Buscar

ABORDAGENS HISTÓRICO-FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
Curso�PEDAGOGIA /LETRAS�Período Letivo�2013.1��Aluno (a)�Carolina Freitas Gonçalves Campos�Semestre�1º��Tutora�GRÁCIA PASSOS�Valor:�10��Data�21/04/2013�Pólo�Santo Amaro �Peso�3,0��
ATIVIDADE – ABORDAGENS HISTÓRICO-FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
QUESTÕES
Esta Atividade está estruturada a partir da Leitura das aulas do módulo e do Texto disponibilizado no AVA (Ideias Diretrizes para uma Filosofia Crítica da Educação).
Faça um resumo informativo do Texto, evidenciando as principais ideias do autor e enfatizando os seguintes aspectos (5,0 pontos):
Contribuição da Filosofia da Educação;
Tarefas da filosofia da educação apontadas pelo autor (Demonstre o seu entendimento a respeito de cada tarefa a partir da leitura do texto);
Conceito de filosofia.
A Filosofia da Educação deve contribuir para indicar possíveis caminhos, para esclarecer, para levantar o espírito de responsabilidade, de nitidez, de participação na solução dos problemas educacionais.
A Filosofia da Educação abrange a todos, ela não trabalha em um circuito fechado.
Logo abaixo algumas das tarefas da Filosofia da Educação:
Estar sempre atento, e informado de como está à educação;
Fazer uma crítica direcionada para o problema da situação;
O trabalho de se ter um olhar crítico não estaria completo se não tentasse igualar as possibilidades, as promessas que oferece o desenvolvimento da pedagogia.
Questionar as opiniões, as ideias que tentam desvalorizar esse olhar crítico.
Enfrentar o problema, questionar, a Filosofia da Educação;
O recurso apenas a tradição não satisfaz. Cabe a Filosofia da Educação, questionar, apresentar novas soluções. A Filosofia da Educação deve ter como meta a indicação concreta dos primeiros passos a serem dados, o esboço de uma linha de ação, de uma práxis educativa;
Será bem vinda, o dialogo, a comunicação entre diferentes setores, entre disciplinas, autores e protagonista da Educação.
Filosofia é um estudo dos problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. É o pensar crítico de um determinado indivíduo o questionar do mesmo. 
A partir da leitura das aulas da disciplina, responda:
Quais as principais reivindicações contidas no “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, lançado em1932 por educadores comprometidos com a renovação da educação brasileira? (valor 2,0) 
Os pioneiros reivindicavam a implantação da escola única, secular e gratuita, baseada em um ensino único e comum a todos. 
Bom Trabalho!

Outros materiais