Buscar

A REGIÃO NA VISAO DE MILTON SANTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A REGIÃO NA VISAO DE MILTON SANTOS 
Na década de 60 Milton Santos pensava a região a partir da visão marxista e capitalista. O capital e seu modo de produção são segundo ele os principais formadores e transformadores do espaço geográfico. 
Segundo ele a sociedade local ou a região é influenciada diretamente por este capital e seu modo de produção o que torna as relações econômicas a principal fonte modeladora da dinâmica sócio espacial.
Na perspectiva materialista da analise geográfica de Milton Santos cada forma geográfica é representativa de um modo de produção. Milton ver a formação econômica social como a totalidade da unidade da vida social. 
Para definir região Milton divide o espaço em subespaços as quais afirma serem áreas funcionais, que estão sujeitas ao processo de globalização e fragmentação. 
Em suas reflexões mais recentes, Santos (1996) destaca a universalidade do fenômeno de região e afirma “nenhum subespaço do planeta pode escapar ao processo de globalização” e critica os que afirmam que a expansão do capital hegemônico por todo o planeta acabaria eliminando as diferenças regionais. E acrescenta que as regiões são suportes para os acontecimentos globais.
Sendo assim, Milton via a região como a expressão das diferenças entre os lugares, formadas por seu modo de produção e influenciadas pela globalização. 
Aluno: José David da Silva Gomes
Licenciatura em Geografia
Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA)
Icó-CE 10 de Setembro de 2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando