Buscar

Interpretações hermeneutica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A interpretação é um processo de definição do sentido e alcance das normas jurídicas. É incluir o fato no contexto da norma jurídica.
Interpretar é buscar o verdadeiro significado da norma, é buscar o sen-tido e o alcance;
Toda interpretação da norma deve considerar os fins sociais a que se destinam, ou seja, o sentido social a que se propõe.
Toda norma deve ser interpretada, mesmo que seu conteúdo seja claro.
Interpretação quanto a sua origem expressa à compreensão do fato não perceptível.
Interpretação autêntica é aquela em que a própria lei tem como potencial de evidenciar o significado de outra norma jurídica.
Não. Somente a lei revela o significado de outra norma, o regulamento não tem o condão de fazer o mesmo.
Interpretação Judicial são orientações juris-prudenciais que dire-cionam a interpretação da lei. É aquela realizada pelo próprio órgão ju-dicial. I- STF, CNJ, STJ, TRF’s, JF, TST, TRT, VT, TRE.,TST,TPM, VJ TJ.
Interpretação Administrativa é aquela realizada pelos membros do poder do executivo ou pela Administração Pública. Podem ser regulamentar ou casu-ística.
Interpretação Doutrinária é feita a partir de princípios, de reunião de preceitos básicos que compões o sistema jurídico.
A interpretação quanto a sua natureza se classifica de acordo com a sua histórica ou quanto a sua sistemática.
Interpretação literal re-vela o significado da letra da lei. Conceito vulgar, jurídico e jurídico penal.
Interpretação Lógico Sistemática representa um processo com-parativo, ou seja, in-troduz no texto ele-mentos que podemos considerar estranhos, comfrontando-se desta forma textos da própria lei com a finalidade de estabelecer um entendimento.
A interpretação Histórica faz uso da técnica histórica com o fim de esclarecer e interpretar a norma mediante uma verdadeira reconstrução do conteúdo significativo de origem no momento em que foi criada.
A Interpretação tele-ológica busca atingir a finalidade para a qual a norma foi criada. Busca uma destinação do bem comum, respeitando-se os valores sociais a que se destina a norma.
A Interpretação quanto aos seus efeitos é a interpretação sociológica.
A Interpretação Exten-siva é aquela onde o intérprete passa a estender a sua aplicação para outras situações não mencionadas na norma em análise.
Interpretação restritiva é onde o intérprete passa a atribuir à norma um alcance menor do que aquele previsto origina-riamente no texto.
A Interpretação decla-rativa é aquela onde o interprete dá à norma uma interpretação coin-cidente exatamente com o seu texto, nem am-pliando e nem reduzindo a sua aplica-ção.
Interpretação modifica-tiva ocorre quando o interprete se vê na necessidade de atualizar a norma de uma nova realidade que não foi prevista pelo legislador ao editar a norma. A interpretação modifi-cativa corretiva ocorre quando duas normas estiverem se contradizendo no orde-namento jurídico, a fim de evitar a exclusão de uma aplicação de outra pela autoridade.
Interpretação Ab-rogan-te é aquela que se aplica quando o preceito normativo é mau cons-truído e não se consegue mencionar com clareza mínima hipóteses que se pretende obter com a norma. Ab-rogação sim-ples quando houver entre duas disposições legais uma contradição insanável. Dupla Ab-rogação quando eliminar as duas e aplicar uma terceira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais