Buscar

CONCESSÃO DO INDULTO NATALINO E COMUTAÇÃO DE PENAS cinal APRESENTAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONCESSÃO DO INDULTO NATALINO E COMUTAÇÃO DE PENAS
DISCENTE: ALEX SANDRO VASCONCELOS DE ARAÚJO
ORIENTADOR: NADSON GUTEMBERG
CURSO: DIREITO
PERÍODO: 3º
CONCEITO: 
INDULTO ESPÉCIE DE CLEMENTIA PRINCIPIS, CONSISTENTE EM RENÚNCIA DO ESTADO AO DIREITO DE PUNIR, NAS CONDIÇÕES DISCRICIONARIAMENTE, EM FAVOR DA COLETIVIDADE DE CONDENADOS BEM COMO ANISTIANDO INDIVIDUALMENTE OS APENADOS QUE SE ENQUADRAM NO DECRETO LEI QUE É ESPECÍFICO A CADA ANO DE SUA PUBLICAÇÃO.
DECRETO LEI: 
 É UM ATO DE CLEMÊNCIA DO PODER PÚBLICO AOS APENADOS DE BOM COMPORTAMENTO E QUE PREENCHAM OS REQUISITOS EXPRESSOS NO DECRETO LEI, PUBLICADO TRADICIONALMENTE NAS FESTIVIDADES DO FINAL DE ANO.
SAÍDA TEMPORÁRIA:
PREVISTA NA LEI DE EXECUÇÕES PENAIS (LEP) É AUTORIZADA PELO JUIZ PARA OS PRESOS DO REGIME SEMIABERTO EM CASOS ESPECÍFICOS, INCLUSIVE POR OCASIÃO DO NATAL.
A SAÍDA TEMPORÁRIA NÃO PODE SER SUPERIOR A SETE DIAS, MAS É POSSÍVEL RENOVAÇÃO POR QUATRO VEZES DURANTE O ANO. O JUIZ PODE DEFINIR QUE HAJA MONITORAÇÃO ELETRÔNICA, O QUE JÁ É PRATICADO EM ALGUNS ESTADOS. 
COMUTAÇÃO:
COMUTAÇÃO NO LATIM SE ESCREVE COMMUTATIONE E SIGNIFICA MUDANÇA, PERMUTAÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO. ASSIM, COMUTAÇÃO DE PENA REFERE-SE A SUBSTITUIÇÃO DE UMA PENA OU SENTENÇA MAIS GRAVE POR UMA MAIS BRANDA/LEVE.
A SUBSTITUIÇÃO DA PENA, POR EXEMPLO, PRIVATIVA DE LIBERDADE PODE SER MUDADA PARA UMA PENA RESTRITIVA DE DIREITOS, A QUAL É MAIS LEVE QUE A PRIMEIRA. TAL SUBSTITUIÇÃO É DELIBERADA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
COMUTAÇÃO:
O INSTITUTO DA COMUTAÇÃO DE PENA SURGIU EM RAZÃO DA NECESSIDADE DE DIMINUIÇÃO DO CONTINGENTE PRISIONAL VERIFICADO NA RESOLUÇÃO Nº 16, DO SÉTIMO CONGRESSO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A PREVENÇÃO DO CRIME E TRATAMENTO DOS DELINQUENTES.
 A COMUTAÇÃO É A REDUÇÃO DA PENA TOTAL DE ACORDO COM ESPECIFICAÇÕES DO DECRETO LEI DO INDULTO NATALINO PUBLICADO AOS FINAIS DE ANOS.
ANISTIA:
A ANISTIA É UMA DAS CAUSAS DE EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE PREVISTA NO ART.107, II DO CÓDIGO PENAL. SEGUNDO DAMÁSIO DE JESUS, "A ANISTIA OPERA EX. TUNC , I.E., PARA O PASSADO, APAGANDO O CRIME, EXTINGUINDO A PUNIBILIDADE E DEMAIS CONSEQÜÊNCIAS DE NATUREZA PENAL"(JESUS, P. 604). 
ENTÃO, CASO O SUJEITO VIER A PRATICAR UM NOVO CRIME, NÃO SERÁ CONSIDERADO REINCIDENTE. ELA "RESCINDE A CONDENAÇÃO, AINDA QUE TRANSITADA E JULGADO".(FÜHRER, P. 118).
 
DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CRIMINAL PENITENCIÁRIA:
É O ORGÃO QUE ANALISA AS SUGESTÕES E PROPOSTAS ENVIADAS POR CIDADÃOS E INSTITUIÇÕES,REALIZANDO AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER A QUESTÃO E APRIMORAR O INDULTO NATALINO.
QUALQUER PESSOA INTERESSADA PODE PÁRTICIPAR DA AUDIÊNCIA E APRESENTAR SUGESTÕES. 
NOVA CHANCE:
NO ENTANTO UMA PARCELA É AGRACIADA COM ESTE BENEFICIO RETORNANDO AO CONVÍVIO EM SOCIEDADE COM SEUS ENTES QUERIDOS, TENDO O DIREITO A UM NOVO RECOMEÇO ATRAVÉS DE ANISTIA, COMUTAÇÃO E SAÍDA TEMPORÁRIA.
LIVRE NOVAMENTE COMO CIDADÃO E PESSOA, SENDO RETIRADO DO CONVÍVIO EM CÁRCERE ONDE SOMOS SABEDORES QUE A CONVIVÊNCIA EM PRESÍDIOS SÃO VERDADEIRAS UNIVERSIDADES DO CRIME E DE VIOLÊNCIAS. 
RECEIO DA SOCIEDADE:
NO LADO OPOSTO EXISTE A SOCIEDADE QUE SOFRE COM OS CRIMES COMETIDOS POR PESSOAS QUE FORAM BENEFICIADAS COM O INDULTO E PRESSIONAM PARA NÃO HAVER MAIS ESTE BENEFICIO TIRANDO O DIREITO DE PESSOAS RECUPERADAS DE SEREM REINTEGRADAS AO CONVÍVIO EM SOCIEDADE NOVAMENTE.
RECEIO DA SOCIEDADE:
PESSOAS NÃO MERECEDORAS CONSEGUEM O BENEFÍCIO POR SE ENQUADRAR NOS REQUISITOS CONSTANTES NO DECRETO LEI PRESIDENCIAL, MANCHANDO O REAL MOTIVO DO INDULTO QUE É A RECUPERAÇÃO E RESOCIALIZAÇÃO DE UMA PESSOA QUE COMETEU UM CRIME A SOCIEDADE.
ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTAS:
A PROPOSTA DO CNCPC SERÁ AVALIADA PELO MINISTRO DA JUSTIÇA ANTES DE SER ENCAMINHADA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. A PREVISÃO É DE QUE CERCA DE 4,5 MIL PESSOAS GANHEM A LIBERDADE AO LONGO DE 2013. AS COLABORAÇÕES PODEM SER ENCAMINHADAS PARA O E-MAIL JUSSARA.RIBEIRO@MJ.GOV.BR , PARA O FAX (61) 2025-9838 OU PARA O ENDEREÇO CNPCP, MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, EDIFÍCIO SEDE, 3º ANDAR, SALA 303, ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS, CEP 70.064-900, BRASÍLIA (DF).
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.jusbrasil.com.br/topicos/291627/indulto
http://oab-pr.jusbrasil.com.br/noticias/100014502/governo-recebe-sugestoes-para-regras-do-indulto-natalino-de-2012
http://fjmadv.blogspot.com.br/2012/01/indulto-de-natal-2012.html
http://jus.com.br/revista/texto/970/anistia-graca-e-indulto-renuncia-e-perdao-decadencia-e-prescricao#ixzz2BuwYU7ze

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando