Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS AV 2014

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CCJ0100_AV_201407302213 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS      
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 0        Data: 22/11/2014 15:29:46 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 577019)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A pesquisa do antropólogo sobre novas culturas deve ser fundamentada na análise neutra do que é percebido. Quando ele, por algum erro, passa a considerar os aspectos de sua própria cultura como o padrão, a norma, passando a ver o diferente como errado, ele está assumindo uma postura?
		
	
	Naturalista
	
	Policêntrica
	
	Falocêntrica
	
	Egocêntrica
	 
	Etnocêntrica
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 235485)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais
		
	
	Politica, Psicologia Social e História
	 
	Antropologia, Sociologia e Politica
	
	Antropologia, Psicologia e Sociologia
	
	Sociologia, Historia e Antropologia
	
	Sociologia, Psicologia Social e Antropologia
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 75063)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(UFPE 2008) O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a ¿comunhão de valores morais¿ a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto:
		
	
	Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias.
	 
	Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal
	
	Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos
	
	Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública.
	
	Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 175331)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Roberto da Matta, em seu livro Relativizando, discute as principais diferenças entre ciências naturais e ciências sociais (e humanas). A compreensão destas questões permite afirmar que:
		
	
	Nas ciências sociais o investigador mantém sob controle o objeto de sua investigação, sem que este reaja a suas formulações.
	
	Enquanto os objetos das ciências naturais podem ser considerados complexos, os objetos das ciências sociais devem ser considerados simples.
	 
	Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisado.
	
	A principal característica das ciências sociais é o estabelecimento de uma distinção fortemente marcada entre a qualidade do sujeito e do objeto pesquisado.
	
	São considerados verdadeiros em ciências sociais apenas os conhecimentos que podem ser reproduzidos em condições controladas.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 270446)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Giddens define a Globalização como "a intensificação de relações sociais mundiais, unindo localidades distantes". Tal aproximação, no entanto, ocorre muitas vezes somente no mundo virtual. Muitos estudiosos atentam para:
		
	
	O fato da Globalização só trazer riqueza;
	
	A igualdade e inclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	O fato da Globalização só trazer benefícios;
	 
	A desigualdade e exclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	A distribuição igualitária de recursos virtuais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 243692)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles:
		
	
	Racional-legal, tradicional e valorativa.
	 
	Racional-legal, tradicional e carismática.
	
	Racional-legal, tradicional e burocrática.
	
	Racional-legal, afetiva e carismática.
	
	Religiosa, tradicional e carismática.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 42486)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"A sociologia se define não por seu objeto, mas pela abordagem - pela forma como pesquisa, analisa e interpreta os fenômenos sociais" (Cristina Costa). A partir dessa citação e com base no que foi estudado, explique a utilidade da sociologia na análise do mundo contemporâneo, apresentando, ao menos, dois exemplos de sua utilização.
		
	
Resposta: A sociologia é de fundamental importância para o mundo contemporâneo pois estuda as relações sociais em suas diversas formas de organização, nos fazendo ter conhecimento mais aprofundado do comportamento e da interação dos seres humanos em sociedade. A sociologia é utilizada para compreender as relações como exemplos em ambientes profissionais, nos ajudando a compreender os comportamentos, dentro do ambiente de convivência, dentro de situações específicas, também pode ajudar a compreender o comportamento de pessoas em um abiente de convívio familiar, ajudando a compreender os comportamentos e atitudes dentro daquela cultura familiar.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar que a Sociologia é utilizada em diferentes domínios da vida social, seja na formulação de políticas públicas, seja no processo de reconhecimento das diferenças culturais entres os indivíduos. Deverá apresentar dois exemplos coerentes da utilização dessa ciência na contemporaneidade.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 180963)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	STF reconhece união homoafetiva por unanimidade (O Estado de São Paulo, 05/05/2011) Os casais homossexuais têm os mesmos direitos e deveres que a legislação brasileira já estabelece para os casais heterossexuais. A partir da decisão de hoje do Supremo Tribunal Federal (STF), as uniões homoafetivas passam a ser tratadas como um novo tipo de família. O julgamento do Supremo, que aprovou por unanimidade o reconhecimento legal da união homoafetiva, torna praticamente automáticos os direitos que hoje são obtidos com dificuldades na Justiça e põe fim à discriminação legal dos homossexuais. "O reconhecimento, portanto, pelo tribunal, hoje, desses direitos, responde a um grupo de pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida", afirmou a ministra Ellen Gracie. As uniões homoafetivas serão colocadas com a decisão do tribunal ao lado dos três tipos
de família já reconhecidos pela Constituição: a família convencional formada com o casamento, a família decorrente da união estável e a família formada, por exemplo, pela mãe solteira e seus filhos. E como entidade familiar, as uniões de pessoas do mesmo sexo passam a merecer a mesma proteção do Estado. O texto se refere às uniões homoafetivas como um novo tipo de família. Tal afirmação pode ser considerada correta do ponto de vista antropológico? Justifique a resposta.
		
	
Resposta: Sim, com o passar do tempo o homossexualismo passou a ser aceito pela sociedade, e juntamente com isto passou a ser incorporado um novo tipo de família a sociedade, composta por casais homosexuais, ainda há muito preconceito e muitas culturas principalmente as mais religiosas que não aceitam.
	
Gabarito: Sim, porque o conceito de família, do ponto de vista socioantropológico contemporâneo, sofreu alterações e, junto com a família tradicional, outros modelos de família se impuseram, baseadas principalmente no princípio da afetividade.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 242219)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O ORGANICISMO CONSISTE EM:
		
	
	A PRIMEIRA CORRENTE TEÓRICA SISTEMATIZADA DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO.
	
	A EVOLUÇÃO DA MORFOLOGIA SOCIAL.
	 
	A CRENÇA DE QUE OS ORGANISMOS DOS INDIVÍDUOS DETERMINAM SUA CULTURA.
	
	A APLICAÇÃO DAS IDEIAS EVOLUCIONISTAS ÀS SOCIEDADES.
	 
	A CRENÇA DE QUE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS DIVERSAS PARTES QUE COMPÕEM A SOCIEDADE É SEMELHANTE À RELAÇÃO QUE GUARDAM ENTRE SI OS ÓRGÃOS DE UM ORGANISMO VIVO.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 268707)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto abaixo, depois escolha a opção que corresponde ao que está sendo apresentado.
Como tanto outros jovens,você, ao decidir cursar uma universidade, buscou os meios necessários para se graduar no curso que escolheu e assim tornar-se um profissional competente.
Sua ação, como a de tantos outros jovens, na concepção de Weber, refere-se:
		
	 
	ao indivíduo que age motivado por um fim ou objetivo e para isso organiza os meios necessários para alcança-lo.
	
	ao indivíduo que age motivado por estados emocionais e de humor que afetam a sua racionalidade.
	
	ao indivíduo que age motivado por tradições, hábitos ou costumes arraigados.
	
	ao indivíduo que age motivado pela crença em um valor que ele considera importante, independente do êxito desse valor na realidade.
	
	ao individuo que age motivado por ambições profissionais desconsiderando as ações de outros.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais