Buscar

fórum C - CIÊNCIAS DOS MATERIAIS 2015.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HELEM BORGES FIGUEIRA
Queridos alunos,
Sejam bem vindos ao nosso fórum C.
O tema deste fórum é:
Ainda que o avanço tecnológico colabore no desenvolvimento de materiais que contenham propriedades físico-químicas que atendam as exigências mercadológicas atuais, as ligas metálicas se deterioram por corrosão, fratura, fadiga e fluência. Considerando os interesses técnico-econômicos, discorra sobre as perdas provocadas pela corrosão.
Abraços
Helem
Resposta: A corrosão, como processo destrutivo, causa danos a quase todos os setores da atividade humana. A consequência destes pode ser apenas de ordem econômica, como é o caso das tubulações residenciais, veículos, eletrodomésticos, etc., acarretando prejuízos devido à manutenção ou substituição dos materiais corroídos. Mas a corrosão pode acarretar danos irreversíveis ao meio ambiente e ao homem quando se trata de perfuração de tubulação de condução de gases combustíveis podendo causar incêndio ou contaminação, queda de pontes e viadutos, etc.. Desta maneira, conclui-se que a corrosão tem grande importância tanto do ponto de vista tecnológico como social.
As perdas econômicas causadas pela corrosão têm sido objeto de vários estudos. Estima-se que cerca de 3,5% do PNB dos países são desperdiçados devido a problemas de corrosão.
Existem, entretanto, alguns aspectos positivos que podem ser creditados à corrosão:
- eletropolimento ou polimento químico de metais;
- usinagem de metais através de eletro-desbastamento e eletro-ajuste;
- ataque para identificação de estruturas metalográficas;
- obtenção de efeitos decorativos, empregando a corrosão sob condições controladas, através de processos de conversão de superfícies metálicas (oxidação negra, anodização fosfatização,...) ou utilizando aços patináveis que formam filmes protetores de produtos de corrosão na atmosfera, para construção de estruturas metálicas.
A indústria metalúrgica moderna vem buscando novas ligas metálicas para evitar que os componentes não se oxidam com tanta facilidade com o meio agressivo, vem sendo aplicados elementos químico as ligas, tais como: cromo, níquel, vanádio, etc. Com esses elementos químicos melhoram as propriedades mecânicas e resistência à corrosão.
As perdas causadas pela corrosão podem ser classificadas em diretas e indiretas. São perdas diretas: os custos de substituição das peças ou equipamentos que sofreram corrosão, incluindo-se energia e mão de obra; os custos e a manutenção dos processos de proteção (proteção catódica, recobrimentos, pinturas, etc.).
As perdas indiretas são mais difíceis de serem avaliadas. Porém, uma breve avaliação das perdas típicas dessa espécie permite concluir de que podem totalizar custos mais elevados que as perdas diretas e nem sempre podem ser quantificados.
 São perdas indiretas: paralisações acidentais para reposição de peças corroídas ou limpeza de equipamentos; perda de produto, como perdas de água, gás, óleos ou soluções em tubulações corroídas até se fazer o reparo; perda da eficiência de equipamentos, pela diminuição da taxa de troca térmica, corrosão nos motores de combustão, incrustações em caldeiras, entupimento ou perda de carga em tubulações de água, vapor e outros fluídos, obrigando a um custo mais elevado de bombeamento; contaminação de produtos, pela contaminação do cobre proveniente da corrosão de tubulações de latão ou de cobre; alteração na tonalidade de corantes ocasionados pela contaminação com traços de metais; equipamentos de chumbo não são permitidos na preparação de alimentos e bebidas, devido às propriedades tóxicas de pequenas quantidades de sais de chumbo, que podem provocar saturnismo (doença que afeta o sistema nervoso).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais