Buscar

Atividade de Autodesenvolvimento - Direitos Humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
�
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
	NOME
	IGOR DOS ANJOS SANTOS
	RA
	
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO 2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Márcia Cristina Pinhata.
Anhanguera Educacional
ANO 2015
Introdução
	Posso afirmar que se formos contra os direitos do meio ambiente e da saúde estaremos afetando não só a nós, mas sim à saúde e bem-estar de todos os seres humanos, independente de qual área estiver sendo afetada, pode ser a terra, o ar, a água, a flora e a fauna. Acho que todos nós deveríamos ser mais conscientes e respeitar os direitos e deveres que temos de ter com o meio ambiente, se todos agissem de maneira mais consciente e com respeito aos direitos do meio ambiente e saúde, todos teriam uma melhor qualidade de vida, até porque se afetar o meio ambiente, vamos prejudicar a saúde de todos com a proliferação de doenças e revoltas do meio ambiente.
	
	
“Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”
	Nicolau Maquiavel e Montesquieu foram os primeiros a falar sobre o estado despótico, a declaração de Independência dos EUA, em 07 de Julho de 1776 e a Revolução Francesa em 1789 foram fundamentais e o grande estopim para dar direção aos novos valores humanos, após isso se originou três gerações de direitos humanos, a primeira geração foi voltada para as relações sociais em geral, a segunda geração foi voltada para outras relações sociais em especial, e a terceira geração foi voltada aos direitos de solidariedade, a saúde tem titularidade difusa e objeto de direito social que pertence à segunda geração dos direitos humanos, onde a Constituição Federal diz que a saúde é um direito de todos de sujeito passivo, onde a responsabilidade é do Estado, seu objeto é a prestação de serviços médicos, exames, atendimentos, cirurgias, distribuição de medicamentos, entre outras atividades que compete à medicina e saúde. Esse direito deve ser financiado pelo Estado, onde o mesmo deve disponibilizar hospitais, postos de saúde, medicamentos, e até mesmo campanhas de prevenções.
“Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos chegou em 1948, e nela dizia que os direitos pertenciam aos homens e mulheres, independe de idade, classe social e etnia, esse fato foi um marco na evolução dos direitos humanos. O Meio Ambiente é um direito difuso, subjetivo, de garantia institucional, tem objeto de solidariedade e pertence à terceira geração dos direitos humanos, a Constituição Federal diz que é direito de todos preservarem o meio ambiente, porem, é dever do poder publico preservar e restaurar os processos ecológicos das espécies e dos ecossistemas, também é dever do poder publico fiscalizar todas as instituições que tem relações com o meio ambiente. Todos tem o dever de cuidar e preservar o meio ambiente, até porque qualquer mudança no ecossistema pode causar danos a todos, um exemplo fácil de ser entendido são as enchentes, que na maioria das vezes é causada pela própria população que descarta lixos, entulhos em lugares inapropriados, e isso faz com que os bueiros, esgotos e fossas sejam entupidos e gera todo o transtorno que nós já sabemos, por isso a população e o Poder Publico devem agir juntos para que todos tenham direito de viver com boa qualidade de vida, até porque o meio ambiente é um bem de todos.
Considerações Finais
	Em minha opinião, aulas de direitos humanos deveriam ser lecionadas já no ensino fundamental, para mostrar à todos a importância e responsabilidade de nossos deveres e direitos, hoje em dia muitas pessoas não conhecem os seus direitos e por conta disso acaba desrespeitando não só ele mas as outras pessoas que vive na sociedade com ele, acredito que se todos conhecermos os nossos direitos desde cedo, poderíamos fazer um mundo melhor.
Referências Bibliográficas.
EDUCANDO PARA DIFERENÇA. As Gerações dos Direitos Humanos. Disponível em: < http://educandoparadiferenca.blogspot.com.br/2012/09/as-geracoes-dos-direitos-humanos.html>
MARTINS, Alan. Direitos Humanos: O Estado Constitucional de Direito e a Segurança dos Direitos do Homem. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.
MARTINS, Alan. Direitos Humanos: A Evolução dos Direitos Fundamentais: a Declaração de 1789 e as Liberdades Públicas. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.
MARTINS, Alan. Direitos Humanos: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional. 2014.
MARTINS, Alan. Direitos Humanos: A proteção dos Direitos Fundamentais: a Proteção contra o Legislador. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando