Buscar

Questões das aulas de Metodologia da pesquisa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gostou? Não esqueça de aprovar!!! Essa ajuda vai demorar menos da que você está precisando...
Fernanda Fairbanks
Questões de Metodologia da pesquisa
Aula 1
Pesquisar na internet é algo viável e interessante hoje em dia, mas necessita de normas que possam orientar os pesquisadores. Nesse sentido, é importante respeitar:	
os critérios do Governo vigente sobre a pesquisa acadêmica
os critérios de cada Universidade
os critérios de cada professor-orientador
os critérios discentes
às normas de utilização da ABNT
Leia atentamente o trecho a seguir e depois marque a opção correta. "A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico. Podemos, assim, indicar os três elementos que caracterizam a pesquisa: a) o levantamento de algum problema; b) a solução à qual se chega; c) os meios escolhidos para chegar a essa solução, a saber, os instrumentos científicos e os procedimentos adequados" (RAMPAZZO, 2005, p.49). Entende-se por procedimento reflexivo e sistemático:	
O estudo que se reduz à mera cópia ou transcrição, um relatório dos resultados.
O estudo que reflete a opinião dos autores sem a necessidade de comentários do estudante.
A consulta bibliográfica em catálogos para coleta de dados.
A leitura rápida, sem a necessidade de fichamentos, ponderações e de forma livre.
O pensar, refletir, discutir, perguntar, criticar, descobrir, seguindo um método rigoroso, minucioso aceito pela comunidade científica.
Assinale os objetivos da pesquisa:
I. Contribuir para o avanço da ciência.
II. Descrever os aspectos sociais e econômicos das populações em geral.
III. Definir evidências da verdade científica .
IV. Responder a uma pergunta de interesse para a comunidade científica ainda não respondida anteriormente de relevância para o interesse social.
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas II e IV estão corretas.
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
As afirmativas I e IV estão corretas.
Marque a opção cuja característica NÃO esteja nos objetivos da pesquisa descritiva
As pesquisas descritivas normalmente não se preocupam em assumir a forma de levantamento. 
Pesquisas eleitorais que indicam a relação entre preferência partidária e escolaridade
Levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população 
Estudar o nível de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade, suas condições de habitação, nível de criminalidade, etc
Estudar as características de um grupo: distribuição por idade, sexo, escolaridade, estado de saúde, etc
A relação entre ensino e pesquisa foi apresentado por Wilhelm Von Humboldt, em 1810, na Universidade de Berlim. No Brasil, isso entrou em vigor em 1968. Com base nisso, podemos concluir que:	
ainda somos um país novo em termos de investimento nessa relação, já que isso é uma atividade relativamente nova em nossa história.
nenhuma das assertivas acima.
no Brasil, estamos amadurecidos nessa área ao longo de muito tempo de investimento em pesquisa.
estamos dentro de uma projeção histórica de investimento em pesquisa e acompanhamos o modelo europeu desde seu inicio.
não temos ainda interesse em associar pesquisa e ensino.
A novela Escrava Isaura, retratou a luta abolicionista no Brasil tendo como fio condutor a paixão doentia de um senhor por sua escrava branca. Uma novela chamada "novela de época" de autoria de Gilberto Braga e veiculada nos anos de 1976 e 1977. Para investigar a época abolucionista no Brasil e suas particularidades, o autor realizou que tipo de pesquisa?	
Campo
Histórica
Aplicada
Quantitativa
Pura
Aula 2 
O primeiro passo no caminho da elaboração de um trabalho acadêmico, conforme a aula 2, é a ________________ que exige do pesquisador, entre outras competências, considerar tendências e preferências pessoais e profissionais , aptidões, tempo disponível e recursos materiais, vindo a possibilitar o desenvolvimento do estudo.	
escolha do tema
delimitação do tema
bibliografia
problematização do tema
revisão de literatura
AO PREPARAR UM TRABALHO DE PESQUISA, O PESQUISADOR DEVE:	
ESCOLHER UM TEMA INOVADOR MESMO QUE O PRAZO SEJA LIMITADO.
ESCOLHER UM TEMA DELIMITADO PARA NÃO PRECISAR PROBLEMATIZAR.
ESCOLHER BEM O TEMA E PROBLEMATIZAR A FIM DE OBTER SOLUÇÕES.
ESCOLHER UM TEMA CONHECIDO PARA NÃO TER PROBLEMAS COM A BIBLIOGRAFIA
ESCOLHER UM TEMA GERAL E TRAÇAR OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS.
Sobre a delimitação de um tema para uma pesquisa, existem alguns critérios. Verifique a citação abaixo e aponte qual critério foi esquecido pelo suposto pesquisador em ambos os casos narrados. CASO 1: Imagine que um estudioso resolveu fazer uma pesquisa sobre as relações sociais entre os índios ianomâmis sem, todavia conhecer as particularidades da pesquisa antropológica, não dominar a língua ianomâmi, não poder se deslocar para a reserva indígena. CASO 2: Um pesquisador ficou muito entusiasmado quando ouviu dizer das novidades no Direito Civil Húngaro. Assim, elaborou um projeto de pesquisa e escolheu para assunto o princípio da informação, a partir da comparação entre o Direito do Consumidor húngaro e o brasileiro. O fato é que não fala húngaro, nunca viajou à Hungria.	
O caso 1 mostra que o tema deve ser genérico; no caso 2, não observou que o tema deve ser viável.
O caso 1 mostra que o tema deve ser amplo; no caso 2, não considerou que o tema deve respeitar as exigências institucionais.
O caso 1 mostra que o tema deve ser acessível às suas condições, o tema é obviamente inacessível; no caso 2, temos uma pesquisa igualmente inacessível pelo desconhecimento do idioma estrangeiro.
O caso 1 mostra que o tema pode ser exequível no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
O caso 1 mostra que o tema não precisa ser delimitado no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser factível.
Na seleção de um tema, a opção por um que seja atual e controvertido nos leva a enfrentar algumas dificuldades: carência de bibliografia teórica adequada, dificuldade para detectar sites ou fontes de pesquisas virtuais confiáveis, etc. Qual opção abaixo condiz com uma conduta de sua parte que vise evitar tais problemas:	
Buscar orientação religiosa ou espiritual
Conversar com sua família e buscar orientação com pessoas de diversas áreas de estudo que possam lhe sugerir o melhor caminho.
Buscar escutar tudo que seus colegas de universidade sugerem sem refletir demasiadamente a respeito a fim de evitar racionalizar demais sua escolha.
Conversar com pessoas leigas e que não foram contaminadas pelo ranço acadêmico
Dialogar bastante com seu orientador ou com seu professor-tutor a fim de buscar a direção adequada de alguém especializado e experiente.
O tema representa o objeto da pesquisa. Por objeto, entende-se aquilo que é pensado, que será investigado (LALANDE, 1993). Assim, o tema deve ser mais restrito que o assunto, ainda que faça parte dele. O que se constitui propriamente um tema?	
O tema é uma possível resposta à questão estabelecida no projeto de pesquisa.
O tema é uma situação que provoca questões e pode ser definida pela vivência do pesquisador.
O tema são exemplos de questões que envolvem projeto tecnológico.
O tema é um planejamento detalhado por escrito para realizar a pesquisa.
O tema é o aspecto do assunto que se deseja abordar, provar ou desenvolver.
Após se identificar com um assunto, o aluno precisa encontrar um tema para desenvolver seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Deve-se tomar cuidado para que o tema não seja um problema que fuja ao controle do aluno. Neste sentido, um tema NÃO deve ser:	
controvertido
amplo
exequível
atual
acessível
Aula 3 
Numa pesquisa deve-se evitar o uso de manuais, porque são publicações
didáticas que apresentam uma abordagem inicial e superficial sobre os temas discutidos. Tais publicações servem ao propósito de despertar o interesse do estudante, mas não são recomendáveis para um pesquisa acadêmica. Sobre este ponto assinale a opção correta:	
A pesquisa bibliográfica poderá ser integralmente constituída por manuais didáticos, fontes secundárias que auxiliam o estudo.
A pesquisa bibliográfica prévia é etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho.
Todos os dados utilizados em uma pesquisa podem provir de fontes variadas, científicas ou não, pois não há tanto rigor nesta parte da pesquisa.
Deve-se usar fontes primárias que são manuais, enciclopédias, indexadores, fichamentos de obras originais.
A pesquisa bibliográfica não é essencial para um trabalho acadêmico, porque não precisamos indicar a fonte.
Observe a citação e marque a opção correta quanto à classificação das fontes em primária e secundária, numa pesquisa bibliográfica. "Immanuel Kant, segundo Abbagnano (1982), teria deslocado o termo racionalismo do sentido religioso para o aspecto filosófico de uma investigação sobre a origem do conhecimento. "	
Os autores apresentados sugerem a ideia de fontes secundárias.
Os autores mencionados expressam o sentido de fontes terciárias.
O autor Immanuel Kant é a fonte primária; Abbagnano, a fonte secundária.
O autor Abbagnano é a fonte primária; Immanuel Kant, a fonte secundária.
Os autores mencionados expressam o sentido de fontes primárias.
A _______________ implica em um conjunto ordenado de procedimentos de busca por soluções, atento ao objeto de estudo, que recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema e por tais motivos, não pode ser aleatória. Complete esta afirmativa com a opção correta:	
Pesquisa Documental
Pesquisa Descritiva
Pesquisa Bibliográfica
Pesquisa Pura
Pesquisa Experimental
A estrutura teórica a ser utilizada na pesquisa científica deve resultar de dados bibliográficos e documentais selecionados em leituras. Segundo autores de metodologia, sobre fontes primárias e secundárias podemos afirmar que:	
o embasamento teórico de uma pesquisa deve ser construído a partir de fontes secundárias.
não há diferença entre fonte primária e secundária numa pesquisa.
a fonte primária é prioritária para qualquer pesquisa.
a fonte secundária é prioritária para qualquer pesquisa.
não é necessário usar fontes primárias ou secundárias.
Quando realizamos uma boa pesquisa, necessitamos ir à busca de um material bibliográfico adequado. Assim, para uma pesquisa bibliográfica é preciso seguir algumas etapas. Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a única opção que contém informações corretas sobre as recomendações importantes para essa tarefa. 1. Identificar e conhecer o acervo existente sobre o assunto nas bibliotecas a serem consultadas; 2. Localizar e fichar os diferentes tipos de obras e documentos ali catalogados, como livros, artigos, revistas, jornais, relatórios científicos etc. 3. Iniciar a redação do trabalho, após uma leitura rápida dos autores, sem se preocupar com possíveis citações; 4. Identificar as obras, todavia sem a necessidade de fichamentos, resumos ou resenhas;	
As afirmativas 2 e 4 estão corretas;
As afirmativas 2 e 3 estão corretas;
As afirmativas 1 e 2 estão corretas;
As afirmativas 1 e 3 estão corretas;
As afirmativas 1 e 4 estão corretas;
Por que deve-se esgotar a fonte primária, lendo todo o conteúdo com cuidado para embasar as ideias, diferentemente das ideias secundárias?	
Porque não constituem uma fonte fidedigna, embora seja a partir das ideias secundários que o autor compreende melhor o seu tema.
Porque as ideias são formadas a partir do entendimento das fontes secundárias, o que leva o autor a ter mais familiaridade com o tema.
Porque apesar das fontes primárias serem originais ainda não se constituem como seguras para um autor principiante.
Porque são trabalhos originais com conhecimento original e publicado pela primeira vez por um autor específico.
Porque apesar de se constituírem como fonte segura não criam entendimento sobre os autores que são mencionados por ela.
Aula 4
Quando realizamos uma pesquisa, não basta delimitar o tema e o objeto de pesquisa. é preciso identificar um problema específico que será analisado no trabalho. marque a opção que apresenta corretamente duas características que essa formulação do problema deve ter:	
objetividade e concisão
clareza e contiguidade
ambiguidade e objetividade
clareza e globalização
especificidade e conclusão
Quando realizamos uma pesquisa, não basta delimitar o tema a um objeto de pesquisa específico, mas deve-se identificar um problema científico que será analisado ao longo de toda a tarefa. Não há pesquisa sem a formulação de um bom problema científico. Entende-se por problema científico:	
A pesquisa bibliográfica e revisão de literatura.
Os procedimentos que serão executados na pesquisa.
A questão de partida para pesquisa.
A conceituação operacional dos termos utilizado na pesquisa.
O marco teórico escolhido para pesquisa.
O olhar do cientista acha-se impregnado por pressupostos que lhe permitem ver o que o leigo não percebe. Assim, precisamos estar de posse de uma teoria para aprender a ver. (ARANHA; MARTINS, 2003, p. 186)
Este texto demonstra como o pesquisador orientado pelo saber científico desenvolve uma nova percepção da realidade e é capaz de formular questões e respostas originais. Estes dois itens em negrito são respectivamente:
O tema da pesquisa e seu delineamento.
O problema científico e a hipótese.
O tema e as hipóteses.
As hipóteses e as variáveis.
As hipóteses e o delineamento da pesquisa.
De acordo com Cervo e Bervian (2002, p. 84) "Escolhido o tema e determinado o seu escopo, a fase seguinte é a transformação do tema em problema". Partindo do pensamento, NÃO podemos considerar verdadeira a afirmação de que o problema científico:
	
Deve ter clareza, objetividade, concisão e especificidade. 
Pode ser chamado de questão norteadora da pesquisa
Questiona como as coisas são feitas de modo eficiente.
Explicita a dificuldade que se pretende resolver.
Pode ser expresso sob a forma de pergunta.
Qual a etapa da produção científica que em essência corresponde a uma possível explicação para o problema de pesquisa , equivalendo a uma suposição que há de decidir sobre a verdade ou falsidade dos fatos que se pretende explicar?	
Delimitação do tema
Formulação do Problema
Formulação de hipóteses
Formulação dos objetivos.
Levantamento bibliográfico
"Uma hipótese é a resposta prévia da questão formulada. Uma pesquisa pode ter várias hipóteses. Ela ou elas devem ser elaboradas a partir da experiência do pesquisador e de observações."
Marque o ÚNICO critério que NÃO faz parte da formulação de hipóteses:
as hipóteses devem estar relacionadas às técnicas disponíveis para comprová-las.
a relação entre as variáveis propostas devem ser claras e verossímeis.
as hipóteses devem referir-se a uma situação real.
as variáveis das hipóteses devem ser compreensíveis
A relação entre as variáveis não precisa ser mensurável ou observável.
Aula 5
É impossível executar-se uma pesquisa de natureza acadêmica sem que se faça antes o projeto que consiste no planejamento das diversas etapas a serem seguidas e na definição da metodologia a ser empregada ao longo da pesquisa. Marque a opção em que um dos elementos Não é essencialmente necessário:
revisão de literatura
procedimentos de coleta e análise de dados
previsão de custos
justificativa do tema
delimitação do tema
Com relação à justificativa de uma pesquisa, podemos afirmar que:
	
Preocupa-se com a veracidade das afirmações feitas pelo pesquisador.
Questiona detalhes do tema a ser pesquisado.
Deve ser uma visão sucinta, porém completa dos motivos
de ordem teórica ou prática para sua realização.
Estabelece os limites ¿ onde começa e onde termina ¿ o tema a ser pesquisado.
Traça os rumos da pesquisa, isto é, estabelece as metas a serem alcançadas com a pesquisa.
 
A elaboração dos objetivos é um momento especial no processo da pesquisa. Afirma-se até que sem objetivos não há como realizar a pesquisa em si.
Assim podemos afirmar que os objetivos da pesquisa:
	
questionam o tema a ser pesquisado.
justificam a pesquisa a ser realizada.
respaldam as afirmações feitas pelo pesquisador.
estabelecem os limites significativos do tema.
estabelecem as metas a serem alcançadas com a pesquisa.
A etapa do projeto da pesquisa onde deve ser apresentado o tema e o problema é:	
Sumário.
Justificativa.
Referencial Teórico.
Objetivos.
Introdução.
Para realizar seu trabalho de conclusão de curso, Manoel ficou interessado em realizar uma pesquisa aplicada. Elaborou um projeto e após refletir sobre o que pretendia desenvolver, formulou os seguintes tópicos, que serão analisados por você : 
I- Será que existe relação entre clima e os hábitos de lazer dos estudantes universitários do Curso Y, que residem no município X, localizado no centro urbano onde vivem?
II- Propor alternativas para estimular a leitura como fonte de lazer para ampliar a cultura geral dos universitários.
III- Entrevistar um grupo de 30 alunos universitários do Curso Y e residentes no município selecionado para realizar a pesquisa.
Ao estruturar seu projeto de pesquisa, Manoel percebeu que os itens I, II e III expressam, respectivamente, os seguintes tópicos de acordo com as normas técnicas:
objetivo geral, conclusão e objetivo específico. 
hipótese, conclusão e objetivo específico.
hipótese, objetivo geral e metodologia. 
objetivo específico, hipótese e metodologia.
metodologia, objetivo geral e apêndice.
Após construir os objetivos é preciso justificar o estudo apresentando as razões da pesquisa. Marque a palavra que NÃO condiz com essa definição:
	
Delimitação
Motivo
Explicação
Razão
Fundamento
Aula 6 
Isaac Newton mencionou certa vez: " Se enxerguei mais longe foi por estar em pé em ombros de gigantes ". Nesta célebre frase podemos perceber uma orientação importante, a saber:	
É preciso ter uma boa visão para atuar no âmbito científico.
É importante superar as teorias antigas e descartá-las em nossa pesquisa.
O pesquisador deverá ser inédito e não usar citações.
É importante realizar a pesquisa bibliográfica para construção de novos saberes.
O pesquisador não precisa escolher uma marco teórico.
Juliana já selecionou seu tema de pesquisa com propósito de demonstrar o que foi publicado sobre determinado tema, analisar e sintetizar conceitos, informações para abordar o problema investigado. Sendo assim, Juliana está realizando a:	
escolha do tipo de pesquisa.
formulação do problema de pesquisa.
definição de objetivos relevantes.
revisão da literatura.
seleção de autores famosos.
Chamamos de Referencial Teórico, a fase do projeto de pesquisa na qual:	
Apresentamos as várias visões possíveis a partir das quais se estuda o problema escolhido, optando por uma base conceitual para o trabalho.
Apresentamos um resumo teórico de como será realizado o trabalho em tela.
Apresentamos a descrição da metodologia de aplicação de um procedimento.
Apresentamos o desenvolvimento da linha teórica que nos levou a definir aquele problema em nosso projeto de pesquisa.
Apresentamos uma nova proposta teórica para lidarmos com os temas desenvolvidos no projeto de pesquisa.
O embasamento teórico é uma parte do projeto de pesquisa o qual deve ser visto como uma análise da bibliografia escolhida, observando como os autores tem tratado da questão fundamental que norteia o seu trabalho acadêmico. Além disso, qual das sentenças abaixo delineia uma outra caracterização do embasamento teórico de uma pesquisa:	
Revisão crítica sobre o que foi produzido no plano do pensamento científico sobre aquele tema.
Revisão oficial sobre o que foi produzido no plano da história a respeito daquele assunto
Revisão temática das fontes virtuais
Revisão conceitual sobre o que foi produzido no plano dos livros didáticos sobre aquele tema.
Revisão lingüística sobre as diversas variedades discursivas que envolvem um determinado assunto
Dentre as vantagens formuladas abaixo, que justificam o estabelecimento do marco teórico de uma pesquisa, qual delas NÃO condiz com o conceito:	
Orientação para realização do trabalho como um todo
Prevenção de erros cometidos por outros pesquisadores
Aperfeiçoamento de habilidades específicas
Expansão de nossas ideias sobre o objeto da pesquisa
Consagração de uma verdade absoluta sobre o tema
Com base na aula 6 identifique qual o passo seguinte, após a revisão de literatura que o pesquisador deve realizar ao elaborar seu projeto de pesquisa.	
Apresentar as conclusões sobre o estudo realizado..
Escolher os procedimentos metodológicos a serem adotados
Definir os objetivos gerais e específicos do estudo.
Justificar a relevância do tema para a área pesquisada
Apresentar um levantamento bibliográfico sobre o tema
Aula 7
É de se esperar um cuidado especial, por parte do aluno, ao elaborar o seu texto. É muito comum recorrer aos autores quando realizamos nossas pesquisas. Sobre citação marque a opção correta. 1- A citação da citação acontece quando referenciamos um autor ao qual não tivemos acesso direto; 2- A citação indireta é aquela que deve ser uma transcrição literal do texto escolhido; 3-	A citação direta curta é aquela que ultrapassa três linhas e deve ser transcrita entre aspas duplas; 4-	Usa-se apud quando desejamos citar um autor que é mencionado por outro.	
Os itens 2 e 3 estão corretos
Os itens 2 e 4 estão corretos
Os itens 1 e 4 estão corretos
Os itens 1 e 2 estão corretos
Os itens 1 e 3 estão corretos
 Analise as afirmativas e responda a seguir: I - Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça da equidade. - Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta. II - "Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva" (BAUMAN, 2011, p. 47). - Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas. III - "O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (...) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço" (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83). - Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação. IV - Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos. Está correto o que se afirma em:	
Apenas III
Apenas III e II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
Analise as afirmativas e responda a seguir:
I - Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça da equidade. - Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta.
 
II - "Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva" (BAUMAN, 2011, p. 47). - Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas.
 
III - "O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (...) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço" (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83). - Esta passagem apresenta
uma supressão em citação direta longa de citação.
 
IV - Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos.
 
Está correto o que se afirma em:
	
Apenas II e IV.
Apenas I e II.
Apenas III
Apenas I e III.
Apenas III e II.
É correto afirmar, acerca de uma citação direta longa, segundo a NBR 10520/2002 da ABNT:	
Representa uma transcrição literal, que tenha até o máximo de 3 linhas;
O destaque a ser dado deve ter aspas, seguidas da chamada do autor, ano e página;
Visa fundamentar a escrita do autor e deve ser formatada com destaque de 4 cm da margem esquerda, espaço simples entre outros.
Na transcrição deve-se formatá-la com 4 cm da margem direita;
Deve ser formatada em fonte 10 e com espaçamento 1/5 entrelinhas;
Considere os dois argumentos apresentados abaixo, que são complementados por informações extraídas de uma mesma obra.
I - Na natureza, a competição por recursos limita o tamanho das populações. Inclusive, "quando duas espécies competem, os indivíduos de uma ou de ambas podem sofrer redução de fecundidade" (Begon, 2007).
II - Fala-se muito da competição entre os animais, mas entre as plantas esta disputa por recursos é determinante do desenvolvimento de cada indivíduo. Nesse sentido, Begon (2007) lembra que a competição entre árvores de uma floresta se dá no espaço ocupado pelas copas e pelas raízes.
Do ponto de vista da formalidade para elaboração de um trabalho acadêmico, ambos exemplos acima variam quanto ao tipo de:
justificativa
citação
conclusão
reprodução
referência
As citações enriquecem os trabalhos acadêmicos. Elas embasam ou complementam as posições defendidas, podendo ser diretas ou indiretas. Porém, Umberto Eco (1994) afirma que "as citações diretas devem ser feitas com muita parcimônia", entendendo-se parcimônia como cautela ou economia. Com isso, este autor deseja evitar que o aluno transmita a impressão de que:	
não compreende os objetivos do trabalho
está se alongando para produzir um trabalho mais extenso
não é capaz de resumir as ideias do autor
não consultou muitos autores no levantamento bibliográfico
está plagiando o autor original
Aula 8
Para referenciar livros citados nos trabalhos acadêmicos os estudantes e pesquisadores devem aplicar as normas da ABNT, que basicamente deve iniciar, mencionando:
LOCAL e ano de publicação.
TÍTULO DA OBRA e Local da publicação.
EDITORA e sobrenome do autor.
ANO de publicação e Título da obra.
SOBRENOME, Prenome e Título da obra.
Em relação aos elementos essenciais para referenciar os documentos em meio eletrônico, podemos dizer que a citação certa é:	
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Editora, ano: Cidade. Disponível: . Acesso em: dia mês ano.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Disponível: . Acesso em: dia mês ano. Editora, ano: Cidade.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Acesso em: dia mês ano. Editora, ano: Cidade. Disponível:
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Editora, ano: Cidade. Acesso em: dia mês ano. Disponível:
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano. Disponível: .Acesso em: dia mês ano.
A NBR 6023 de 2002 determina a formatação das referências em um trabalho científico. Referências relacionam obras consultadas e mencionadas em uma pesquisa e devem aparecer ao final desse trabalho. Com base nessa NBR, podemos afirmar que referências:
indicam uma lista de todas as obras que falam sobre um determinado tema.
só indicam material publicado em papel ou em mídia eletrônica.
independem da ordem alfabética em sua indicação.
Indicam o conjunto de informações para identificação de documentos consultados.
também são conhecidas pelo termo bibliografia.
 
Autores em metodologia entendem que num trabalho acadêmico devemos mencionar apenas as obras efetivamente citadas, o que reforça o uso do termo referências. Portanto, ao final de um trabalho elaboramos uma lista de referências com todas as obras utilizadas na pesquisa. Marque a opção que apresenta a regra correta para esta parte do trabalho.	
As obras são alinhadas somente à margem esquerda do texto, em ordem alfabética por sobrenome do autor, em espaço simples, separadas entre si por espaço duplo.
As obras são alinhadas somente à margem direita do texto, em ordem decrescente, em espaço duplo, separadas entre si por espaço duplo.
As obras são numeradas em números arábicos, em ordem por tipo de documento, em espaço duplo, separadas entre si por espaço duplo.
As obras são centralizadas na folha, em ordem alfabética por título, em espaço simples, separadas entre si por espaço duplo.
As obras são alinhadas no modo justificado, em ordem por assunto, em espaço duplo, separadas entre si por espaço triplo.
As alternativas destacam alguns elementos a serem incluídos em um trabalho acadêmico escrito e organizado de acordo com as normas da ABNT. Alguns universitários estão conversando sobre o tema. A opção que destaca o elemento que revela o cuidado ético do autor do trabalho em relação à produção intelectual consultada é denominada:	
anexo porque exemplifica argumentos teóricos.
referência porque atribui créditos aos autores citados.
hipótese porque norteia os objetivos específicos.
conclusão pessoal porque mostra reflexão do próprio autor.
sumário porque orienta o leitor do trabalho.
Aprendemos que as referências a meio eletrônico seguem as mesmas características básicas das referências bibliográficas, acrescidas de algumas informações adicionais. Quais são essas informações?
	
Emprego apenas da expressão: "disponível em".
Apresentação do autor e título da obra.
Indicação do endereço eletrônico e a data de acesso.
Mençao à data e hora de acesso.
Indicação do endereço eletrônico e o autor do site.
Aula 9
DENTRE AS ATRIBUIÇÕES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, DESTACAMOS:	
APRENDIZADO ORDENADO E CONTÍNUO DE PESQUISA INCESSANTE
APRENDIZADO DESORDENADO E NATURAL
APRENDIZADO SISTÊMICO E BASEADO EM TRADIÇÕES MÍTICAS
APRENDIZADO LIMITADO POR CONCEITOS RELIGIOSOS
APRENDIZADO INTUITIVO
A ciência é o resultado de descobertas e pesquisas cada vez mais rigorosas no meio acadêmico e científico. Sobre o Trabalho de Conclusão de curso, assinale a única opção correta:	
Trata-se de um trabalho de pesquisa que objetiva maior qualificação teórica e metodológica do estudante.
Trata-se de um trabalho de pesquisa que não exige rigor ou método para sua construção, de formatação livre.
Trata-se de um trabalho de pesquisa que não exige autoria para sua construção, sendo mera compilacão das teorias envolvidas na pesquisa, sem a necessidade de aplicação da regras da ABNT.
Trata-se de um trabalho de pesquisa que observa apenas a elaboração de fichamentos para apresentação final, sem modelo específico.
Trata-se de um trabalho de pesquisa que reúne apenas o resumo de obras e ou teorias, sem maiores aprofundamentos teóricos ou análise crítica.
A estrutura de todo trabalho científico prima pelas partes que devem ser rigorosamente obedecidas. Uma das alternativas abaixo NÃO corresponde:	
A etapa do desenvolvimento deve conter apresentar o sentido do tema, analisar e compreender, procurar suprimir o ambíguo ou obscuro.
A etapa da introdução deve conter a formulação lógica do trabalho, cuja finalidade é expor e demonstrar suas principais ideias.
A etapa do desenvolvimento visa demonstrar a dedução lógica do trabalho, implicando o exercício do raciocínio.
A etapa da introdução deve conter a formulação clara e simples do tema, sua delimitação, importância, caráter, justificativa, metodologia empregada e apresentação sintética da questão.
A etapa da conclusão consiste no resumo completo, mas sistematizado, da argumentação.
Na tese de doutorado exige-se autonomia intelectual no desenvolvimento do trabalho de pesquisa científica. Assim como são caraterísticas da tese de doutorado ser	
em nada
se parece com a estrutura da monografia e dissertação.
Um trabalho científico, a partir de fontes secundárias sobre um tema específico.
é um trabalho menor que tem como objetivo divulgar revistas e congressos na academia.
representa um avanço na área de conhecimento no qual o doutorando está imerso.
é um trabalho que será apresentado para obtenção do grau acadêmico de mestre.
Sobre o trabalho de conclusão de curso, podemos dizer que ele é	
integrante da atividade curricular e necessário à formação acadêmica
compulsório no que tange ao conhecimento das mudanças da sociedade
traz a competência necessária para conhecer todo o universo teórico de uma vez só
habilita a desatualização na qual estamos acostumados a estarmos imersos
permite entender toda a dinâmica da era da informação sem método
No ensino superior, a construção do conhecimento se faz mediante três esferas, a saber:	
ensino, pesquisa e extensão
ensino, avaliação e aprendizagem
ensino, aprendizado e avaliação
ensino, monitoria e aprendizagem
ensino, monitoria e avaliação
Aula 10
A estrutura de um trabalho científico é composta de três partes fundamentais: Pré-textual, Textual e Pós-Textual. Qual dos elementos abaixo está incluído na parte textual do trabalho científico?	
Agradecimento
Dedicatória
Folha de rosto
Capa
Desenvolvimento
A Introdução do TCC é composta basicamente pelos elementos já formulados no Projeto de Pesquisa.
Marque a opção ERRADA:	
É na introdução que o acadêmico deve apresentar o problema de pesquisa levantado.
É na introdução que o acadêmico deve situar o leitor quanto à importância, relevância do tema escolhido
É na introdução que o acadêmico deve pontuar sua motivação para a escolha do tema proposto
É na introdução que o acadêmico deve expor o objetivo geral e seus desdobramentos nos objetivos específicos
É na introdução que o acadêmico deve antecipar as conclusões a que vai chegar
Há elementos obrigatórios na parte pré-textual que tem como finalidade informar e apresentar ao leitor dados necessários sobre o autor e a temática escolhida na monografia. Sobre tais dados é possível dizer que:	
A parte pré-textual constituída de pequenos textos e citações problematiza a questão trabalhada.
Um dos elementos obrigatórios é o sumário que esquematiza todo o conteúdo que será lido pelo leitor.
O aprofundamento do assunto de interesse e de outros textos similares são mostrados neste momento.
Um dos elementos opcionais da parte pré-textual são o sumário, as referências, os anexos e o resumo.
As principais contribuições e o conteúdo do texto estão presentes nessa primeira etapa do trabalho.
Marque a opção CORRETA em relação ao resumo em Língua Vernácula, segundo a NBR 14724:2002:	
Elemento obrigatório, constituído das palavras representativas do conteúdo do trabalho, sem número limitado
Elemento obrigatório, constituído de palavras-chave e/ou descritores para que o leitor faça sua própria síntese.
Elemento obrigatório, constituído de no mínimo 500 palavras
Elemento obrigatório, constituído de uma simples enumeração de tópicos
Elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas
Irene pretende encaminhar seu trabalho de conclusão de curso para uma revista científica, por isso está fazendo uma revisão cuidadosa da parte que apresenta os elementos textuais relativos ao conteúdo pesquisado e que são denominados:
	
referencial teórico, metodologia e apêndice.
introdução, referências e anexos.
capa, sumário e desenvolvimento.
introdução, desenvolvimento e conclusão.
capa, folha de rosto e sumário.
Os elementos textuais são organizados no corpo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em ordem sequencial. Marque a opção em que esses elementos se apresentam:	
Introdução - Desenvolvimento - Considerações finais.
Referências - Introdução - Bibliografia
Sumário - Desenvolvimento - Considerações finais
Introdução - Desenvolvimento - Sumário
Sumário - Introdução - Considerações finais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais