Buscar

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA exp6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Química Geral Experimental, Turma O, Grupo 5, Experimento 06
Agronomia
Ana Carolyna Alves Lima 15/0116721
Brasília, 04/11/2015.
Introdução
Reações em que o rendimento não é 100% são reações reversíveis, que ocorrem simultaneamente nos dois sentidos e ao mesmo tempo, os reagentes se transformam em produtos e vice – versa. Para ocorrer o equilíbrio químico a condição é que as concentrações de produto e reagentes em um sistema fechado param de variar com o tempo tornando a temperatura e pressão constantes, pelo princípio de Le Chatelier todo sistema fechado busca o equilíbrio e caso ele sofra perturbação reage com o intuito de minimizar essa perturbação buscando o equilíbrio.
Objetivo: 
Estudar experimentalmente tendo como exemplo uma reação homogênea em solução aquosa em equilíbrio químico, e verificar o princípio de Le Chatelier. 
Resultados e Discussões
Observa-se no experimento realizado o seguinte equilíbrio químico: 
[Cu(H2O)4]2+ + 4Cl- CuCl42- + 4H2O. Soluções aquosas de sais de cobre (II) apresentam coloração azul celeste, característica do íon complexo tetraaquacobre (II). Ao acrescentar íons cloretos à solução, a sua tonalidade muda gradualmente para verde e fica amarelo, devido à formação do íon complexo tetraclorocuprato (II).
Parte I: Preparo de cinco tubos em uma estante adequada, em cada tubo foi adicionado sulfato de cobre.
1° tubo: Cinco gotas de CuSO4 0,2 mol/L, tubo para comparação. Coloração: Azul. Tetraaquocuprato (II): [Cu(H2O)4]+2 (este complexo é resultado da hidratação do íon cobre, e responsável pela coloração azul intensa da solução.) Deslocamento para reagente.
2° tubo: Cinco gotas de CuSO4 0,2 mol/L diluído com 2mL de água destilada, Coloração: Azul claro, quase incolor. CuSO4 + H2O--> CuSO4H2O em contato com a água destrói o sulfato de cobre. Deslocamento para reagente.
3° tubo: Cinco gotas de CuSo4 0,2 mol/L, foi adicionado cerca de 14 gotas de HCl concentrado. Coloração: Amarelo,[CuCl4]2- + H20 as soluções adquirem tonalidade amarelada, devido ao deslocamento do equilíbrio para o sentido de formação de tetraclorocuprato (II) Coloração: Amarelo. Deslocamento para produto. E a função do HCl no experimento é para fornecer cloreto á reação. 
4° tubo: Cinco gotas de CuSo4 0,2 mol/L, Coloração: Amarelo semelhante ao tubo três a adição de água destilada deslocou o equilíbrio no sentido de formação de tetraaquacobre (II), modificando a coloração gradativamente para verde e depois azul. Ocorreu um deslocamento para produto e depois reagente. 
[Cu(H20)4]+2 + 4Cl-.
 Observa-se a formação de vapor na parede do tubo 4, o que indica que a reação no sentido indireto (formação do tetraaquacobre (II)) é exotérmica. Sendo assim, é evidente que o sentido direto do equilíbrio estudado é endotérmico.
5° tubo: Cinco gotas de CuSO4 0,2 mol/L e ácido clorídrico. A adição de ácido clorídrico no tubo 5 gotas foi o necessário para produzir uma mudança perceptível de cor em relação ao tubo 1 (cerca de 4 gotas). Sendo assim, a solução adquiriu coloração verde , devido a presença de ambos os sais. Deslocamento para produto. E a função do HCl no experimento é para fornecer cloreto á reação.
A concentração do CuSO4 é maior no tubo 1, pois no 2 ocorreu a diluição da água.
Parte II
Preparo de três tubos em uma estante adequada, 2mL de sulfato de cobre nos tubos e no segundo e terceiro NaCl foi adicionado.
NaCl adicionada às soluções dos tubos 2 e 3 que tem como função fornecer cloreto para a reação. Produzindo uma mudança visível de cor em relação ao tudo 1, observa-se, portanto, que a coloração ficou esverdeada, o que evidencia a presença dos dois sais (tetraclorocuprato (II) e tetraaquacobre (II). A presença de ânions cloreto desloca o equilíbrio no sentido de formação de tetraclorocuprato (II). Ao aquecer a solução do tubo 3, percebe-se que esta adquiriu uma nova tonalidade amarelada, devido ao deslocamento do equilíbrio no sentido de formação de tetraclorocuprato (II). Evidencia-se, portanto, que o aumento da temperatura deslocou o equilíbrio no sentido direto, comprovando que ele é endotérmico. E ao esfriar adquire tonalidade azulada devido ao deslocamento formando tetraaquacobre(II), indicando o sentido indireto, comprovando que é exotérmico. 
Expressão da constante de equilíbrio (K)
K= [CuCl 2- 4] . [H2O]4
 [Cu(H2O)2+ 4]. [Cl -]4
Conclusão
As mudanças observadas são reversíveis, pois quando adiciona CuSO4 a reação se desloca para o produto e quando adiciona água volta aos reagentes. A reação em estudo de acordo com o princípio de Le Chatelier é endotérmica com o aumento da temperatura a reação se desloca para o produto mantendo em equilíbrio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando