Buscar

Caso Concreto - aula direito PSICOLOGIA 09

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caso Concreto 9
1- Utilizando os meios de comunicação, faça uma pesquisa buscando reportagens em que você deverá identificar uma situação de psicopatia e uma situação de transtorno de personalidade antissocial, apontando as diferenças entre estes fatores, segundo os
parâmetros estabelecidos por Trindade (2007) nesta aula.
Psicopatia
“Chico Picadinho” (Francisco da Costa Rocha) – Assassinava e esquartejava mulheres, foi preso e após o cumprimento da pena voltou a cometer novos crimes.
Psicopatia é um termo que vem se tornando popular. É frequentemente utilizado em pareceres jurídicos e documentos legais, especialmente em perícias que interessam à área do direito penal e em alguns casos de matéria civil. No entanto, o termo ainda é muitas vezes utilizado num sentido amplo e não técnico, servindo para nomear distintas situações, nem todas adequadas às características que performam o construto moderno da psicopatia.
Transtorno de personalidade antissocial
“Pedrinho Matador” - Pedro Rodrigues Filho - A violência apareceu antes mesmo de seu nascimento. Ele veio ao mundo em 1954, numa fazenda em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, com o crânio ferido, resultado de chutes que o pai desferiu na barriga da mãe durante uma briga. Pedrinho Matador relata que teve vontade de matar pela primeira vez aos 13 anos. Após começar sua vida criminal na década de 70, matou mais de 100 pessoas e viveu 38 anos atrás das grades. Matou o pai com 22 facadas por vingança de morte da sua mãe, que foi morta pelo pai com 21 facadas e ainda mastigou o coração e cuspiu no corpo de seu pai.
O transtorno de personalidade antissocial é uma condição de saúde mental na qual a pessoa tem um padrão à longo prazo de manipular, explorar e violar os direitos dos outros. Frequentemente, este comportamento é criminoso. 
Os profissionais de saúde mental classificam os transtornos em: Antissocial; Esquiva; Limítrofe; Dependente; Histriônica; Narcisista; Obsessivo-compulsiva; Paranoide; Esquizoide e Esquizo-típica.
Diferença entre elas:
São dois conceitos diferentes. A distinção de transtorno de personalidade anti-social é baseado predominantemente em critérios comportamentais, enquanto o diagnóstico de psicopatia está mais relacionado aos traços de personalidade.
O diagnóstico de Transtorno de Personalidade Anti-Social (adultos, maiores de 18 anos) é baseado predominantemente em critérios comportamentais, enquanto o diagnóstico de Psicopatia está mais relacionado aos traços de personalidade.
2- A respeito de bullying, assinale a opção correta.
Trata-se de um fenômeno que pouco interfere na aprendizagem no desenvolvimento cognitivo sensorial e emocional das crianças e adolescentes, visto que, nessa fase pode ser percebido como brincadeira normalmente leva o sujeito a reagir intensamente em fase de desafio decorrentes em intensão social. 
Auxilia os alunos a desmascarem espaço tanto no ambiente escolar quanto na vida já que todos envolvidos são levado a repensar na sua vida social. 
O quadro de bullying estar caracterizado quando o aluno mais forte passa a perseguir excluir e ridicularizar um colega mesmo que seja a única vez demostrando atitude comportamento segrecionista .
Corresponde a um conjunto de atos agressivos e sistemáticos contra criança ou adolescente, sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores; a interação entre vítima e agressor é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade, tendo a vítima pouco ou quase nenhum recurso para evitar a agressão ou dela se defender.
As consequências de quem sofrem bullying são em geral prejudicial ao seu desenvolvimento físico mas nem sempre o desenvolvimento emocional.
3 - O assédio moral está na raiz de doenças ocupacionais, psíquicas e somáticas. Sobre essa forma de violência no ambiente de trabalho, é correto afirmar que:
O conceito de assedio estar restrito ao superior e ao subordinado.
O assedio moral e e equivalente ao assedio sexual implica favores sexual.
O problema se dar ao individuo devendo ao empresa a se manter neutra equidistante.
O conceito de assedio moral diz respeito a humilhação ofencas feita sempre em publico.
 o assédio moral é caracterizado pela permanência e intencionalidade da conduta ofensiva

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais