Buscar

ATPS HIST E GEO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE –ANHANGUERA
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO LUDICA
TUTOR A DISTÂNCIA: FABRÍCIO SAMUEL DA SILVA
ANGELA MARIA DE FRANÇA			RA: 7931687851
BRUNA EDUARDA PEREIRA BARBOSA 	RA: 7931682829
ELAINE DOS SANTOS BELTRAO		RA: 7931677350
FABIANA SANTOS SILVA		 RA: 7931695192
JOELMA CRISTINA S.P.CAMPESATO		RA: 7931681445
 
VALPARAÍSO/SP
25 DE MAIO 2015
“Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Fundamentos e Metodologia de História e Geografia”, sob orientação do professor-tutor à distância Mariciane Moraes Nunes.
INTRODUÇÃO
	
	
	A presente pesquisa tem como objetivo mostrar a importância da História e da Geografia no ensino superior e ainda refletir sobre a relação do passado e presente em nossas vidas, em nossa cidade. O real significado de estudar essas matérias, implica em uma mudança no comportamento e atitudes dos profissionais que atuam nessa área, uma nova compreensão do que o saber histórico e geográfico tem contribuído e fundamentado para valorização do cidadão enquanto sujeito ativo e criativo.
Etapa I- 
Mapas Mentais -Elaine
Duque de Caxias 839
Minha casa
Santos Dumont,715
Posto de Saúde- João Paulo I
Eutimio de Oliveira Meira,742
Centro de Lazer
Eurípedes Leite Bastos
Escola Djanira– Polo Anhanguera
3
Angela
Treze de maio
Escola Djanira– Polo Anhanguera
Eurípedes Leite Bastos
Eutimio de Oliveira Meira,742
Takeo Yakomizo,31
Minha casa
INSS
Jorge Ayub
Joelma
FRANCISCO ANTONIO DE SOUZA MATOS ,101
MINHA CASA
CRECHE WALDEMAR ALVES
Escola Djanira– Polo Anhanguera
Eurípedes Leite Bastos
Fabiana
Eurípedes Leite Bastos
Joaquim Fernandes Lopes
Bruna
Tenente landin
Cinco,81 Miguel villar
Rua um, Miguel villar
Quinze de novembro, 
Centro de Lazer
 SEBASTIÃO MARINHO
Santos Dumont
Eutimio de Oliveira Meira,
Escola Djanira– Polo Anhanguera
Eurípedes Leite Bastos
ETAPA 2
TRAJETORIA PESSOAL ELAINE
1981 NASCIMENTO-
Papa João Paulo II sofreu com a violência ao ser atingido por dois tiros disparados por Mehmet Ali Agca, um turco que era estudante universitário. O ato ocorreu em plena Praça de São Pedro onde o papa estava com os fiéis. Dois anos depois ele surpreendeu e fez uma visita ao seu algoz.
2001 APROVADA EM CONCURSO PUBLICO
11 de Setembro – Atentados de 11 de setembro, em Nova York
Considerado o maior ataque terrorista da história, no dia 11 de setembro de 2001, o mundo voltou os olhos para Nova York. Na manhã daquele dia dois aviões foram seqüestrados por terroristas e se chocaram nos prédios do World Trade Center. 
2013 –NASCIMENTO ISADORA
Manifestações de rua, novo Papa, prisões do mensalão, incêndio na boate Kiss, médicos cubanos, queda de Eike... 
JOELMA
2003 CASAMENTO
O Brasil e o Mundo em 2003: Lula assume o poder, cai o regime de Saddam na guerra americana, fraude mina carreira de Gugu, Daiane faz história, Cruzeiro ganha tudo e Globo perde Roberto Marinho
2005 NASCIMENTO DA 1º FILHA
O Brasil e o Mundo em 2005: Mensalão do PT envergonha o país, morre o Papa João Paulo II e entra Bento XVI, Katrina arrasa Nova Orleans e escândalo do apito mancha credibilidade do Brasileirão
2009 APROVADA EM CONCURSO PUBLICO
O Brasil e o Mundo em 2009: Morre Michael Jackson, Arruda é flagrado no mensalão do DEM, cai avião da Air France, surge a gripe suína, Rio ganha o direito de sediar Olimpíada e Flamengo conquista o hexa brasileiro
1977 NASCIMENTO
Os líderes universitários se reuniram no campus da Faculdade de Medicina da UFMG, em Belo Horizonte, de onde saíram para a cadeia, após enfrentar forte aparato da Polícia Militar, que cercou toda a área
Estudantes do Brasil decidiram em 1977 enfrentar repressão militar
2009 – INICIO DE NAMORO
Barack Obama é empossado oficialmente presidente americano, como o primeiro negro a entrar na Casa Branca como presidente dos EUA.
2010 APROVADA EM CONCURSO PUBLICO
O ano de 2010 foi marcado por duas revoluções na internet : o Facebook, que se impôs como o maior site de relacionamentos do mundo, e o WikiLeaks, que provocou o maior vazamento de documentos confidenciais da história. O Brasil elegeu sua primeira mulher presidente 
Angela
BRUNA
1973 nascimento do Pai
Em 1993 meu Nascimento
O Brasil e o Mundo em 1993: CPI revela anões do Orçamento, duas chacinas envergonham os cariocas, Romário classifica o Brasil pra Copa .
O ano de 1973 no Brasil estava sob o governo Médice, no auge do regime militar. Pessoas simplesmente desapareciam se falassem mal do regime ou do governo. 
A moda era a calça boca de sino. 
2013 Entrei na Faculdade
O primeiro mês do ano foi marcado por uma das maiores tragédias brasileiras: o incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria (RS), que matou 242 pessoas e deixou centenas de feridos. O fogo teve início com um sinalizador utilizado no show da banda Gurizada Fandangueira, e faíscas teriam atingido o teto da boate, incendiando a espuma de isolamento acústico.Leia mais em: 
1986 nascimento
O Brasil e o Mundo em 1986: Ano de emoções fortes com Plano Cruzado, tragédia da Challenger, a explosão de Maradona e acidente em Chernobyl
2008 Nascimento de Luiz Otávio-filho
As revoltas do mundo árabe, a crise da dívida, a morte do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden e a catástrofe de Fukushima estão entre os acontecimentos que marcaram 2011.
O Brasil e o Mundo em 2008: Obama, o primeiro presidente negro dos EUA, crise econômica derruba economia, Isabela Nardoni é morta e Brasil brilha na Olimpíada de Pequim
2011 meu casamento
ETAPA 3
AREA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Escola Djanira– Polo Anhanguera
13
Polo de Apoio Presencial de Valparaíso - SP
Com as atividades iniciadas em 2002, a Faculdade Anhanguera de Valparaíso é mantida pela Anhanguera Educacional Ltda. e oferece cursos de graduação na modalidade presencial, autorizados e/ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), bem como cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e de extensão.
Polos de Apoio Presencial
A Universidade Anhanguera-Uniderp atua na modalidade de Educação a Distância há vários anos, sendo reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior com presença nacional. Para saber mais sobre as metodologias e recursos didáticos utilizados visite a página cead.uniderp.br.
A Universidade Anhanguera-Uniderp oferece cursos de Graduação e Pós-Graduação na modalidade a distância e, para tanto, conta com polos de apoio presencial em todas as regiões do Brasil. Para conhecer melhor os polos de apoio presencial da Universidade Anhanguera-Uniderp selecione as opções abaixo:
Tutoria Presencial
O tutor presencial é um profissional graduado na área de conhecimento específica ou conforme previsto no projeto pedagógico do curso. Tem a função de acompanhar e incentivar o processo da aprendizagem dos estudantes, com ênfase nas relações destes com os conteúdos, materiais didáticos, demais colegas de turma, professores-tutores a distância, Coordenadores Acadêmicos EAD e Professores EAD.
O Coordenador Acadêmico EAD é um profissional com a função de representar a Universidade perante os alunos, tutores presenciais, tutores a distância, secretários e gestores de polos, responsável por garantir que diretrizes acadêmicas e administrativas estabelecidas para a modalidade pela Instituição sejam seguidas. Presta assessoria às atividades pedagógicas, supervisionando o comprometimento dos tutores presenciais com o processo da aprendizagem dos estudantes.
Biblioteca
Na biblioteca localizada no polo de apoio presencial os alunos contam com a bibliografia básica em exemplares impressos nas quantidades adequadas, seguindo a proporção de matriculados. Além disso, o Grupo Anhanguera Educacional disponibiliza um amplo acervo digital como parte da Biblioteca Virtual. A bibliografia complementar tem seus títulos disponibilizados de forma gratuita e em consonância com o preconizado pelo Ministério da Educação. Os livros e periódicos são indicados
conforme o projeto pedagógico de cada curso e permanentemente atualizados. Clique aqui para conhecer detalhadamente o acervo disponível.
Coordenador Acadêmico
A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com uma instituição não é diferente. Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras.
Preservar a memória institucional não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado.
Ao pesquisar imagens de nossa cidade percebemos o quanto não damos o devido valor ao que temos e ao que conquistamos, muito se mudou e para melhor o progresso existe e graças ao nosso passado regatados pudemos enxergar a importância que isso pode exercer em nós quanto alunos e como futuros pedagogos.
Etapa 4
Etapa 4
	Vista aérea de Valparaíso 2012
17
Conclusão
A apropriação do Ensino de História e de Geografia permite ao aluno, portanto cidadão, o desenvolvimento social, cultural, crítico,científico, tornando esses sujeitos de hoje ainda crianças futuros homens preparados para enfrentar os meio socioculturais prontos a assumir suas ambições e responsabilidades como adultos. Para isso faz-se necessário uma metodologia capaz de promover o educando afirmando o como ser Sócio Histórico e torná-lo agente de suas práticas. 
O Ensino da História e da Geografia faz-se tão importante quanto o Ensino da Língua Portuguesa da Matemática entre outras disciplinas cabe aos professores buscar possíveis maneiras para trabalhar o ensino, propiciando uma aprendizagem significativa. Cabe mostrar o real valor da importância do Ensino de História e de Geografia, pois estudar História e Geografia não é só vê o que já aconteceu (passado), ou ver que existe mapas e países... mas sim mostrar o que está acontecendo hoje, fruto do ocorrido tempos atrás,e as atualidades que ocorrem pelo mundo aonde se localizam os países e aqueles atos e tomadas de decisões influenciam no hoje.
Bibliografia
http://www.anhanguera.com/graduacao/localidades/valparaisogo.php
https://www.google.com.br/#q=retratos+da+cidade+no+passado+e+no+presente+e+com+representa%C3%A7%C3%A3o+cartogr%C3%A1fica&start=10
ttps://www.google.com.br/maps/place/Valparaíso,+SP/@-21.2108351,- 0.870751,10z/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x9496e55e205413d7:0xae850bf7106113b4
http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/imagens-do-dia/2013/12/09/brasil-2013-veja-os-acontecimentos-do-ano-no-pais.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais