Buscar

Conteúdo 7 - O papel do professor na Educação Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Analise as afirmações abaixo considerando a Educação Básica, podemos destacar alguns aspectos: 
I – No Ensino Fundamental são perseguidos os objetivos de sensibilização em relação aos problemas e potencialidades ambientais. Nas séries iniciais, usando as atividades como uma resposta às necessidades e características psicológicas da infância, as questões ambientais cumprem um papel fundamental, permitindo a ação orientada dos alunos, desafiando-os a imaginar, deliberar, sentir e descobrir algumas inter-relações simples entre fenômenos naturais e sociais 
II – Os procedimentos das atividades não se impõem pela natureza do conteúdo, mas provêm dos motivos e interesses do educando, da sua capacidade de investigar, descobrir e compreender o mundo que o rodeia. Nas séries finais, num ensino por áreas e de caráter transversal, é possível avançar na concretização de projetos integrados e adequados a construção de uma concepção mais complexa das questões ambientais. 
III – No Ensino Médio não se deve desenvolver projetos de intervenção sócio-ambiental e comunitária destacando o papel das ações responsáveis e participativas, pois este tipo de ação só pode ser desenvolvido por adultos. 
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:
R: a) I e II estão corretas.
JUSTIFICATIVA: III) No Ensino Médio SE PODERÁ AVANÇAR em projetos de intervenção sócio-ambiental e comunitária destacando o papel das ações responsáveis e participativas. O educando poderá ter uma ação mais aprofundada ao se inserir nos processos de transformação da Sociedade.
2) Analise as afirmações abaixo sobre os Conceitos de Educação Ambiental: 
I – A Educação Ambiental, à medida que se centra em “situações-problemas" ou “situações-potenciais”, poderá permitir a interação dos professores, das disciplinas, e a construção de marcos referenciais convergentes que possibilitem, ao longo do processo educacional, a construção da interdisciplinaridade e da compreensão da complexidade do mundo contemporâneo. 
II – A escola deverá ser fixa a sua prática tradicional, restringindo uma ampla participação dos professores no planejamento escolar e na definição do projeto político-pedagógico, atividade este de única responsabilidade do prefeito da cidade. 
III – Pode-se inferir após essa leitura que o professor é o principal ator das mudanças educativas propostas, que é necessário mudar as práticas de elaboração do currículo escolar, dando lugar às novas modalidades de atividades propostas nos PCNs Nacionais em relação aos Temas Transversais.
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:
R: b) I e III estão corretas.
JUSTIFICATIVA: II) A escola DEVERÁ ESTAR ABERTA ÀS TRANSFORMAÇÕES de sua prática tradicional, permitindo uma ampla participação dos professores no planejamento escolar e na definição do projeto político-pedagógico, devendo-se compreender ainda que a Educação no mundo contemporâneo não deva permanecer fechada ao interior escolar, mas que, ao contrário, deve abrir-se à comunidade, estando a seu serviço e atenta às suas necessidades.
3) Analise as afirmações abaixo sobre os Conceitos de Educação Ambiental: 
I – Atualmente Vivemos em uma sociedade avessa ao conhecimento, fato este que reduziu aa grande diferença entre países e regiões de um mesmo país observado no passado. 
II – A Educação é, atualmente, um processo permanente e dinâmico, que se realiza ao longo da vida do sujeito e que exige competências e responsabilidades sociais em permanente transformação. 
III – A incorporação da Educação Ambiental ao currículo escolar de forma transversal ou por meio de projetos pedagógicos abertos, através de projetos que atinjam a comunidade com a finalidade de um maior conhecimento das realidades socioambientais dos alunos, e que persigam a intervenção e participação na solução de problemas locais e suas múltiplas interações e determinações nos níveis regional, nacional e global, exige o trabalho conjunto do coletivo escolar, a fim de integrar esta visão no projeto pedagógico da unidade escolar. 
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:
R: c) II e III estão corretas.
JUSTIFICATIVA: I) Vivemos na sociedade do conhecimento, a grande diferença entre países e regiões de um mesmo país, já é, hoje, a possibilidade de acesso ao conhecimento e à informação.
4) Analise as afirmações abaixo sobre os Conceitos de Educação Ambiental: 
I – As características do mundo contemporâneo implicam a necessidade de um processo de educação continuada dos sujeitos sociais. A sociedade atual demanda uma formação permanente e uma atualização profissional que alcança quase todos os âmbitos produtivos, como conseqüência, em boa medida, de um mercado de trabalho complexo, mutável, flexível e, inclusive, imprevisível, junto a um acelerado ritmo de transformações tecnológicas que obriga-nos a estar aprendendo sempre coisas novas. 
II – Esta civilização emergente, que pretende responder à crise civilizatória global a partir da construção de novos paradigmas na Ciência, na Sociedade, na Educação, na Ética, entre outros âmbitos, cria-nos o desafio de encontrar novos caminhos para a apropriação e produção dos conhecimentos. 
III – A Educação se consolida além dos espaços educativos tradicionais, e a necessidade de aprendizagens avança além dos espaços educativos formais para se manifestar como uma necessidade de Educação permanente ao longo de toda nossa vida. 
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:
R: d) I, II e III estão corretas.
JUSTIFICATIVA: Todas corretas.
5) Analise as afirmações abaixo sobre os Conceitos de Educação Ambiental: 
I – O professor precisa ter um bom nível de conhecimento das estratégias didáticas e métodos de ensino que façam com que um conteúdo complexo seja compreensível e interessante para os estudantes, e que promovam um desenvolvimento conceitual do conteúdo e das estruturas mentais do aluno, ao mesmo tempo em que propiciam o desenvolvimento integral dos alunos e o exercício prático da cidadania. 
II – O professor deverá também desenvolver a capacidade de criar estratégias e métodos de avaliação qualitativa apropriados para a Educação Ambiental e adequados à situação concreta de aprendizagem em consideração, além de propiciar a organização participativa, interdisciplinar e transversal dos problemas e potencialidades ambientais e das diversas disciplinas envolvidas no estudo do núcleo temático, a partir do trabalho de equipe, tanto por parte dos profissionais comprometidos no desenvolvimento da unidade de aprendizagem, como pelos estudantes. 
III – A Educação Ambiental implica a revalorização do professor e do seu papel no processo de planejamento educativo. Pretende alcançar um conhecimento significativo e compreensivo, a partir de um processo permanente de reflexão sobre a prática cotidiana do docente, que conduzirá a mudanças, numa concepção do ensino-aprendizagem no qual o eixo central seja constituído pelo aprendizado significativo do aluno e não pela acumulação de conteúdos ensinados. 
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:
R: 
JUSTIFICATIVA:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais