Buscar

AULA CRONOLOGIA DENTÁRIA -2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CESBA
CURSO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA ZOOTECNIA GERAL
GECILDA KEILA DOS SANTOS DINIZ
MÉDICA VETERINÁRIA
*
CRONOLOGIA DENTÁRIA
DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS 
*
INTRODUÇÃO
 O conhecimento da idade dos animais é naturalmente importante para adequarmos o seu acompanhamento e perspectivarmos a sua utilização futura. Se num animal criado para fins exclusivamente produtivos a idade nos dá uma noção eminentemente econômica do que ainda podemos esperar dele, já num animal de companhia e/ou lazer a idade é uma indicação precisa dos cuidados especiais a ter em cada fase da sua vida, de modo a podermos usufruir dessa relação durante o maior período de tempo possível. Em termos práticos, a idade implica uma variação do valor comercial do animal, assumindo assim uma importância decisiva na determinação do valor da sua transação. 
*
Os dentes são os órgãos que melhor registram a passagem do tempo, constando o seu exame do reconhecimento dos tipos de dentes incisivos presentes e do seu estado de erupção e desgaste (ou usuras). O exame dos dentes continua a ser o método mais utilizado para, de uma forma expedita e barata, estimar a idade dos eqüinos e outros animais.
*
A IMPORTÂNCIA DE SE SABER AVALIAR A IDADE DOS ANIMAIS PELOS DENTES :
 
Na compra de animais, para verificar o que realmente está se comprando; .
No auxílio a identificação de animais dentro de um plantel, quando se perdeu ou está em dúvida quanto a identificação do mesmo no registro de animais de origem desconhecida;
 Nos frigoríficos, para classificação das carcaças. 
 
*
Os dentes são estruturas internas da boca, que tem a função de cortar e triturar os alimentos reduzindo mecanicamente o tamanho das partículas para a degradação química e microbiológica dos alimentos, como também podem serem usados para infligir ferimentos e matar outros animais.
*
EXAME DA DENTIÇÃO
ATRAVÉS DA ARCADA DENTÁRIA.
AFERIÇÃO DA ÉPOCA DOS NASCIMENTO DOS DENTES.
MUDAS OU TROCAS DOS DENTES.
OBSERVAÇÃO DOS DESGASTES DENTÁRIOS.
*
ESTRUTURA DOS DENTES
Cada dente é composto por uma parte visível exteriormente, a coroa, e por uma parte interna, a raiz ou raízes. A zona estreita de separação entre a coroa e a raiz ou raízes é denominada colo do dente. No interior do dente encontra-se a cavidade pulpar, cuja forma se assemelha a do dente, e que nas raízes termina num orifício designado forâme apical ou apex, por onde passam os vasos e os nervos.
*
Raiz – está implantada nos maxilares e recoberta pela gengiva; 
 Cavidade dentária externa – localizada na mesa dentária, aparece somente quando há nenhum ou pouco desgaste dentário; 
 Germe – Substância de cor escura localizada no fundo da cavidade dentária;
*
Cavidade dentária interna – é uma abertura no ápice do dente, no interior da qual aloja-se a polpa dentária; Esmalte – é o revestimento externo dos dentes; Marfim – forma o corpo do dente e envolve a cavidade dentária interna;
 Mesa dentária – é a superfície mastigatória que se apóia entre o maxilar superior e inferior, ou seja, região de contato entre os dentes. 
*
Fonte: saúde animal
*
Fonte: saúde animal
*
Fonte: saúde animal
*
PARA AVALIAÇÃO DA IDADE EXISTEM TRÊS FASES DISTINTAS PARA EQUINOS
JOVEM-DO NASCIMENTO AOS TRÊS ANOS DE IDADE;
ADULTA- DOS TRÊS AOS DOZE ANOS;
SENIL ( VELHICE )-INICIA A PARTIR DOS 13 ANOS DE VIDA.
*
DISTRIBUIÇÃO DOS DENTES
O cavalo adulto possui 40 dentes e a égua 36, normalmente assim distribuídos: 12 incisivos, 6 superiores e 6 inferiores; 4 caninos, em geral ausentes nas fêmeas; 24 molares, distribuídos igualmente nas duas arcadas.
 Fórmula dentária do eqüino: Dentes decíduos (de leite) 2(I3/3 C0/0 P3/3) = 24 
Dentes definitivos 2(I3/3 C0/0 P3-4/3 M3/3) = 38-40 fêmeas 2(I3/3 C1/1 P3-4/3 M3/3) = 40-42 machos 
*
INCISIVOS 
Os incisivos centrais chamam-se pinças; os dois seguintes, um de cada lado são denominados médios; os últimos, nos extremos da arcada incisiva recebem o nome de cantos. Estes incisivos estão dispostos em duas arcadas – inferior e superior. 
*
FONTE:CAVALO.COM
*
FONTE: CAVALO.COM
*
*
	Os potros já nascem com os primeiros incisivos (pinças) ou os apresentam rompidos no máximo até o 10 dias de idade . Os segundos incisivos (médios) nascem entre 4 a 6 semanas de vida os terceiros (cantos) entre 6 e 9 meses . Os pré-molares da primeira dentição também podem eclodir antes do nascimento, mas muitas vezes eles só vão surgir após a 2 semana de idade. A dentição de leite do potro completa-se ao redor do 9 mês de idade com o nascimento dos terceiros incisivos (cantos). A dentição permanente começa com a troca dos superiores, entre dois anos e meio. 
*
	Depois é a vez de aparecerem os primeiros
molares, entre 9 e 12 meses de idade; dos
segundos molares aos 2 anos; das pinças permanentes e dos segundos pré-molares aos 2 ½ anos; dos médios permanentes, dos terceiros molares e terceiros pré-molares aos 3 ½ anos e dos cantos permanentes aos 4 ½ anos. 
*
Assim, um cavalo que apresentar os cantos permanentes nascidos terá ao redor de 5 anos. Depois desta idade a orientação passa a basear-se no grau de desgaste e na inclinação dos incisivos. 
*
UMA SEMANA
FONTE: CAVALO.COM
*
FONTE: CAVALO.COM
*
UM MÊS
FONTE: CAVALO.COM
*
SEIS A NOVE MESES
FONTE: CAVALO.COM
*
CINCO ANOS
FONTE: CAVALO.COM
*
DESGASTE (RASAMENTO E NIVELAMENTO) 
	O desgaste dos incisivos se revela na superfície mastigatória ou mesa dentária. A primeira etapa do desgaste do dente é o nivelamento, que nada mais é do que o desgaste dos bordos da superfície mastigatória anterior (que são mais salientes) até se igualar aos bordos posteriores. Nesta fase, portanto o dente esta nivelado. Nascendo uns depois dos outros, as pinças, os médios e os cantos se nivelam em épocas distintas e na mesma seqüência, prestando-se ao cálculo da idade; pinças, 6 anos; médios, 7 anos; cantos, 8 anos .
*
	Após os 8 anos, o elemento que serve para orientar o cálculo da idade do cavalo é o contorno da mesa dentária, que ao longo dos anos, passa pelas formas elíptica – dos dentes não nivelados; oval – dos nivelados; arredondada – dos não rasados; triangular – dos rasados; biangular – dos dentes demasiados gastos. 
*
FONTE: CAVALO.COM
*
Levando em conta que até a idade de 8 anos, o nivelamento permite cálculo da idade, a forma do contorno dentário, só passa a interessar após esta idade, e conseqüentemente depois de terem passado pela elíptica e a oval e a partir da época em que arredondam, o que se dá na seguinte ordem: pinças aos 9 anos; médios aos 10 anos; cantos aos 12 anos. Depois disto, os incisivos tendem a triangularidade – as pinças aos 13 e14 anos e todos os incisivos inferiores aos 17 anos. Nessa idade, a retração gengival também é notória. Aos 18 anos, as mesas das pinças passam a ser biangulares e aos 20 anos, todos os incisivos inferiores deverão apresentar tal formato. Depois dessa idade, os sinais tornam-se vagos, justificando a classificação dos cavalos com velhos, muito velhos ou demasiado velhos. 
*
Perfil da articulação 
	O perfil da articulação dos incisivos superiores vai se modificando com a idade. Nos indivíduos jovens, é arqueada, mas, à medida que os cavalos envelhecem, muda para angular, tanto mais aguda quanto mais velho for o animal. Isso decorre de modificação provocada pelo uso e que faz o implante alveolar dos dentes inclinar-se para fora. 
*
FONTE:CAVALO.COM
*
IRREGULARIDADES 
Existem fatores que podem alterar a evolução comum aos dentes, como por exemplo, em animais de raças precoces, as mudas ocorrem mais cedo. A presença de dentes extranumerários acarreta usura anormal e, portanto desgaste diferenciado. 
*
O comprimento natural da parte livre do incisivo, dos 5 aos 13 anos de idade é de cerca de
15 mm e o gasto anual é de 3 mm, porém o comprimento não se altera, porque a usura é logo compensada pelo crescimento. Todavia, quando o dente é muito duro, a cada 3 mm acima de 15 mm indicam um ano a mais sobre a idade indicada pela mesa dentária. 
*
	Não podemos nos esquecer que se tem tornado prática comum na medicina veterinária o tratamento dos dentes a partir da evolução das técnicas da odontologia eqüina, fato este que pode causar falsas impressões quanto ao formato ou mesmo desgaste da arcada dentária. 
*
Avaliação dos dentes através dos incisivos inferiores.
1° Período – erupção dos decíduos: Pinças – até o fim da primeira semana Médios – no fim do primeiro mês Cantos – no sexto mês, alcançando o nível dos demais até o décimo mês. 
*
Fonte: saúde animal
*
Fonte: saúde animal
*
2° Período – rasamento dos decíduos: Pinças – com 1 ano Médios – com 1 ½ anos Cantos – com 2 anos. 
 3° Período – mudas: Pinças – surgem aos 2 ½ anos e estão crescidos aos 3 anos Médios – surgem aos 3 ½ anos e estão crescidos aos 4 anos Cantos – surgem aos 4 ½ anos e estão crescidos aos 5 anos. 
*
Fonte: saude animal
*
Fonte: saúde animal
*
4° Período – rasamento dos definitivos: 
 Pinças – aos 6 anos 
 Médios – aos 7 anos 
 Cantos – aos 8 anos. 
*
Inferior: 6 anos
Inferior: 7 anos
Inferior: 8 anos
*
Quando um dos maxilares apresenta comprimento anormal, o atrito entre as arcadas é imperfeito, de modo que a usura de alguns ou de todos os incisivos não se processa regularmente. Assim como os animais que tenham o vício de engolir ar (aerofagia) revelam desgaste excessivo dos dentes. 
*
Aos 8 anos surge, nas pinças e nos médios, a estrela dentária, sob a forma de um traço amarelado, paralelo ao bordo-anterior. Ao mesmo tempo a mesa das pinças apresenta contorno oval. 
5° Período – arredondamento: Pinças – aos 9 anos Médios – aos 10 anos Cantos – entre 11 e 12 anos. 
*
A mesa dentária, de oval passa a redonda, apresentando o bordo posterior arredondado e o diâmetro transversal sensivelmente igual ao Antero-posterior. Ao mesmo tempo ocorre o rasamento dos incisivos superiores homólogos. Aos 9 anos, o esmalte central é visível em todos os dentes, sob a forma triangular e a estrela dentária também esta presente. 
*
Aos 10 anos, o esmalte central diminui a estrela ocupa o centro da mesa. Aos 12 anos, o esmalte apresenta forma circular e fica mais próximo do bordo posterior. Entre 12 e 14 anos, o esmalte central desaparece, nos incisivos inferiores, acusando o nivelamento dos mesmos.
 6° Período – triangularidade: Pinças – aos 14 anos Médios – aos 15 anos Cantos – entre 16 e 17 anos. 
*
Neste período, a estrela ocupa posição central e mostra forma circular. A incidência das arcadas apresenta perfil anguloso.
7° Período – biangularidade: Pinças – aos 18 anos Médios – aos 19 anos Cantos – aos 21 anos 
*
Neste período, poderá se notada novamente a "cauda de andorinha" e caracteriza-se também pelo nivelamento de todos os incisivos. A partir daí então, os dentes vão se tornando biangulares e fica cada vez mais difícil calcular a idade do animal.
*
Fonte: cavalo.com
*
Depois, os dentes aparecem cada vez mais longos, com a parte livre convergindo para o plano médio das arcadas, cujo perfil se aguça. Mais tarde, os incisivos se transformam em tocos, com falhas no esmalte e moldura. A queda dos dentes só ocorre em animais muito velhos. 
 
*
 Um defeito grave de dentição, em conseqüência da posição incorreta dos maxilares, observado com freqüência em nossos pôneis é o chamado "prognatismo", que pode ser inferior ou superior, onde as arcadas não se ajustam.
*
 CAPRINOS E OVINOS
*
DENTIÇÃO NOS CAPRINOS E OVINOS
DENTES 1º DENT. 2º DENT. DESGATE
PINÇAS 3-5 DIAS 12-18 M 4 ANOS
1º MÉDIOS 3-5 DIAS 18-22 M 5 ANOS
2º MÉDIOS 8-12 DIAS 24-30 M 6 ANOS
CANTOS 25-30 DIAS 34-38 M 7 ANOS
*
*
*
BOVINOS E BUBALINOS
 Primeira Muda:
 Bubalinos - substituição das pinças de leite e evolução dos definitivos. Este evento ocorre na idade aproximada de 2,5 a 3 anos.
 Bovinos - substituição das pinças de leite e evolução dos definitivos. Esse evento ocorre na idade aproximada de 2 a 2,5 anos.
*
Segunda Muda:
Bubalinos - substituição dos primeiros médios de leite e evolução dos definitivos.  Isto se dá na idade aproximada de 3,5 a 4 anos.
Bovinos - substituição dos primeiros médios de leite e evolução dos definitivos. Isto se dá na idade aproximada de 3 a 3,5 anos.
*
Terceira Muda:
 Bubalinos - substituição dos segundos médios de leite e evolução dos definitivos. Esse evento ocorre por volta de 4 a 5 anos de idade.
 Bovinos - substituição dos segundos médios de leite e evolução dos definitivos. Esse evento ocorre por volta dos 3,5 a 4  anos de idade.
*
Quarta Muda:
Bubalinos - os cantos de leite são substituídos pelos definitivos entre 5 e 5,5 anos.
 Bovinos - os cantos de leite são substituídos pelos definitivos entre 4,5 e 5 anos.
*
Animal até a desmama
 O desgaste ainda é pequeno, pois o animal se alimenta basicamente de leite. 
 
Animal com 1 ano de idade Notem o desgaste das pinças e dos médios .
 
Animal sobre ano (18meses)
 Observe que as pinças estão prestes a cair .
 
 Fonte : limousin.com.br
*
Queda das pinças De 18 a 24 meses Crescimento total das pinças De 24 a 28 meses Queda dos 1ºs médios De 28 a 34 meses 
 
Crescimento dos 1ºs médios De 34 a 38 meses Crescimento dos 2ºs médios De 42 a 48 meses Queda dos cantos De 48 a 54 meses 
 
 Fonte : limousin.com.br
*
Crescimento dos cantos De 54 a 60 meses Razamento dos dentes 9 anos Razamento total dos dentes e inicio da
 perda dos definitivos Acima de 10 anos 
 
 
 Fonte : limousin.com.br	
*
Arcada dentária de bovino com idade aproximada de 3,5 a 4 anos (3ª Muda)
*
Arcada dentária de bubalino com idade inferior a 2,5 anos (dentição de leite).
*
FÓRMULA DENTÁRIA E TEMPO DE ERUPÇÃO PARA OS DENTES PERMANTES
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
CUNNINGHAM, J. G. Tratado de Fisiologia Veterinária. Rio de Janeiro, Guanabara, 1993. 454p.
Getty, R. Anatomia dos Animais Domésticos de Sisson e Grossman. 1ª Edição. (Ed. C.E. Rosenbaum, N. G. Ghoshal,D. Hillmann). Interamericana Ltd., Rio de Janeiro, 1981. 381-421p
Junqueira, L. C.; Carneiro, J. Histologia Básica. 8ª Edicão.Guanabara Koogan S.A, Rio de Janeiro,1995. 192p.
RECCE, W.O. Fisiologia de Animais Domésticos. Rio de Janeiro, Guanabara, 1996.350p.
 
http://www.saudeanimal.com.br/artig112.Htm.Acesso em:05-08-2015
http://www.cavalo.com.br/idade/equino.Htm.Acesso em:05-08-2015
http://www.limuosin.com.br/idade.Htm.Acesso em : 05-08-2015
http://www.ruralnews.com.br/pecuaria/bufálos.Htm.Acesso em: 05-08/2015
*
MUITO OBRIGADA
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais