Buscar

ATPS Teoria da Administração Etapas 01 e 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA ANCHIETA SÃO B. DO CAMPO - SP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1° ANO
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
ATPS: ETAPAS 01 e 02
PROFESSOR: ANTONIO CARLOS
SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
29/09/2014
ETAPA 01 (Passo 01/02)
Principais Verificações de Taylor e Fayol para a Administração
Frederick Winslow Taylor, ou simplesmente Taylor, é o responsável por instituir a prática da Administração Científica, firmada em princípios e não mais em tentativas arriscadas.
Sua preocupação era eliminar o desperdício nas indústrias americanas e alavancar os níveis de produtividade. Para isso utilizou-se do estudo de tempos e movimentos e criou normas aplicadas no processo de produção, tais como:
Divisão do Trabalho: Através de regras, ocorre a divisão por etapas na realização das atividades produtivas.
Divisão de Autoridade e Responsabilidade: O empresário (ou a chefia) não é mais o único responsável por todos os conhecimentos técnicos e científicos, mas através de degraus hierárquicos, recebe o auxílio de profissionais capacitados para tal; Supervisão técnica.
Treinamento e Seleção do Trabalhador: O trabalhador passa a receber treinamento para especialização e aperfeiçoamento de sua função, para que isso resulte no aumento de seus conhecimentos e em resultados para a empresa. Paga-se por produtividade, e assim, “quanto maior a especialização, maior a produtividade”. Também se adequada o funcionário à tarefa onde ele melhor se encaixa.
Coordenação Entre as Atividades: A atuação direta dos trabalhadores com os supervisores e administradores; 
A Administração Científica porém, tinha pontos negativos como : o funcionário se tornava como um robô, como parte da maquinaria industrial; nenhuma afirmação era comprovada e os princípios eram aplicados à fábrica, à linha de produção, se restringindo apenas nesse contexto.
Apesar disso, não se pode invalidar o fato de que a Administração Científica foi o primeiro passo concreto da Administração, com conceitos aplicados até hoje.
Jules Henri Fayol, conhecido como Fayol, é o responsável por instituir a Teoria Clássica da Administração. Sua teoria é à empresa como um todo.
Ele divide a empresa basicamente em 6 funções :
Administrativa: Envolve 04 passos:
 1 – Planejar: Definir as metas, objetivos, resultados esperados.
 2 – Organizar: Ordenar as ações e recursos para se alcançar o que foi planejado.
 3 – Coordenar e Comandar (Dirigir): Conciliar as informações e coordenar a execução do trabalho. Liderar.
 4 - Controlar: Acompanhar passo a passo a realização do trabalho, identificando os possíveis erros e os acertando, para que o resultado final possa ser satisfatório.
Técnica Relacionada com a produção de bens, serviços que a empresa oferece.
Comercial: Diretamente ligada a compra, venda, troca.
Financeira: Ligada a procura e gerência de capitais.
Contábil: Toda a parte de inventários, registros, balanços, custos, estatísticas.
De segurança: A preservação de bens.
Fayol definiu 14 princípios da Administração, sendo eles:
1. Divisão do Trabalho: O trabalhador desenvolve somente uma parte da tarefa.
2. Autoridade e Responsabilidade: Autoridade é dar ordens, responsabilidade é o compromisso que vem através das ordens.
3. Disciplina: Obediência às regras e acordos favoráveis entre o chefe o trabalhador.
4. Unidade de Comando: Um chefe para cada empregado.
5. Unidade de Direção: Todas as unidades da organização devem seguir em direção aos mesmos objetivos através de um esforço coordenado.
6. Subordinação de Interesses Individuais aos Interesses Gerais: Os interesses da organização devem ter prioridade sobre os interesses dos empregados.
7. Remuneração: O salário dos empregados. Eles devem receber conforme o seu trabalho, nem a mais e nem a menos, sendo justo para o trabalhador e para a empresa.
8. Centralização: Deve haver um equilíbrio entre o envolvimento do empregado, através da descentralização, e a autoridade final do administrador, através da centralização
9. Cadeias Hierárquicas: As organizações devem ter uma via de autoridade e comunicação, que vem do alto até os níveis mais baixos e deve ser seguida pelos administradores e pelos subordinados
10. Ordem:  Pessoas e materiais devem estar em lugares adequados e no tempo certo para o máximo de eficiência, isto é, um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
11. Equidade: É necessário bom senso e experiência para assegurar um tratamento justo a todos os empregados, os quais devem ser tratados da mesma forma.
12. Estabilidade: A rotatividade de mão-de-obra deve ser diminuída, para manter a eficiência da organização. Os funcionários devem permanecer por mais tempo na empresa para garantir a eficiência e eficácia nos resultados da empresa.
13. Iniciativa: Os empregados devem ser encorajados a desenvolver e implementar planos de melhorias.
14. Cooperação: A administração deve promover um espírito de unidade e harmonia entre os empregados, para um trabalho em grupo.
Para Fayol, “Quanto maior a divisão do trabalho, maior a produtividade.”
Um ponto negativo é que com a divisão do trabalho, o trabalhador se restringe apenas a uma função, levando a um esforço repetitivo que futuramente poderá prejudicar até mesmo sua saúde, e também deixa de conhecer outras áreas nas quais poderia também atuar.
Fazendo uma analogia dos princípios de Taylor e Fayol com a empresa “JC Confecções”, identifica-se alguns conceitos que precisam ser aplicados para corrigir os erros da empresa :
A queda nas vendas, reclamação dos clientes em relação à qualidade dos produtos e no atendimento podem ser conseqüência da falta de treinamento e seleção do trabalhador, talvez a remuneração dos funcionários não esteja lhes satisfazendo, falta cooperação, para que o trabalho coletivo eleve a qualidade dos produtos, alavancando as vendas, falta iniciativa;
Os colabores estão desmotivados talvez pela remuneração ou até mesmo pela falta de ordem, por não estarem se sentindo satisfeitos na área em que estão atuando;
Falta autoridade da chefia e disciplina;
A empresa tem o processo de molde, corte, costura e estamparia, mas pelo fato dos sócios não terem experiência em administração, falta a divisão de autoridade e responsabilidade, para que sejam implementadas as cadeias hierárquicas, unidade de comando e direção e coordenação das atividades, e a empresa esteja em ordem para poder suprir as necessidades dos clientes.
ETAPA 02 (Passo 01/02/03)
Aplicar na empresa “JC Confecções” os princípios da escola clássica da administração, a fim de ajudar na organização e estruturar a empresa seguido os passos abaixo:
Verificar como pode ser aplicado o princípio da divisão do trabalho de Taylor a fim de se atingir a eficiência na empresa escolhida para reduzir custos de produção.
Para elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produza mais em menos tempo sem elevar os custos de produção, Carlos responsável pela produção, deveria designar cada colaborador para executar uma determinada tarefa com base em suas aptidões para á realizar, e então treinar, para que executem da melhor forma possível em menos tempo, outra forma de incentivar os colaboradores produzirem mais, seria a remuneração por produtividade, assim o trabalhador ganha conforme produz.
 Descrever como funciona a administração na empresa JC confecções, estrutura, departamentos, hierarquização, organização. Ilustra as informações com um organograma com base nos dados existente.
É uma empresa de pequeno porte, que conta com 10 funcionários mais os proprietários os irmãos José e Carlos. José e responsável pela parte administrativa, e cuidar das contas a pagar e receber, departamento pessoal e financeiros, tem a ajuda de mais duas funcionarias.
Carlos é o responsável pela produção e gerência 08 funcionários que realizam diversas tarefas sem funções pré-determinadas e realizam tarefas nos processos de molde, corte, costura e estampas.
	CONTROLE DE PEÇAS PRODUZIDAS
Quantidade / Funcionários
	Funcionário
01
	Funcionário
02
	Funcionário
03
	Funcionário
04
	Funcionário
05
	Funcionário
06
	Quantidade de Peças no 1° Mês
	2.800
	2.100
	2.300
	2.500
	2.650
	2.220
	Quantidade de Peças no 2° Mês
	3.500
	3.300
	3.400
	3.540
	3.700
	3.100
	Quantidade de Peças no 3° Mês
	4.100
	3.950
	3.800
	4.050
	4.350
	4.000

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais