Buscar

Luz, trevas e Método Científico - Coletânea de Resumos do Vídeo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Luz, trevas e método científico
O filme “Luz, trevas e método científico” trata da evolução humana em seus vários aspectos e da trajetória do homem para adquirir os conhecimentos tecnológico e científico atuais.
Para explicar os acontecimentos, até então, sem bases fundamentais, o homem baseava-se no sobrenatural. Acreditava que todos os fenômenos, naturais ou não, eram provenientes da vontade dos deuses, divindades representadas pelos curandeiros. Juntamente a esse pensamento, com os artesãos, surge outro baseado no “funciona não funciona”, caindo no esquecimento com o surgimento dos filósofos.
Estes estudiosos usavam a observação para a explicação da lógica sobre os conhecimentos, logo, Hipócrates, considerado o “pai da medicina” concluiu que a doença não era um castigo divino. Nessa mesma época surgem as manifestações artísticas: teatro, poesia, dramaturgia, entre outras. A humanização através da arte.
No entanto, com a conversão do Imperador Constantino ao Cristianismo, a religião é decretada oficial em Roma, perseguindo qualquer outra forma de religião e, novamente o divino passa a ser a explicação para todos os fenômenos. Propaga-se então, os chamados “Cavaleiros doApocalipse”: Fome, Peste, Guerra e Morte.
Inicia-se a partir daí a Era das Trevas, onde guerras eram travadas em nome da religião, milhares de pessoas foram mortas pela fé na Inquisição; cidades e vilas saqueadas; mulheres e crianças violentadas; fome e epidemias (Peste) assolavam em decorrência das condições precárias. Acreditando que essa situação era uma forma de punição dos deuses para os seus pecados, as pessoas buscavam auxílio na autoflagelação; para eles, sinônimo de salvação.
Revoltados com a intolerância e o absolutismo da Igreja Católica, muitos filósofos dentre eles: Roger Bacon, Galileu Galilei e Leonardo da Vinci, expõem de maneira pragmática suas ideias de que apenas a lógica e a observação não seriam suficientes para explicar a realidade, mas a experimentação. A partir dessa ideologia foram criadas Academias Experimentalistas.
Ao passar dos tempos o método científico foi abrindo caminhos para a revolução científica e tecnológica; e assim surgiram muitas e maravilhosas invenções, a começar pela roda. Desde então, a ciência ascende cada vez mais em suas teses e experimentos. Entretanto, ainda se faz presente os temerosos “Cavaleiros do Apocalipse”, desta vez, bem mais evoluídos.
ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “LUZ, TREVAS E O MÉTODO CIENTÍFICO”
O documentário “Luz, Trevas e o Método Científico” narra a origem do pensamento humano, sua evolução e o consequente surgimento da ciência, demonstrando ainda as relações desta com a sociedade e com as estruturas de poder ao longo dos séculos. Seguem-se imagens e animações enfocando conflitos religiosos e perseguições a hereges, à ciência e às bruxas.
Com esse recurso audiovisual, a equipe do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ teve por meta, num tom extremamente humanista, exibir a evolução da ciência dos primórdios às descobertas recentes. Destaca-se o Prof. Leopoldo de Meis, ao citar os benefícios e os malefícios causados pela ciência conforme o bom ou mau uso que dela se faça.
Constata-se também que a intolerância permeou a história da humanidade. Nos primórdios da vida comunitária, o Homem, espécie mais recente do planeta, se deparava com dificuldades ao longo de sua existência e se atemorizava da morte, a qual imaginava ser algo sobrenatural. Para aplacar os males do corpo e auxiliar na relação com as forças do além surgia o curandeiro, um protótipo de sacerdote, a quem se devia submissão total. E conforme se organizaramas religiões, muitas apregoaram o sacrifício humano como forma de aplacar a ira dos deuses.
Porém, vieram a público os contestadores, que buscavam entender o funcionamento das coisas e dos seres, advindo a experimentação. Com Hipócrates é negada a origem divina das doenças. As ciências (inclusive médicas) surgiam e avançavam. Porém, a partir do século XII, com sua hegemonia sobre o mundo ocidental, a Igreja fez objeção às pesquisas científicas e oficializou a perseguição aos contestadores dos dogmas (pontos indiscutíveis da fé). Através da Inquisição, houve constante vigilância e quem fosse considerado bruxo ou pecador corria o risco de ser torturado para confessar os pecados e expiá-los.
Em verdade, com a formação e consolidação dos Estados nacionais, a intolerância vincula religião e política, com o herege sendo alçado à condição de desafiante da ordem política. Dessa forma, nos países de confissão protestante, embora a ciência avance (como na Inglaterra, onde surgiu a Royal Society), os dissidentes católicos também foram perseguidos. Apesar de todas essas querelas, a busca pela verdade continuou com homens como Francis Bacon, para quem apenas a lógica e a observação são necessárias aoentendimento da realidade.
E o avanço seguiu com Copérnico, Galileu, Descartes e tantos outros. A duras penas e com o sacrifício de muitos “mártires”, a evolução da ciência permitiu ao homem concretizar alguns de seus mais antigos sonhos, como voar, navegar sob a água, chegar à lua, aplacar a fome e aumentar a expectativa de vida. O legado destes pensadores serviu de base a ideologias que perduram até hoje. Graças a eles, hoje todos têm livre arbítrio, porém, pela atual deficiência da formação humana, poucos sabem como empregar sua razão de forma útil para si e para a coletividade. E quanto ao conceito de ciência, está bastante difuso na sociedade, com inovações tecnológicas mais acessíveis e presentes na vida das pessoas, algumas das quais passam a viver uma vida virtual, atreladas aos modernos meios de comunicação.
Conclui-se então que o bem pode ser convertido em mal, de maneira que uma análise maniqueísta da história é insuficiente para entender as dinâmicas sociais e o querer de cada época. E na busca por soluções dos problemas ainda presentes e por vir deve-se sempre pesar o risco do uso inadequado dos poderes que a ciência nos concede, de maneira a não repetirmos os mesmos erros do passado.
Luz, Trevas e Método científico
O vídeo aborda a origem do pensamento humano, o surgimento da ciência e a evolução desse modo de pensar. Mostrando de forma crítica as relações entre a ciência, a sociedade e o poder no transcorrer da história humana.
O QUE É O MÉTODO CIENTÍFICO?
É um conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. O método científico engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão. Porém, tudo pode fazer parte de um ciclo em que você, observa; experimenta; interpreta; observa de novo; formula um hipótese... Sem cumprir a ordem. 
UM BREVE RESUMO DO VÍDEO:
Nós provavelmente somos uma das espécies mais recentes do planeta e provavelmente a única preocupada em entender a natureza e a origem das coisas. 
A origem da ciência se deu na tentativa do homem de entender e explicar a natureza, primeiramente com coisas sobrenaturais, divinas, tendo sempre um “dono” do poder, que automaticamente tem a verdade,impedindo o questionamento. 
O que é portanto a verdade?
Com o passar do tempo diversas culturas deram nomes e explicações aos fenômenos naturais. Juntamente com esta, por meio dos artesoes surge outra forma de pensar, baseada no “funciona, não funciona”, tentativa e erro. 
O pensamento já era dividido em dois: O religioso e o prático. Os filósofos surgiram defendendo a lógica e a observação, descobrindo coisas importantíssimas para a humanidade a partir desses conceitos. 
Ex: A partir da observação dos navios chegando em alto mar, Aristóteles descobriu que a Terra é redonda. E por esse mesmo princípio da observação descobriu coisas que o levou a se tornar o pai da anatomia. E já Hipócrates pai da medicina, questionava que as doenças fossem algo sobrenatural, como um castigo divino. Sua hipótese foi levada em consideração até que o divino
voltou a ser a explicação para todos os fenômenos da natureza. Graças ao imperador romano que foi curado quando se converteu à fé católica, o conceito de Hipócrates caiu em esquecimento, somente a fé traria a saúde. 
Fome
Morte 
Pestes
Guerra
Quando os homens iam para a guerra as mulheres ficavam nas casas tomando conta. E quandocomeçavam a envelhecer e se cansar muitas fugiam para as matas, sobrevivendo a partir da colheita de ervas. Essas eram acusadas de causadoras das doenças, eram chamadas de bruxas. Dando início ao período da inquisição. Quem era suspeito era perseguido e torturado, os condenados, queimados na fogueira. E as mulheres foram as maiores vítimas, eram tratadas como inferiores, humilhadas. Diziam que deus não criou a mulher, criou o homem.
Contradições:
Alguns já diziam que apenas a lógica e observação não era suficiente, era necessário o experimento. Bacon, buscou apoio em Roma. Foi preso e condenado pelas suas ideias.
Ignorância.
Leonardo da Vinci dizia que nenhum achado pelo homem pode ser considerado verdadeiro sem o experimento e a prova, que, evitam que enganemos a nós mesmos e aos outros. 
Experimentalistas
Academias
Liberdade do intelecto
Amor pela verdade
Matemática e a experimentação 
Galileu a partir de suas observações e experimentos mentais, tenta contradizer a ideia de verdade, dizendo que o a Terra gira em torno do Sol.
Prisão perpétua
Não confiar a penas na lógica
Confiar na ideia
Razão humana, luz
Rejeição à injustiça e intolerância religiosaInglaterra
Não estava sobre influência de Roma.
Avanço no pensamento
Liberdade de expressão 
Londres
Diferente dos experimentos das academias italianas perseguidas pela inquisição, em Londres esses pensadores podiam discutir com liberdade e ainda com apoio financeiro do rei.
Royal society
A universidade de Cambridge foi fundada para ensinar o tema religioso, e depois os membros da Royal society começaram a dar aulas também de coisas exatas como ciências e matemática.
Religiosos e experimentalistas sem conflito incentivados pelos governos locais.
A ciência começou a se expandir e desenvolver. O método científico abriu caminho para a revolução científica, e as academias ajudaram.
A vida mudou radicalmente em 150 anos:
EX: Evolução dos meios de transporte
Desde andar, correr, velocidade máxima de 3 a 10 km por h. E foi assim por muito tempo até a invenção da roda. 20 km por h com dois cavalos, depois quatro, seis...
Um pouco antes da publicação do método científico em um tempo depois foi construída a máquina a vapor superando tudo já inventado. Em um período de aproximadamente um século, 170 mil km por h, e no século 20 o homem alcançou a lua.
A questão do humanismo não étão fácil assim, a educação é um grande instrumento para se defender.
Voltando ao século dezessete, pensadores iluministas, alguns desses filósofos foram John Locke, defendendo a liberdade individual, voltaria a criticar a intolerância religiosa; Rousseau, contra propriedade privada.
Liberté, egalité, fraternité, o povo não compreendia essas ideias, facilmente manipulados pelos lideres da época. 
Lavoisier viveu nesse período e recebeu uma proposta de Marat, recusou. Desde então Lavoisier começou a ser perseguido por Marat em seu jornal, até que ele foi assassinado por Charlotte. Logo depois Lavoisier morreu, morte tramada por Marat.
Revolução
Novas ideias
Desespero
Perseguição de acordo com a posição política 
Napoleão intitula-se imperador
Herói= procurar humanizar nossa espécie, não “purificar” 
A história se repete: inquisição; revolução, Napoleão, revolução russa, segunda guerra mundial, Era Vargas...
Em 15 minutos a bomba de Hiroshima e de Nagasaki matou mais de 600.000 crianças e milhões de adultos. 
Depois disso, os direitos humanos para todos os povos e todas as nações foi criado. Apesar das boas intenções...
FOME
PESTE
GUERRA e 
Morte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando