Buscar

reflexão e refração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Propriedades Óticas dos não-metais: Refração e Reflexão
Refração
Quando a luz passa do ar para um material transparente, seu caminho é alterado e consequente a uma diminuição na sua velocidade. O índice de refração calcula o desvio sofrido pela luz, é definido pela razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio.
Os valores típicos de n para cerâmicas e vidros vão de 1,5 a 2,5 e, para os polímeros, vão de 1,4 a 1,6, que significa que a velocidade da luz é consideravelmente menor no sólido que no vácuo.
O fenômeno da refração está relacionado com a polarização eletrônica, em geral, quanto maior for o átomo, maior será a polarização, maior será o índice de refração e menor será a velocidade. 
Um material como vidro, vernizes e esmaltes terão alto brilho superficial quanto maior for o índice de refração.
Reflexão
Nem toda luz que atinge um material transparente é refratada, em vez disso, parte é refletida pela superfície.
O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão. A refletância, R, é definida como a fração de luz refletida em tal interface e está relacionada ao índice de refração, na qual é válida para incidência normal (Ф = 0).
Reflexão especular e Reflexão difusa: A reflexão especular é definida como a reflexão relativa à superfície ‘média’, enquanto a reflexão difusa é a reflexão devida à rugosidade da superfície, onde, localmente, a superfície verdadeira não é paralela à superfície média. 
Referências
Ciência e engenharia de materiais: uma introdução/ William D. Callister, Jr. ; tradução Sérgio Murilo Stamile Soares. 8.ed. - [Reimpr.]. – Rio de Janeiro :LTC, 2012.
Introdução à ciência dos materiais para engenheiros / James F. Shackelford ; tradução Daniel Vieira ; revisão técnica Nilson C. Cruz. – São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2008.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais