Buscar

o_que_e_comunicacao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que é Comunicação?
 CRISTIANE SÁ
1
 O QUE É COMUNICACÃO?
A “palavra comunicação é originária do latim communicare, que significa “tornar comum”, “partilhar”, "repartir”, "associar”, “trocar opiniões”, “conferenciar”.“ Logo, entende-se que comunicação tem o sentido de interação, onde existe uma troca de mensagens, emissão ou recebimento de informações. (MATOS, 2004).
2
Pode-se dizer que a comunicação é o diálogo necessário ao ser humano, a interatividade existente entre eles. 
Comunicação
3
De acordo com Freire (2006), comunicação é colaboração dos sujeitos no ato de pensar, implicando uma reciprocidade que não pode ser rompida, é o diálogo na medida em que não é transferência do saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados.
Comunicação
4
Sabe-se que a comunicação é resultado de um longo processo de evolução. Inicialmente a comunicação entre seres humanos consistia em gestos, grunhidos e ruídos que imitavam os animais e barulhos da natureza. Os homens se comunicavam através de seus corpos, transmitiam e recebiam mensagens, compartilhavam com seus grupos uma linguagem de signos e sinais
Comunicação
5
Gontijo (2001, p. 4) afirma que “o mundo é mundo apenas quando alguém começou a contar o que estava vendo ao seu redor para alguém que entendia o que estava sendo contado”. Para esta autora, a comunicação em suas mais diversas formas, foi essencial para evolução do homem, sendo a linguagem oral a mais valiosa.
Comunicação
6
Comunicação é troca, é alteridade; onde eu existo ao ‘eu’ e ao ‘outro’, sendo este ‘outro’ a natureza, a sociedade, o sistema em si. Essa relação entre o ‘eu’ e o ‘outro’ promoveu uma evolução na maneira do indivíduo se relacionar com o outro. Assim, pode-se afirmar que durante a comunicação há uma troca dos sentidos e da existência do sujeito com o mundo através de códigos orais ou gestuais. Ressalta-se que para efetivar a comunicação é necessário que haja mais de uma pessoa, pois é preciso que haja interação e troca de informações.
Segundo Freud (2002),
7
Chiavenato (2001) ressalta que:
A comunicação, de acordo com a teoria das relações humanas, é a troca de informações entre indivíduos; significa tornar comum uma mensagem ou informação; constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. (Chiavenato, 2001, p.165)
8
A comunicação é essencial a qualquer forma de vida social, pois exerce a função de base para que exista uma integração entre as pessoas. Para o autor a comunicação é “uma ponte de significados que cria a compreensão mútua e a confiança — em função da compreensão levar a uma aceitação por parte de quem recebe a comunicação” (MARCHIORI, 1995)
9
Diante do exposto, é cabível afirmar que a comunicação abrange diversos processos, como a troca de ideias, opiniões, conceitos, valores e culturas. Desta forma, a comunicação pode ser considerada como um processo social básico, pois é ela que torna possível a própria vida em sociedade.
10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais