Buscar

ÉTICA BIANCA av2



Continue navegando


Prévia do material em texto

ÉTICA BIANCA
Av1
	1a Questão (Ref.: 201301889517)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com os Princípios Fundamentais contidos no Código de Ética dos profissionais de enfermagem, presentes na Resolução COFEN 311/2007, o profissional de enfermagem deve
		
	
	b) participar, em algumas situações, da equipe de saúde e das ações que visem a satisfazer às necessidades de saúde da população e às políticas dos planos de saúde.
	 
	a) exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
	
	c) atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância condicional.
	
	d) participar de ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, com uma qualificada assistência partidária.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301896738)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem é, EXCETO:
		
	
	a que estabelece no seu Art.1º, que é livre o exercício da enfermagem em todo território nacional observadas as disposições da Lei
	
	a que estabelece que a Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
	
	a de Nº. 7.498, de 25 de junho de 1986
	 
	a que estabelece que a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição fora da área onde ocorre o exercício
	
	a lei que define as categorias que pertencem à enfermagem, bem como as atribuições que lhes competem
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301887254)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a única alternativa correta:
		
	 
	Os Conselhos (COREN E COFEN) são órgãos disciplinadores da profissão e de associação obrigatória.
	
	ABEN é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. É uma entidade de direito privado, de caráter cultural, científico e político, regida por um estatuto com prazo e vigência indeterminada. Nela se associam individual e obrigatoriamente enfermeiro (os), técnicos de enfermagem e demais profissionais como sócios efetivos, além de estudantes dos cursos de graduação em enfermagem como sócios especiais.
	
	São funções do Sindicato: Representar legalmente a categoria;Defender o interesse da profissão;Lutar pelos direitos sociais e econômicos;Lutar pela valorização da força de trabalho da Enfermagem;Disciplinar e fiscalizar a profissão.
	
	O Conselho Federal e os Conselhos Regionais não são órgãos disciplinadores do exercício profissional de enfermeiros e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem.
	
	A ABEN luta em defesa da classe, promovendo o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político e por isso, a associação é obrigatória.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301888399)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Zelar, nas Instituições de Saúde Brasileiras, pelo cumprimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE, normatizada por legislação especifica, é de responsabilidade, em sua respectiva jurisdição, do(a):
		
	
	ABEN
	
	COFEN
	 
	COREN
	
	Delegacia Regional do Trabalho
	
	Sindicato de Enfermagem
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301889440)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Código de Ética de Enfermagem no Artigo 88, são consideradas infrações graves as que provoquem:
		
	 
	perigo de vida.
	
	deformidade permanente.
	
	morte.
	
	desconforto físico.
	
	amputação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301889444)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que:
		
	
	o aborto tem indicação eugênica, econômica ou social/sentimental.
	
	o aborto é terapêutico, eugênico ou por motivo social.
	
	a gestação é indesejada porque a mãe adquiriu, durante a gravidez, doença lesiva ao feto.
	 
	a mãe corre risco de vida ou a gestação é decorrente de estupro
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301888384)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Decreto Lei nº 94.406/87, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, determina, entre outras atribuições, como atividades privativas do enfermeiro:
		
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos procedimentos de enfermagem;
	
	planejamento, auditoria, execução e avaliação das instituições conveniadas com a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS);
	 
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem;
	
	planejamento, organização, coordenação dos postos de saúde e das unidades de saúde da família;
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301887756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei Nº 7.498/86 e o Decreto que a regulamenta (Nº94406/87) dispõem sobre o exercício de enfermagem. O artigo 8º descreve o que cabe ao enfermeiro privativamente e o que lhe compete como integrante da equipe de saúde. Assinale a atividade profissional, regulamentada pela legislação de enfermagem, como sendo incumbência privativa do enfermeiro:
		
	
	prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;
	
	acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;
	
	participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde;
	 
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
	
	aplicação de oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma,enema e calor ou frio.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301888304)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a resposta correta. No serviço de hemoterapia a resolução de COFEN 200/97 estabelece que os técnicos e auxiliares de Enfermagem:
		
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço se fizerem curso de aperfeiçoamento com no mínimo 40 horas. Ficando a Enfermeira como responsável, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço realizando tarefas secundarias, como: preparação de leitos; auxilio nos banhos; não podendo atuar de fora direta por se tratar de cuidado complexo e especifico tendo que ficar os cuidado a cargo do Enfermeiro
	
	terão suas funções estabelecidas pela coordenação médica do centro ou do hospital, cabendo ao Enfermeiro supervisionar e fiscalizar suas ações e seu desempenho alem de ofertar aperfeiçoamento profissional através de cursos, reciclagens e estágios em instituições afins, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	 
	terão suas funções coordenadas pelo Enfermeiro responsável técnico e ou Enfermeiro de serviço de hemoterapia ou transplante de medula óssea, respeitada as atribuições capituladas na lei do exercício da enfermagem
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301888271)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O COFEN em sua resolução de nº 200/ 97 que dispõe sobre a atuação dos profissionais de enfermagem em hemoterapia e transplante de medula óssea, estabelece como uma das competências desse profissional é, "Promover e difundir medidas de saúde preventivas e curativas através da educação (...), objetivando a saúde e segurança dos mesmos". A quem o Enfermeiro deve destinar essas medidas de saúde?
		
	
	à família e aos receptores
	
	à família e comunidade em geral
	
	somente aos doadores
	 
	a doadores, receptores, família e comunidade em geral
	
	somente aos receptores
Exercícios av21a Questão (Ref.: 201301888323)
	
	Com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade materno fetal, a assistência ao parto sem distócia poderá ser realizas por Enfermeiro somente graduado e sem especialização. Essa afirmação está correta? Justifique.
	
	
	ompare com a sua resposta: Sim, está correta. A resolução do COFEN 223/99 estabelece que o parto normal sem distócia poderá ser realizado por Enfermeiro, Enfermeira Obstetriz ou Enfermeira Obstetra, além de Especialistas em Enfermagem obstetra e na saúde da mulher
		
	
	
	
	Chefe de um serviço de Enfermagem, precisa se afastar de suas atividades Poe 45 dias para fazer procedimento cirúrgico. Ao se afastar ela comunica a direção do hospital Pergunta-se: ela precisa comunicar ao COREN seu afastamento? Justifique.
		
	
	Compare com a sua resposta: Sim é necessário comunicar ao COREN de sua região. A resolução do COFEN 302/2005. Determina que o responsável técnico por um sérico que se afastar por mais de 30 dias devera comunicar ao COREN sob pena de sofrer sanção administrativa.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201302523993)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com as atividades nos serviços de saúde, a atribuição do enfermeiro no serviço intra-hospitalar, se estabelece na prevenção, promoção e educação permanente do profissional na sociedade. Tendo como base esta reflexão e o que a Resolução 375/2011 dispõe, podemos afirmar que representa função do enfermeiro as seguintes ações, EXCETO:
		
	
	Desenvolver treinamento dentro dos programas estabelecidos.
	 
	Fazer controle da qualidade no trabalho com os demais profissionais.
	
	Prestar assistência aos cuidados de enfermagem de alta complexidade científica e técnica para clientes com risco de vida.
	
	Supervisionar e avaliar as atribuições da enfermagem com a equipe no atendimento.
	 
	Desempenhar corretamente a técnica da sutura em clientes crianças.
		
	
	
	
	Na Resolução 300/ 2005 ¿. A lei se destina principalmente para a atuação de enfermagem. Determina um conceito para o atendimento de pacientes/clientes, visando a qualidade da assistência profissional de Enfermagem, que contempla a frase abaixo. Marque a opção correta.
		
	
	Regulamenta a atividade de enfermagem no programa de saúde da família e saúde do homem, e saúde da criança.
	
	Regulamenta a atividade de enfermagem no programa de saúde da família e saúde coletiva
	
	Dispõe sobre a atuação do enfermeiro na clínica médica e na sala de recuperação pós-anestésica.
	 
	Dispõe sobre a atuação do profissional de Enfermagem no atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar.
	
	Define as atividade do enfermeiro no tratamento de paciente submetidos as quimioterapia em oncologia
	
	
	
	O caráter normativo ético é aplicável para os profissionais de enfermagem e para os estudantes de enfermagem de nível técnico e de graduação. Tanto que esses últimos possuem uma norma, que é representada pela:
		
	
	Resolução COFEN nº 358/2009.
	 
	Resolução COFEN nº 299/2005.
	
	Lei nº 7.498/86.
	
	Resolução COREN/DF nº 299/2000.
	
	Resolução COFEN nº 1456/2014.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302408365)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma cliente deu entrada na emergência trazida por familiares desacordada ou inconsciente. Segundo o protocolo do ACLS - CABDE enfermeiro chamou pela consciência e a paciente não respondeu, em seguida C - verificou o pulso carotídeo - constatou ausência do pulso- chamou o médico - trouxe o carrinho de parada - iniciou imediatamente massagem cardíaca 30X 2 ventilações com ambú e O2 - realizou punção venosa - e o médico pediu que se administrasse 3ml de adrenalina endovenosa- como o enfermeiro estava ventilando o técnico que preparou a medicação - neste caso o enfermeiro deve aplicar a medicação preparado por outro profissional:
		
	 
	É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	Por não concordar com a medicação prescrita no caso da parada cardíaca - deve-se administrar adrenalina, atropina e gluconato de Na;
	
	Quando não conste a assinatura do responsável médico não se deve aplicar a medicação;
	 
	Não se aplica ao artigo anterior as situações de urgência, na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente.
	
	nenhumas das anteriores
	Sobre a Resolução COFEN nº 1456/2014, temos artigos que se complementem entre si quando pensamentos em um atendimento de urgência, na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. Quais são estes artigos?
		
	
	Art.1º e Art.4º.
	
	Art.1º e Art.3º.
	
	Art. 1º e Art 7º.
	 
	Art. 1º e Art.2º.
	
	Art. 3º e Art 5º.
	
	
	
	Um paciente foi atendido na emergência com uma ferida corto-contusa de 5 cm no terço médio do antebraço esquerdo ¿ segundo o ATLS ¿ deve-se conter o sangramento com compressão direta no ferimento e elevação do membro - puncionar o acesso venoso para soroterapia prevenção do choque hipovolêmico. Em relação a ferida será feita limpeza com SF 0,9% e clorexidina degermante. Em seguida será feita sutura ou síntese do ferimento. Na assistência clínica o enfermeiro só poderá realizar sutura somente:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Saúde da mulher realização de episiotomia, episiorrafia e aplicação de anestesia local, quando couber
	
	
	
	É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde onde não conste a assinatura dos mesmos.
		
	 
	Somente por telefone ou celular
	 
	Através de radio, telefone, celular ou meios eletrônicos.
	
	Exceto por radio, telefone, celular ou meios eletrônicos.
	
	Exceto por Meio eletrônico ou radio.
	
	Deu entrada em uma maternidade uma gestante com 24 anos, G2P1A0, DUM: 22/12/2011 queixa-se de dores na região pélvica irradiando-se para região lombar. Ao realizar uma cardiotocografia, BCF com linha de base de 140 bpm e 3 contrações no período de 20 minutos. Diante da Resolução do Cofen que dispõe a afirmativa abaixo para atuação do enfermeiro na assistência à mulher no ciclo gravídico perperal.
		
	
	Resolução Cofen 245/99
	
	Resolução cofen 224/99
	 
	Resolução Cofen 225/99
	 
	Resolução Cofen 223/99
	
	Resolução Cofen 233/99
	
	Uma cliente deu entrada na emergência trazida por familiares desacordada ou inconsciente. Segundo o protocolo do ACLS - CABDE enfermeiro chamou pela consciência e a paciente não respondeu, em seguida C - verificou o pulso carotídeo - constatou ausência do pulso- chamou o médico - trouxe o carrinho de parada - iniciou imediatamente massagem cardíaca 30X 2 ventilações com ambú e O2 - realizou punção venosa - e o médico pediu que se administrasse 3ml de adrenalina endovenosa- como o enfermeiro estava ventilando o técnico que preparou a medicação - neste caso o enfermeiro deve aplicar a medicação preparado por outro profissional:
		
	
	É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	Quando não conste a assinatura do responsável médico não se deve aplicar a medicação;
	
	Por não concordar com a medicação prescrita no caso da parada cardíaca - deve-se administrar adrenalina, atropina e gluconato de Na;
	
	nenhumas das anteriores
	 
	Não se aplica ao artigo anterior as situações de urgência, na qual, efetivamente, haja iminente e graverisco de vida do cliente.
	
	
	
	
	
	
	CONSIDERANDO que o estágio curricular supervisionado é definido pela legislação educacional vigente como ¿atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes de ensino técnico e de graduação pela participação em situações reais de vida e de trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado sob a responsabilidade e coordenação de instituição de ensino¿; Descreva a Lei que dispõe sobre indicativos para a realização de estágio curricular supervisionado de estudantes de enfermagem de graduação e do nível técnico da educação profissional;
		
	 
	RESOLUÇÃO COFEN-299/2010 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-298/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	 
	RESOLUÇÃO COFEN-299/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-358/2009 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-209/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	
	
	Quais as etapas da assistência de enfermagem que a Resolução COFEN nº 358/2009 preconiza?
		
	
	Coleta de dados (ou Histórico), Diagnóstico, Planejamento, Abnegação e Avaliação.
	
	Coleta de dados (ou Histórico), Planejamento, Implementação e Avaliação.
	
	
	
	
	 
	Coleta de dados (ou Histórico), Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação.
	
	
	
	Resolução que fixa as competências relacionadas as especialidades da enfermagem; Atualiza, no âmbito do Sistema Cofen /Conselhos Regionais de Enfermagem, os procedimentos para registro de título de pós-graduação lato e stricto sensu concedido a enfermeiros e lista as especialidades;
		
	
	COFEN Nº 309/2011.
	
	COFEN Nº 389/2012.
	
	
	
	
	 
	COFEN Nº 389/2011.
	
	
	
	o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem. Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:
		
	 
	Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem), Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação, Avaliação de Enfermagem.
	
	Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação, Avaliação de Enfermagem , Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem).
	
	Planejamento de Enfermagem, Implementação, Avaliação de Enfermagem , Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem), Diagnóstico de Enfermagem.
	
	
	
	
	
	
	
	Paciente que foi transplantado, tendo recebido o coração de uma vitima de arma de fogo, retorna a unidade hospitalar a procura da enfermeira plantonista que acompanhou o doador. Após longos agradecimentos, solicita que ela diga o nome do doador e o endereço da família para que ele possa ir agradecer pessoalmente pela nova vida que ganhou. A Enfermeira recusa-se a dar essa informação e o transplantado diz que se necessário irá a justiça para saber o nome do doador. Assinale a única alternativa correta.
		
	
	A lei deixa a Enfermeira nesses casos livre para decidir se deve ou não fornecer essa informação solicitada, devendo ela julgar se as intenções do receptor de órgãos são boas ou não e a partir desse julgamento fornecer ou não os dados.
	
	
	
	
	
	
	 
	A Enfermeira agiu em conforme com a lei que garante o anonimato do doador e da sua família.
	
	A Resolução COFEN 358/2009 estabelece que o instrumento do processo de enfermagem deve ser realizado de modo deliberado e sistemático em todos os ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem. Destaca etapas da assistência de enfermagem a serem cumpridas;
		
	 
	CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem; Coleta de dados ou histórico, diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação de enfermagem.
	
	CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem; somente planejamento de recursos da assistência de enfermagem.
	
	CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem regulamenta o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a execução do processo de Enfermagem em qualquer Instituição de Saúde.
	
	
	
	
	
	O Conselho Federal de Enfermagem, no uso de suas atribuições a que alude a Lei nº 5.905/73 e a Lei 7.498/86, e tendo em vista deliberação do Plenário em sua reunião ordinária Nº 318, realizada em 02/05/2004; CONSIDERANDO a Constituição da República Federativa do Brasil, nos artigos 197 e 199; CONSIDERANDO a Lei 9.434/97, que dispõe sobre a remoção de órgãos tecidos e parte do corpo humano para fins de transplantes e tratamentos; CONSIDERANDO o Decreto nº 2.268/97, que regulamenta a Lei dos Transplantes e cria o Sistema Nacional de Transplantes. RESOLUÇÃO COFEN-292/2004-Normatiza a atuação do Enfermeiro na Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Marque a opção correta.
		
	
	Art. 1º ¿ Fica habilitado o Médico, devidamente inscrito e com situação ético-profissional regular no seu respectivo Conselho Regional de Medicina, assumir a Responsabilidade Técnica do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
	
	Artigo 6º Ao Enfermeiro incumbe planejar, executar, coordenar, minimizar funções, ser submetido ao médico coordenador supervisionar e avaliar os Procedimentos de Enfermagem prestados aos doadores de órgãos e tecidos, através dos seguintes procedimentos.
	 
	Artigo 1º Ao Enfermeiro incumbe planejar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar os Procedimentos de Enfermagem prestados aos doadores de órgãos e tecidos, através dos seguintes procedimentos.
	
	Para atender o disposto no artigo anterior, o estudante deverá apresentar declaração da Instituição de Ensino, A inscrição terá validade de 24 meses, podendo ser renovada por iguais períodos até a data de conclusão do curso.
	
	
	Na Resolução 300/ 2005 ¿. A lei se destina principalmente para a atuação de enfermagem. Determina um conceito para o atendimento de pacientes/clientes, visando a qualidade da assistência profissional de Enfermagem, que contempla a frase abaixo. Marque a opção correta.
		
	
	Regulamenta a atividade de enfermagem no programa de saúde da família e saúde coletiva
	 
	Dispõe sobre a atuação do profissional de Enfermagem no atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar.
	
	Regulamenta a atividade de enfermagem no programa de saúde da família e saúde do homem, e saúde da criança.
	
	Define as atividade do enfermeiro no tratamento de paciente submetidos as quimioterapia em oncologia
	
	Dispõe sobre a atuação do enfermeiro na clínica médica e na sala de recuperação pós-anestésica.
	
	A.B.S., 46 anos, sexo feminino, foi vítima de atropelamento por colisão frontal em via pública. Uma pessoa passou pelo local e chamou o serviço de urgência SAMU ligando pelo 192. A vítima estava consciente no local, conversando como o socorrista, queixando-se de dor na perna direita, respiração e pulso pérvios. Suspeita-se de fratura de tíbia à palpação. O serviço chegou no local e fez a estabilização da paciente na prancha longa, colar cervical e HEAD BLOCK e acesso venoso em MSE para SF 0,9% 500ml. Pelo ATLS - ABCDE da vida - Descreva abaixo qual a função do atendimento pré-hospitalar?
		
	 
	O atendimento pré-hospitalar pode ser definido como a assistência prestada, em um primeiro nível de atenção, aos portadores de quadros agudos, de natureza clínica,traumática e psiquiátrica, ocorridos fora do ambiente hospitalar, evitando sequelas e até mesmo a morte.
	
	Todo serviço de atendimento prestado no ambiente intra-hospitalar à clientela vítima de situações clínicas e traumáticas, que chegam a UPA - unidade de pronto atendimento.
	
	Todo serviço de atendimento prestado no ambiente pré-hospitalar e intra-hospitalar à clientela vítima de situações clínicas e traumáticas.
	
	
	
	
	
	
	
	A Resolução COFEN nº 304, de 22 de julho de 2005 - Dispõe sobre a atuação da(o) enfermeira(o) na coleta de sangue do cordão umbilical e placentário. Para Normatizar sua atuação o Enfermeiro:
		
	
	
	
	
	
	O Enfermeiro desenvolverá as atividades específicas em Instituições de baixa complexidade que estejam em consonância com o artigo 5º da Lei 11.105/2005.
	
	O Enfermeiro deverá estar atento para sua Responsabilidade Civil e Criminal, determinadas pelos capítulos 7 e 8 da Lei 11.105/2005.
	 
	Para atuação nesta atividade, o Enfermeiro deverá estar devidamente capacitado através de treinamentos específicos, desenvolvidos pelos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário.
	
	
	A enfermagem é a categoria profissional que se faz presente 24 horas dentro da instituição de saúde, e que apresenta forte anseio para o gerenciamento direto dos resíduos de saúde. Assim, fica claro que o profissional de enfermagem precisa conhecer a resolução que o ampara legalmente. Neste contexto, assinale a alternativa que indica sobre qual resolução o texto se refere:
		
	 
	Nº 302/2005.
	
	Nº 302/1999.
	
	Nº 357/2011.
	
	A Resolução Cofen nº 303, de 23 de junho de 2005 - Dispõe sobre a autorização para a(o) enfermeira(o) assumir a Coordenação como responsável técnica(o) do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde - PGRSS. Favor identificar algumas ações do enfermeiro:
		
	 
	Fica habilitado o Enfermeiro, devidamente inscrito e com situação ético-profissional regular no seu respectivo Conselho Regional de Enfermagem, assumir a Responsabilidade Técnica do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
	
	O Enfermeiro deverá estar atento para sua Responsabilidade Civil e Administrativa, determinadas pelos capítulos 7 e 8 da Lei 11.105/2005.
	
	Fica habilitado o Enfermeiro, devidamente inscrito e com situação ético-profissional regular e os inscritos com autorização provisória no seu respectivo Conselho Regional de Enfermagem, assumir a Responsabilidade Técnica do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A Resolução 301/2005 trata dos honorários da profissão de enfermagem. O Art.2º traz que: "Quando a prestação de serviços de Enfermagem ocorrer em horário noturno, ou nos fins de semana e feriados, haverá um acréscimo de _____ sobre os valores previstos na citada tabela". Assinale a alternativa que completa a afirmativa acima.
		
	 
	20%.
	 
	50%.
	
	
	
	
	
	21%.
	Existem situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	 
	A informação sobre o estado de saúde é direito do paciente, há um compromisso do profissional e do serviço de saúde para com o usuário em não negar informações a este, porém a terceiros pagantes (empregador, seguro de saúde, autoridade policial) caso solicitem estas informações só poderá ser fornecida com o Consentimento do paciente, representante legal ou da família, em caso de falecimento.
	 
	Quando não há casos confirmados ou suspeitos de maus tratos a crianças, adolescentes e idosos, existe a obrigação legal de romper com segredo profissional.
	
	Se não houver pedido de informação nos casos de apuração de crimes relacionados à prestação de socorro médico ou de omissão de socorro, homicídio ou lesão corporal causados por integrantes da equipe de saúde, o estabelecimento e os profissionais estão obrigados a revelar as informações necessárias.
	
	
	
	
	
	
	
	
	A Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: Marque a opção correta abaixo sobre segredo profissional.
		
	
	
	 
	Manter em sigilo a informação pertinente só com aqueles que estão implicados no plano terapêutico, usando como critérios orientadores o bem-estar, a segurança física, emocional e social do indivíduo e família, assim como os seus direitos.
	
	Divulgar informações confidenciais que lhe fora revelado, acerca do indivíduo e família só nas situações previstas na lei, devendo, para tal efeito, recorrer a aconselhamento deontológico e jurídico.
	
	
	 
	Nenhuma das alternativas acima contemplam o segredo profissional, previsto pelos profissionais de Enfermagem.
	
	
	
	
	O consentimento esclarecido é um processo pelo qual os pesquisadores asseguram que os sujeitos das pesquisas serão informados exceto sobre:
		
	
	Os riscos potenciais,
	 
	a obrigação de participar até o final da pesquisa.
	
	Benefícios de participarem de um estudo.
	
	Possíveis desconfortos e incômodos.
	
	
	
	
	
	
	Dois documentos simples orientam e ordenam o desenvolvimento das normas e códigos de ética na investigação da biomedicina e da saúde: Codigo de Nuremberg e Codigo de Helsinque. Marque a afirmativa incorreta:
		
	
	Código de Helsinque trabalha as diferenças do ambiente terapêutico e não terapêutico.
	
	Código de Nuremberg surgiu na Segunda Guerra Mundial.
	 
	Código de Helsinque delineia aspectos da pesquisa envolvendo experimentos com seres humanos particularmente sobre os benefícios da pesquisa clinica.
	 
	Código de Helsinque surgiu na segunda guerra mundial
	
	
	
	
	Sobre o consentimento livre esclarecido marque a afirmativa incorreta. .
		
	 
	Eles devem ser informados quanto a seu pleno direito de desistir do estudo
	
	Deve-se ainda destacar os resultados em que a pesquisa foi conduzida e direcionada para a prática da assistência em Enfermagem.
	 
	Não é necessário falar da pesquisa. Importante é somente esclarecer os riscos que os sujeitos poderão sofrer.
	
	Necessário apresentar a pesquisa a todos os participantes para verificar o interesse na participação.
	
	
	
	
	
	A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.O Profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade,hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: Marque opção correta abaixo.
		
	
	Salvaguardar sempre, no exercício das suas funções e na supervisão das tarefas que delega, a privacidade, a intimidade e a coletividade da pessoa e assim revelar o segredo que lhe foi confiado.
	
	
	 
	Atendendo aos sentimentos de pudor e interioridade inerentes à pessoa, o enfermeiro assume o dever de: Respeitar a intimidade da pessoa e protegê-la de ingerência na sua vida privada e na da sua família.assim, salvaguardando o segredo profissional.
	
	
	
	O enfermeiro, ao acompanhar o doente nas diferentes etapas da fase terminal, assume o dever de: Não defender e não promover o direito do doente à escolha do local e das pessoas que deseja que o acompanhem na fase terminal da vida. E assim, pós morte, o enfermeiro poderá revelar o segredo que lhe fora revelado.
	A. V. L, 58 anos estava transitando pela rua quando observou uma pessoa caída desacordada na calçada de uma via pública. Este profissional de enfermagem não fez nenhum atendimento a vítima e também não chamou ajuda. Em seguida, chegou outra pessoa que fez o socorro a vítima, ligou para o 192 e realizou o ABC da vida. O paciente teve parada cardíaca e o socorrista realizou manobras de ressuscitação. Segundo o código de deontologia o que determina a omissão de socorro?
		
	
	A omissão de socorro consuma-se quando o agente presta o socorro devido ainda que outro o tenha feito posteriormente. E como consequência não tenha efetiva lesão da vítima.
	
	A omissão de socorro consuma-se quando o agente não presta o socorro devido a vítima por medo de errar.
	
	A omissão de socorro consuma-se quando o agente presta o socorro indevido à vítima.
	
	A omissão de socorro consuma-se quando o agente não presta o socorro por ausência de conhecimento científico.
	 
	A omissão de socorro consuma-se quando o agente não presta o socorro devido ainda que outro o tenha feito posteriormente. E como consequência, tenha efetiva lesão da vítima. Além da ausência de assistência, quando possível de fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.
	
	
	
	
	
	
	Segundo o artigo 135 do nosso Código Penal Brasileiro estará caracterizado a omissão de socorro quando o agente - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública. Diante da afirmação a natureza do perigo está configurada quando:
		
	
	A situação se configure baixa complexidade e não um perigo qualquer iminente.
	
	Apenas em situação que seja configurada infração penal.
	
	Apenas em situação que seja configurada infração administrativa.
	 
	A situação se configure um perigo grave e iminente. Ex: Infarto do Miocárdio.
	
	Agir de acordo com a necessidade, até em situação de heroísmo.
	
	
	
	(BOM DIA BRASIL - 29/07/14). C. G., de 57 anos, morreu no fim de semana, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Os bombeiros contam que a mulher recebeu os primeiros socorros na ambulância. Ao chegar ao hospital, foi atendida pelo do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Antes de olhar a paciente, a médica de plantão teria discutido, alegando que a unidade não tinha médicos. Diante do caso apresentado:
		
	
	Segundo o artigo 135 do nosso Código Civil Brasileiro estará caracterizado a omissão de socorro quando o agente - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.
	
	Segundo o artigo 135 do nosso Código Penal Brasileiro estará caracterizado a omissão de socorro quando o agente - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo com risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.
	
	Segundo o artigo 125 do nosso Código Penal Brasileiro estará caracterizado a omissão de socorro quando o agente - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.
	 
	Omissão de Socorro - Segundo o artigo 135 do nosso Código Penal Brasileiro estará caracterizado a omissão de socorro quando o agente - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.
	 
	Segundo o artigo 135 do nosso Código Penal Brasileiro estará caracterizado a omissão de socorro quando o agente - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à menor, ou à pessoa incapaz ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.
	
	
	
	
	A respeito do crime de omissão de socorro, assinale a opção correta.
		
	 
	A omissão de socorro classifica-se como crime omissivo próprio e instantâneo.
	
	impossível ocorrer participação, em sentido estrito, em crime de omissão de socorro
	
	impossível ocorrer participação, em sentido estrito, em crime de omissão de socorro e no segredo profissional.
	
	A criança abandonada pelos pais não pode ser sujeito passivo de ato de omissão de socorro praticado por terceiros.
	 
	O crime de omissão de socorro é admitido na forma tentada.
	
	
	
	A. C. L. enfermeiro de uma unidade hospitalar, está tratando de um paciente com complicações de HIV na clínica médica. Um paciente internado na mesma clínica perguntou para o profissional enfermeiro qual o diagnóstico do paciente internado na mesma enfermaria. De acordo com o Código de Ética do Profissional de Enfermagem qual a conduta do enfermeiro?
		
	
	comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar seu impedimento de revelar o segredo sobre o fato.
	
	deve ser obrigatória a revelação do segredo: após o falecimento do paciente portador de HIV.
	
	revelar o segredo, caso se torne o fato de conhecimento público e após solicitação dos familiares da pessoa envolvida.
	
	revelar o segredo, caso se torne o fato de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
	 
	manter segredo profissional para manter a integridade do paciente envolvido.
	
	
	
	
	
	
	
	A respeito do crime de omissão de socorro, marque a opção correta.
		
	
	É impossível ocorrer participação, em sentido estrito, em crime de omissão de socorro.
	
	A criança abandonada pelos pais não pode ser sujeito passivo de ato de omissão de socorro praticado por terceiros
	
	O crime de omissão de socorro é admitido na forma tentada e instantâneo
	
	O crime de omissão de socorro é admitido na forma tentada
	 
	A omissão de socorro classifica-se como crime omissivo próprio e instantâneo.