Buscar

Interação droga x alimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE NUTRIÇÃO- UNIDADE AGRÁRIAS.
 
Farmacologia
CAMPO GRANDE – MS
2015.
JANAINA MACHADO – RA:4016792924
JOSIANE GOES – RA: 4101164174
KARINY CASTILHO – RA: 4016827791
MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES – RA: 3094393661
CAMPO GRANDE – MS
2015
Introdução
A interação fármaco-nutriente pode ocorrer por mecanismo de complexação, resultando na diminuição da sua disponibilidade. Os íons di e trivalentes (Ca2+, Mg2+, Fe2+ e Fe3+), presentes no leite e em outros alimentos, são capazes de formar quelatos não absorvíveis com as tetraciclinas, ocasionando a excreção fecal dos minerais, bem como do fármaco(Golan 2009).
É de fundamental importância conhecer os fármacos cuja velocidade de absorção e quantidades absorvidas podem ser afetadas na presença de alimentos, assim como os fármacos que podem causar má absorção dos nutrientes, como ocorre com alguns antibióticos, antiácidos e laxativos. Seguem se dois exemplos de interações comuns entre alimentos e medicamentos.
2- Caso 1
Paciente do sexo feminino, 53 anos de idade, pesando 59 kg e medindo 1,56 m de altura, apresentando um bom estado geral no momento do seu primeiro atendimento no serviço, com humor marcadamente deprimido, ideias de suicídio e anorexia. Feito seu IMC de 24,27 (Estrófica) demonstrou capacidade de responder a entrevista para esse s dados por nos coletados. A paciente, relata estar fazendo tratamento para depressão a cinco meses, tendo feito uso de diversos medicamentos antidepressivos sem resposta clínica satisfatória. Percebemos que todos os antidepressivos usados anteriormente e atualmente são dos tipos tricíclicos.
Quando por nos feito a anamnese, e recordatório de seu estado nutricional, verificamos uma dieta muito rica em fibras, com baixo índice de carboidrato e quase zero de lipídio .Descreve estar de dieta a cinco meses comendo apenas mamão, no café da manha, fibra de trigo com agua para se sentir saciada e abobora grelhada, no almoço, e toma um sheik rico em fibras no jantar, essa alimentação, tem um excesso muito alto de fibras, e consequentemente pobre de macronutrientes e micronutrientes. 
Então, começamos com uma orientação nutricional com retorno marcado para 15 dias e execução de seu cardápio individual por nossa equipe realizado.
 E orientada a procurar seu psiquiatra, com o nosso diagnostico do porque da resposta não ser satisfatória ao uso do fármaco, Tryptanol que por ela vem sendo usado. 
Uma dieta rica em fibras pode reduzir a absorção de antidepressivos tricíclicos como o Tryptanol® (amitriptilina). 
3-caso 2
Paciente Andrei 30 anos, 1,70 de altura, 80kg, IMC 27,68 (sobrepeso ), devido a uma infecção nas amidalas lhe foi receitado TETRACICLINA VO, 6,625-12,5 mg/kg, 6/6h. Porém já esta tomando a medicação a 3 dias e não obteve melhora. Relata dor no estomago, constipação sempre que ingere o fármaco, por isso toma a medicação com leite e sente melhorar a ardência epigástrica que iniciou com o tratamento, mas não melhora a constipação .
 A tetraciclina apresenta caráter ácido e o leite, caráter básico. Dessa forma esta havendo uma interação entre ambos, ocorrendo assim a ionização da tetraciclina diminuindo a sua absorção pois os medicamentos só são absorvidos na sua forma não ionizada, além da formação de compostos insolúveis (quelatos).Por essa razão o medicamento não esta fazendo o efeito esperado, e não a melhora do quadro de amidalite. O uso do leite pode ser permitido entre 1-3 h após sua administração.
4 –Referência

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando