Buscar

Características das Imunidades Inatas e Adaptativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CARACATERISTICAS PRINCIPAIS DAS RESPOSTAS IMUNES ADAPTATIVAS 
(fonte: Imunologia Básica - Abbas e Lichtman. 6 ed - Parte 2
Especificidade e diversidade. Respostas imunes são especificas para antígenos distintos. As partes de tais antígenos que são especificamente reconhecidas por linfócitos individuais são denominadas determinantes ou epítopos. Esta fina especificidade existe por que os linfócitos individuais expressam receptores de membrana que podem distinguir sutis diferenças na estrutura entre epítopos distintos.
Memória. Exposição do sistema imune a um antígeno estranho aumenta sua habilidade em responder novamente àquele antígeno. Respostas a uma segunda exposição ou exposições subsequentes ao mesmo antígeno, denominadas respostas imunes secundarias, normalmente são mais rápidas, maiores e, com frequência, quantitativamente diferentes da primeira resposta imune, ou primária, àquele antígeno.
A memoria imunológica ocorre porque cada exposição a um antígeno gera células de memoria de vida longa e especificas para aquele antígeno, e são mais numerosas do que os linfócitos imaturos específicos para o antígeno que existia antes da exposição ao antígeno. Além disso, as células de memória tem características especiais que as tornem mais eficientes em responder e eliminar um antígeno do que os linfócitos imaturos que não foram previamente expostos aos antígenos.
Expansão clonal. Linfócitos específicos para um antígeno se submetem a considerável proliferação após a exposição a um antígeno. O termo expansão clonal se refere a um aumento no número no numero de células que expressam receptores idênticos para o antígeno e , assim, pertencem a um clone. Este aumento nas células especificas para um antígeno permite adaptação da resposta imune em manter o ritmo com os patógenos infecciosos em rápida divisão.
Especialização. A imunidade humoral e imunidade mediada por células são elicitadas por diferentes classes de microrganismos ou pelo mesmo microrganismo em diferentes estágios de infecção (extraceular ou intracelular) e cada tipo de resposta imune protege o hospedeiro contra a classe de microrganismo.
Contração e hemostasia. Todas as respostas imunes normais normalmente diminui com o tempo após a estimulação pelo antígeno, assim, o seu estado de repouso basal, o estado chamado hemostasia.
Não reatividade ao próprio. Habilidade em reconhecer, responder e eliminar antígenos estranhos (não próprios) em quanto não reagem negativamente a suas próprias substancias antigênicas. A irresponsividade imunológica também e chamada d tolerância. A tolerância aos próprios antígenos é também chamada de autotolerância. Anormalidades na indução ou manutenção da auotolerancia levam a respostas imunes conta os próprios antígenos, o que pode resultar em distúrbios denominados doenças autoimunes.
CARACTERISTICAS COMPARATIVAS DAS IMUNIDADES INATA E ADAPTIVA 
As respostas imunes inatas aos microrganismos são imediatas e não necessitam de uma primeira exposição ao microrganismo. Em outras palavras, as células e moléculas afetoras imunes inatas estão completamente funcionais mesmo antes da infecção ou são rapidamente ativadas pelos microrganismos para prevenir, controlar ou eliminar infecções. Em contrapartida, as respostas imunes adaptativas efetivas a um microrganismo recentemente introduzido se desenvolvem ao longo de vários dias como clones de linfócitos, se expandem e se diferenciam em células afetoras funcionais. 
Não há alteração considerável na qualidade ou na magnitude da resposta imune inata ao microrganismo após exposição repetida, ou seja, existe pouca ou nenhuma memoria. Em contrapartida, a exposição repetida a um microrganismo aumenta a rapidez, magnitude e efetividade das respostas imunes adaptativas.
A resposta imune inata é ativada pelo reconhecimento d um quadro relativamente limitado de estruturas moleculares que são produtos dos microrganismos ou são expressas por células do hospedeiro que estão mortas ou lesionadas. É estimado que o sistema imune inato reconhessa somente cerca de 1.000 produtos de microrganismos ou células danificadas. Em contrapartida, o sistema imune adaptativo potencialmente pode reconhecer milhões de diferentes estruturas moleculares de microrganismos e, também, antígenos ambientais não microbianos, assim com os próprios antígenos que normalmente estão presentes em tecidos saldáveis.

Continue navegando