Buscar

plano de aula 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASO CONCRETO 6- CIVIL II
Aluna: Edivânia dos Santos E. Da Silva
Professor : Daniel Navarro 
Matrícula : 201402491859
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto 1
(TRT 6a. região – 2010 – Adaptada) Clodoaldo e Jerônimo são coproprietários de uma fazenda de criação de cavalos de raça no interior do estado. E, como pessoas físicas, negociam conjuntamente a venda de animais, inclusive por meio de feiras e leilões. Obrigaram-se, então, a entregar a Manoel e a Francisco um cavalo de raça, campeão de vários prêmios. No entanto, o cavalo fugiu da fazenda por descuido de Teotônio, empregado de Clodoaldo e Jerônimo e funcionário da fazenda, que deixou a porteira aberta. O animal morreu atropelado. Clodoaldo e Jerônimo podem ser responsabilizados pelo inadimplemento dessa obrigação? Explique sua resposta.
Sim. Segundo Carlos Alberto Gonçalves, em perecimento (perda total) da coisa antes da tradição, é preciso verificar se a culpa ou não do devedor. Havendo culpa pelo perecimento na obrigação de entregar, segundo art. 239, CC, resolve a obrigação, exigindo-se o equivalente em dinheiro mais a indenização de perdas e danos.
No caso supracitado tem-se um exemplo de obrigação indivisível, uma vez que o objeto em questão não pode ser dividido entre os sujeitos– Art. 258, CC. A indivisibilidade decorre de determinação legal, por vontade das partes, ou, nesse caso em específico, se tratando de um cavalo, pela natureza das coisas.
Quando a obrigação é indivisível e há pluralidade de devedores, cada um será obrigado pela dívida toda, como versa o art. 259, isso porque o objeto não pode ser dividido. Segundo o art. 263, perde a qualidade de indivisível a obrigação de se resolver em perdas e danos em causa de perecimento por culpa do devedor.
Questão Objetiva 1
(CESPE – 2008 – TJAL) considerando que os irmãos Gustavo, Eduardo e Leonardo tenham adquirido um barco de pesca a ser pago em cinco prestações mensais de R$ 5.000,00, tendo firmado, para tanto, um contrato que contém cláusula de solidariedade, assinale a opção correta com relação a esse negócio jurídico.
a) caso os devedores não cumpram a obrigação referente ao pagamento, o credor poderá exigir apenas de um deles o total da dívida comum, pois, se pretender exigir o pagamento parcial, deverá demandar cada um pela sua cota.
b) ainda que a prestação se impossibilite por culpa de Gustavo, subsistirá para todos o encargo de pagar o equivalente, embora somente Gustavo responda pelas perdas e danos.
c) por se tratar de obrigação solidária, Eduardo, uma vez demandado, poderá opor ao credor a compensação do valor que o próprio credor deve a Gustavo com a dívida comum.
d) se uma ação para cumprimento da obrigação for proposta somente contra Leonardo, apenas ele responderá pelos juros da mora.
e) após assinado o contrato, caso Gustavo tenha estipulado, em acordo com o credor, cláusula penal para a hipótese de descumprimento da obrigação, os outros dois devedores terão sua situação agravada, ainda que não tenham consentido previamente, por se tratar de obrigação solidária.
Questão Objetiva 2
(OAB/PB - 2004) O Código Civil estabelece, com relação às obrigações divisíveis e indivisíveis que: 
a) Diante da pluralidade de credores, sendo indivisível a prestação, o devedor se desobrigará pagando a apenas um deles, desde que este lhe dê caução de ratificação dos outros credores. 
b) havendo dois ou mais devedores, cada um será responsável pela dívida toda, mesmo que a prestação seja divisível. 
c) quando se trata de obrigação divisível, o credor deverá recebê-la por partes do devedor. 
d) quando indivisível, a obrigação resolvida em perdas e danos não se descaracteriza como tal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes