Buscar

Transporte de Membranas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transporte de Membranas
*Nesse assunto não tomei por base o livro do Lehninger, mas sim o do Voet por recomendação do professor.
No outro resumo já foram explicadas a composição e propriedades das membranas biológicas e seus compostos. Agora serão tratados os diferentes tipos de transporte de substancia que podem ocorrer através da mesma. 
Os diferentes tipos de transporte que ocorrem através da membrana biológica:
Os transportes de membrana podem ocorrer de duas formas amplamente genéricas caso formos considerar o fator de mediação do processo, ou seja, se o transporte da substancia ocorre por ela mesma (sem mediação) ou com a ajuda de outro composto (com mediação). 
Transporte não mediado- é aquele que ocorre por difusão simples, ou seja, sem a necessidade de uma proteína transportadora como mediadora do processo. A força propulsora desse processo é simplesmente o gradiente de potencial eletroquímico, fazendo com que as substancias tendam a migrar para o meio que estiver com concentração química menor com o objetivo de se atingir igualdade. A velocidade desse processo dependerá da grandeza desse potencial eletroquímico e também da solubilidade do composto na porção apolar da membrana. Compostos apolares, como o O2 , iram interagir mais facilmente com a porção apolar (interior da membrana) sendo difundidos então de forma mais veloz. 
Transporte mediado- é aquele que ocorre graças a ação de proteínas transportadoras específicas (mediadoras) e pode ser classificado em dois grupos:
Transporte mediado passivo: também chamado de difusão facilitada, ocorre com o auxílio de proteínas de transporte só que sem gasto de energia, já que, nesse caso, o fluxo de substancias se dá a favor do gradiente eletroquímico. 
Transporte ativo: por ser um transporte mediado ocorre com o auxílio de proteínas transportadoras específicas, só que, nesse caso, COM gasto de energia por conta do fluxo de substancias acontecer contra o gradiente eletroquímico do sistema. 
O transporte mediado pode ser classificado também de acordo com a característica de transporte que suas proteínas transportadoras desempenham, mais especificamente em relação a sua estequiometria:
Uniporte- cada proteína transportadora transporta apenas uma única molécula de cada vez através da membrana. Temos como exemplo o transportador de glicose pertencente nos eritrócitos.
Simporte- cada proteína transportadora transporta ao mesmo tempo duas moléculas diferentes no mesmo sentido (ou só pra fora da célula ou só pra dentro da célula). 
Antiporte- cada proteína transportadora transporta ao mesmo tempo duas moléculas diferentes em sentidos opostos (enquanto uma substancia é levada pra fora da célula, outra ao mesmo tempo é levada para dentro). 
Agora, falando novamente em transporte ativo, esse também pode ser dividido em dois grupos, só que, nesse caso, a divisão é feita de acordo com a fonte de energia utilizada para o processo:
Transporte ativo primário- nesse transporte a energia necessária para a sua ocorrência provém diretamente da degradação do ATP. 
Transporte ativo secundário- nesse transporte a energia necessária para a sua ocorrência provém de um gradiente eletroquímico gerado anteriormente pela degradação de ATP (por um transporte ativo primário).
Curva de concentração de soluto vs. resposta:
Existe um gráfico para expressar o fluxo de transporte de um soluto de acordo com a sua concentração em um meio e ele se comporta de maneira distinta ao se tratar de transportes mediados e não mediados. 
Transporte não mediado- o gráfico terá configuração linear evidenciando que quanto maior for o gradiente de concentração maiorserá o fluxo de soluto através da membrana. 
Transporte mediado- o gráfico já não apresenta configuração linear e sim curva. Essa curva pode variar de conformação de acordo com fatores como velocidade na qual o soluto passa pela membrana, da especificidade para com ela e também com o grau de saturação do soluto no meio para qual ele está sendo transportado, ou seja, quando essa concentração se elevar muito o fluxo tenderá a parar de aumentar e se estabilizar.

Continue navegando