Buscar

Exercícios sobre ausência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Após um dia normal de trabalho em seu escritório, João, 40 anos, não volta para casa e não deixa representante ou procurador. É correto afirmar que a propriedade dos bens de João será definitivamente entregue aos herdeiros
(A) logo após o encerramento das buscas e o subseqüente inventário.
(B) após o procedimento de justificação para assentamento de óbito e o subseqüente inventário.
(C) após o transcurso de mais de 10 anos do desaparecimento.
(D) após a declaração da morte presumida, sem necessidade de procedimento de ausência.
De acordo com o artigo 37 - Dez anos depois de passada em julgado a sentença que concede a abertura da sucessão provisória, poderão os interessados requerer a sucessão definitiva e o levantamento das cauções prestadas.
2. Você é Advogado(a). Miquelita é casada com Desaparecido, mas encontra-se separada de fato há três anos do marido. Ela chega a seu escritório e quer que você proponha Ação Declaratória de Ausência do marido, pois estes tiveram dois filhos, todos maiores e capazes, e existem direitos sobre bens imóveis e móveis que foram adquiridos pelo marido e devem ser transmitidos.
Oriente-a escolhendo uma das opções abaixo como correta.
– Mesmo estando separada de fato do marido há 3 anos ela pode propor a ação e ser nomeada curadora do ausente, pois é parte interessada para provocar a sucessão e ser nomeada curadora pelo juiz.
– Ela é a esposa do desaparecido, e o casamento somente termina com a morte de algum deles ou de ambos; ou com a ação de anulação do casamento; ou com a separação judicial ou finalmente, com o divórcio judicial.
– Desaparecida não pode ingressar com Ação Declaratória de Ausência do Marido pois está separada de fato do marido, não possuindo legitimidade para ser nomeada curadora do ausente, sendo este direito de qualquer dos filhos.
No caso, se Miquelita estivesse separada de fato de Desaparecido por 2 anos ou menos, ela poderia se incumbir de entrar com a Ação Declaratória, já que não é o caso, de acordo com o artigo 25 § 1o , quem se incumbe da curadoria dos bens são seus pais ou descendentes, nesta respectiva ordem.
3. Você é Advogado(a). Incerta está desaparecida desde o acidente em que seu avião caiu em alto-mar há 8 meses. Após 3 meses foram encerradas as buscas que restaram inúteis. A família de Incerta deseja tão logo iniciar a sucessão. Que medida mais adequada você deverá propor judicialmente.
(a) – Orientar Incerta a comparecer ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da cidade levando duas testemunhas e declarar o óbito do marido requerendo o registro.
(b) – Propor judicialmente uma ação declaratória de ausência de Incerta requerendo ao Juiz que declare a morte presumida de Incerta, e dizer à família que após um ano será declarada a ausência provisória e eles poderão ingressar com inventário em face da sucessão provisória, mas o registro de óbito somente após dez anos que for declarada a ausência definitiva.
© - Propor Ação de Justificativa de Morte, requerendo ao Juiz que declare o fim da personalidade de Incerta por morte presumida.
Devido ao artigo 7, inciso I, Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando