Buscar

Antropologia Jurídica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Antropologia Jurídica
1) Explique qual a relação da Antropologia Jurídica com a ciência do Direito:
A relação entre as duas se dar por meio de que é através da antropologia jurídica que o profissional do direito passa a conhecer culturas divergentes que afetam as formas de vida em sociedade. Sociedade esta que convivem diferentes grupos étnicos.
2) Explique qual a diferença entre a norma jurídica e a norma social:
A norma social é uma regra socialmente reforçada, ou seja, esta norma é constituída através de valores culturais e sociais que afetam de forma ampla o comportamento humano. A sansão social é o que distingue as normas de outros produtos culturais ou constructos sociais tais como o significado o já citado valores. A norma jurídica é a célula do ordenamento jurídico, ou seja, o corpo sistematizado de regras de conduta caracterizado pela coecitividade e interatividade. É um imperativo de conduta, que coage os sujeitos a se comportares da forma que ela deseja e ordena.
3) Qual a importância da antropologia para o profissional do direito?
É fundamental pois através da antropologia jurídica este profissional tem as condições necessárias de conhecer o papel das leis nas diferentes sociedades que possa vir a prestar os seus serviços.
4) Por que a antropologia não se confunde com a sociologia?
Porque a antropologia estuda o homem, em suas evoluções e descobertas já a sociologia estuda as interações entre os homens, visto isso,percebemos que as duas tem uma significativasemelhança, o homem, porém estudam diferentes aspectos relacionado ao mesmo.
5) Quais os aspectos convergentes entre a antropologia jurídica, cultural e política?
Os aspectos convergentes entre estes ramos da antropologia são os estudos dos comparativos de resolução de conflitos entre os contextos.
6) Quais as outras disciplinas cientificas curriculares que junto com a antropologia jurídica contribuem para a formação humanista e interdisciplinar do profissional de direito?
São as matérias de introdução à ciência do Direito, sociologia geral, filosofia do direito entre outras.
7) Explique a afirmativa de Zenieri: “ Sobre o prisma filosófico é evidente que a influencia do positivismo jurídico tornou o direito frio, excessivamente legalista, privilegiando a atividade forense, ao ponto do quase total afastamento da realidade social”?
Acredito que ele afirma este estudo embasa-se em um pensamento positivista, que conduz os estudantes ao legalismo e conseguintemente os afasta da realidade sócio-juridica. Quer significar que os acadêmicos encontram-se como que em uma linha de montagem, cujo o resultado final é assegurar o atual sistema, fonte primeira de injustiças sociais, visto que seu distanciamento da realidade social promove mais a inviabilização da cidadania a todos.
8) Destaque alguns aspectos importantes sobre o ensino jurídico como fonte de direito:
O ensino jurídico é uma educação superior de indivíduos que pretendem se tornarem ordenadores do direito ou quepelo menos visam obter conhecimentos jurídicos para um fim especifico que seja ligado indiretamente ao direito.
9) Qual a função da antropologia jurídica dentro de um ensino jurídico interdisciplinar?
Como foi dito na primeira questão. Através da antropologia jurídica os ordenadores do direito passam a conhecer as culturas e com isso entender o papel das leis nas sociedades divergentes por isso a antropologia jurídica é tão importante aos acadêmicos e aos profissionais do Direito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando