Buscar

Estudo de caso AV1

Prévia do material em texto

Disciplina: Direito Civil I – ESTUDO DE CASO PARA A AVI 
	Professor(a): Viviane Bernardes
	Turma:
	Aluno(a): Tayline Mariane Oliveira Mendes 
	Curso: Direito
	Observação: 
	A prova será composta por um estudo de caso com 06 perguntas.
	Cada pergunta valerá 0,5 ponto.
	O estudo de caso complementará essa avaliação e será atribuído 3,0 pontos, se todas as questões estiverem corretas.
	Nota:
leia a notícia que se segue:
LUA DE MEL 
Marido some após se casar em MT
(Notícia adaptada) 
Um homem recém-casado desapareceu após o café da manhã de sua própria lua de mel, em Alta Floresta (790 km de Cuiabá).O caso foi registrado na polícia no mês de maio, depois da esposa preocupar-se com o paradeiro do companheiro. J.R.O.J, conhecido como “Rui”, teria saído de casa numa moto modelo Factor “zerada”, ainda sem placa e não voltou mais para casa. Em reportagem da TV Record local, a servidora pública relata que havia suspeita de que o marido teria recebido uma mensagem da empresa onde trabalha para realizar uma suposta viagem. No entanto, a empresa não confirmou o envio da mensagem. Fotos do desaparecido chegaram a ser compartilhadas pela esposa em redes sociais, que entrou em “pânico” com o sumiço. A Polícia Civil local informou que o homem chegou a fazer um saque de R$ 1,8 mil da conta e não apareceu no trabalho. “Ele disse que estava tão feliz com a nossa união, mas que estava com medo dessa felicidade. Aí, ele recebeu a mensagem”, contou a época na reportagem a TV Record. A mulher ainda contou que tentou contato com familiares do esposo que moram no sul do Brasil, mas que nem mesmo eles sabem do paradeiro do homeQm. Já faz nove anos, oito meses e 15 longos dias. Sendo certo que não deixou representante ou procurador.(https://www.folhamax.com/policia/marido-some-por-oito-dias-apos-se-casar-em-mt/213960)
 Pergunta-se: 
a) O caso narrado trata-se de ausência ou morte presumida? Explique.
Entende-se que o caso trata-se de ausência, levando em consideração que de acordo com o Art. 7 o Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência:
I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida;
II - se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra.
Parágrafo único. A declaração da morte presumida, nesses casos, somente poderá ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguações, devendo a sentença fixar a data provável do falecimento.
Sendo assim primeiro e considerada a ausencia e depois a morte presumida. 
b) Após todo esse tempo desaparecido, é correto afirmar que a propriedade dos bens do desaparecido poderá ser definitivamente entregue aos seus herdeiros? Explique.
Não. Somente a pós o transcurso de mais de 10 anos do desaparecimento. Justificativa: conforme art.37 CC.
c) E se o desaparecido aparecer nove anos e 11 meses depois alegando que fora abduzido por alienígenas, terá direito a ter seus bens de volta? Explique.
Se o ausente aparecer depois de estabelecida a sucessão provisória, cessarão des de logo as vantagens dos sucessores imitidos nos bens. En tretanto, na forma do artigo 33 parágrafo único, CC. ficando provado que a ausência de João foi voluntária e i njustificada, J oão perderá, em favor do sucessor sua parte nos frutos e rendimentos. 
d) Passado um ano da arrecadação de bens de ausente com menos de oitenta anos de idade, um interessado requereu a abertura de sucessão definitiva. Esse pedido será deferido? Explique.
Indeferido, porque a abertura de sucessão definitiva só deve ocorrer dez anos após a arrecadação de bens do ausente.
e) Com a abertura da sucessão provisória podem ser alienados os bens do ausente? Fundamente.
Empossados nos bens, os sucessores provisórios ficarão representando ativa e passivamente o ausente, de modo que contra eles correrão as ações pendentes e as que de futuro àquele forem movidas.
Se durante a posse provisória se provar a época exata do falecimento do ausente, considerar-se-á, nessa data, aberta a sucessão em favor dos herdeiros, que o eram àquele tempo.
RESTRIÇÃO
Os imóveis do ausente só se poderão alienar, não sendo por desapropriação, ou hipotecar, quando o ordene o juiz, para lhes evitar a ruína.
f) Que providências devem ser tomadas para que seja declarada a ausência de alguém?
Para que a pessoa seja considerada ausente, é requisito indispensável a declaração judicial deste estado (de ausente). A sentença declaratória de ausência era objeto de registro, que devia ser feito no cartório do domicílio anterior do ausente, com as mesmas cautelas e efeitos do registro de interdição

Continue navegando