havendo a criação de grandes centros urbanos. Isto fez com que aumentasse significativamente a população das cidades em relação à dos campos. Desse modo, Engels (2009) destaca que a oposição entre a cidade e o campo surge com a passagem da barbárie à civilização, da organização tribal ao Estado, do provincianismo à nação, e persiste através de toda a história da civilização até os nossos dias. ” (CHIES, YOKOO e IRANZO. Reflexões sobre os conceitos de rural e urbano: impactos nas políticas públicas brasileiras. In: SEURB – Simpósio de Estudos Urbanos. Agosto 2011. Disponível em <http://www.mauroparolin.pro.br/seurb/Trabalhos/>acesso em julho de 2015) À medida que a maior parcela da população passa a viver em cidades, a de?nição de urbano como algo que se contrapõe a rural passa a perder sentido. Estudiosos como Langenbuch (citado por Marques,2006, p. 1) constataram que áreas rurais contíguas a um grande aglomerado urbano se distinguem das mais afastadas por terem sido organizadas em função da metrópole e dela dependerem.Assim, de acordo com Lefebvre (1999) e os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, conceitue “Urbano”:
RESPOSTA: Resposta: A partir da década de 1970 passou-se a considerar o termo"Urbano" não como sinonimo de cidade mas sim como uma forma de vida.
Questão 5/5
Leia o texto abaixo e depois responda: “Os desequilíbrios causados pelas atividades humanas aos ecossistemas terrestres têm apresentado implicações sobre o ciclo ecológico e, consequentemente, sobre a qualidade da água. A água de qualidade é uma substância limitada para todas as espécies de vida. Com o crescimento da população e, consequentemente, com o aumento da poluição, as fontes naturais de captação estão em declínio em quantidades significativas. ” (JORGE, Marlise Teresa Eggers. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS (SIG) PARA ANÁLISE DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO DA CIDADE DE CURITIBA. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Disponível em <https://www.ufpe.br/cgtg/SIMGEOII_CD/> acesso em julho de 2015) Segundo Nigro (2012), a importância de se monitorar e controlar as variáveis determinantes das condições geradoras da situação de vulnerabilidade. De acordo com o abordado na bibliografia básica da disciplina, responda: esse monitoramento deve ser realizado por meio do SIG (Sistema de Informações Georreferenciado) que trará subsídios para que o governo tome quais tipos de ações?
RESPOSTA: O SIG trará subsídios para que a gestão pública possa tomar ações a fim de neutralizar, equalizar e balancear os fatores que causam a vulnerabilidade, buscando manter o equilíbrio e a sustentabilidade da cidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais