Buscar

Glicólise e gliconeogênese

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Glicólise e gliconeogênese
É uma via catabólica do metabolismo de carboidratos que é responsável por oxidar a molécula de glicose (C6H1206) cujo produto será duas moléculas de piruvato, 2 ATP’s (saldo liquido) e 2 NADH. 
A glicose proveniente do sangue é a principal fonte energética para os tecidos.
Quando a glicose de uma pessoa está abaixo do normal (hipoglicemia) esse quadro causa fraqueza, sudorese, desmaio e pode levar ao coma. Já quando o nível de glicose encontra-se acima do normal (hiperglicemia) causando necessidade de urinar, cicatrização lenta e etc.
Essas reações acontecem no CITOSOL
Definição
1º Reações
Ambas enzimas catalisam a reação de conversão da glicose em glicose-6-fosfato (G6P). 
As hexoquinases da maioria das células obedecem à cinética de Michaelis-Menten, ou seja, têm uma alta afinidade pela glicose (baixo km) e são inibidas pelo produto da reação (G6P). 
A glicoquinase (presente no fígado e células beta do pâncreas), ao contrário, tem afinidade mais baixa pela glicose. Além disso, a glicoquinase não é inibida por concentrações fisiológicas de G6P. 
Hexoquinase x gLICOQUINASE
2º reação
3º reação
4º reação 
5º reação 
6º reação 
7º reação 
8º Reação 
9º Reação
10º Reação
Organismos e tecidos aeróbicos, em condições aeróbicas – o piruvato é oxidado, com perda do grupo carboxílico, originando o grupo acetil da acetil-CoA, que depois é oxidada a CO2 durante o ciclo de Krebs;
Tecidos aeróbicos em condições de pouco oxigénio, alguns tecidos em condições aeróbicas (eritrócitos, por exemplo) – o piruvato é reduzido a lactato através da fermentação láctica. A redução do piruvato a lactato permite usar NADH como dador de elétrons regenerando o NAD+;
Alguns tecidos de plantas, alguns invertebrados, protistas e microorganismos, em condições anaeróbicas– o piruvato é convertido em etanol + CO2 (fermentação alcoólica).
DESTINO DO PIRUVATO
Fases da glicólise 
As reações chamada de ponto de controles são aquelas regularam a glicólise. Elas além de serem reações catalisadas por enzimas que transferem fosfato (cinases), essas 3 são irreversiveis.
Regulação 
REGULAÇÃO
Ph
rEGULAÇÃO
Regulação
Regulação
É uma via anabólica do metabolismo de carboidratos que está responsável pela formação de GLICOSE através de outros percussores orgânicos.
Os principais compostos envolvidos para essa síntese são: Lactato , glicerol e aminoácidos ( exceto a leucina e lisina).
São importante para manter as taxas de glicose normal no sangue mesmo quando estamos em jejum. E acontece no fígado e no rim
GLICONEOGêNeSE
compostos
DESVIOS
1º Desvio
2º desvio
3º Desvio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais