Buscar

Direito Penal e seus Ramos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio de Sá
Direito Penal I
Prof. Alexandre Leopoldo.
É o conjunto de normas jurídicas que, materializando o poder punitivo do Estado, definem as infrações penais (crimes e contravenções), com a indicação das sanções correspondentes (penas e medidas de segurança ou outra consequência legal), fixando simultaneamente, os princípios e garantias fundamentais do cidadão perante o exercício desse poder, ao tempo em que cria os pressupostos da punibilidade e delimita o nível de participação da vitima no conflito. (Paulo Queiroz)
Conceito de Direito Penal
Proteção dos bens jurídicos mais importantes e necessários para a própria sobrevivência da sociedade, bens essenciais ao indivíduo e a comunidade através de aplicações de sanções para aqueles que violem a ordem jurídica. 
Quando a tutela do direito penal não se faz necessário é necessário afastá-lo e permitir que os demais ramos do direito assumam, sem a sua ajuda esse encargo de protegê-los.
Função do Direito Penal
Direito Objetivo: Conjunto de normas citadas pelo Estado, definindo crimes e contravenções, isto é, impondo ou proibindo determinadas condutas sob a ameaça de sanção ou medida de segurança, bem como todas as outras que cuidem de questões de natureza penal, por exemplo, excluindo o crime, isentando de pena, explicando determinados tipos penais.
Direito Penal Subjetivo: É a possibilidade que tem o Estado de criar e fazer cumprir suas normas, executando as decisões condenatórias proferidas pelo Poder Judiciário. É o próprio ius puniendi. É o poder dever que tem o Estado de exercer o seu direito de punir caso as normas por ele editadas venham a ser descumpridas.
DIREITO PENAL OBJETIVO X DIREITO PENAL SUBJETIVO
1º) Segurança Jurídica: 
2º)Preventiva- 
 E quais são esses bens?
 	Os valores desses bens encontram-se abrigados na própria constituição tais como a Liberdade, a segurança o bem estar social, a igualdade e a justiça de tal grandeza que o Direito Penal não poderá virar-lhes as costas 
Finalidades
Ciência Penal: Tem por escopo elaborar e desenvolver um sistema, visando a interpretar e aplicar o direito penal, de modo lógico ( formal e material) e racional.
A Política Criminal objetiva, primordialmente a analise critica( metajuridica) do direito posto, no sentido de bem ajustá-la aos ideias jurídicos-penais e de justica. Está intimamente ligada a dogmática, visto que interpretação e aplicação da lei penal interferem em critérios de política criminal.
A criminologia tem como principal função o estudo das causas do delito e, secundariamente, busca alternativas para responder ao fenômeno criminal, no sentido de prevení-lo e de controlá-lo
Vitimologia: A Vitimologia é o estudo da vítima sob todos os aspectos, possuindo assim, um caráter multi e interdisciplinar.
Penalogia: A Penalogia é parte da ciência criminal que estuda especialmente a sanção penal como meio de defesa, preservação ou reação do grupo social.
Obs: Na realidade, a ciencia penal, a politica criminal e a criminologia sao ciencias que se distinguem, mas que nao se separam, antes se completam.
Direito Penal, Política Criminal e Criminologia
Direito Constitucional: É a constituição que indica quais são os bens mais importantes que serão protegidos pelo Estado, é a CF que indica as regras de competência legislativa, é a CF que indica os órgão julgadores, é a constituição que traz os princípios da dignidade da pessoa humana e do estado democrático de direito, da inafastabilidade do poder judiciário, do devido processo legal e do contraditório, a constituição é a fonte de validade de todo o ordenamento jurídico.
Direito Administrativo: Crimes Contra a Administração Publica. Artigo 327 CP. Distinção entre ilícito penal e ilícito administrativo. Independência de instâncias. Perda do Cargo, Emprego ou função como efeito da condenação.
Direito Tributário: Crimes contra a ordem Tributária. Sonegação fiscal. 
RELAÇÕES COM OUTROS RAMOS DO DIREITO:
Direito Civil: A responsabilidade Civil é independente da criminal. Artigo 91 I CP, 63 CPP e 475-N CPC.
 
Direito Processual:É o processo o meio através do qual o Estado presta jurisdição. 
 
Direito Comercial: Crimes Falimentares, Títulos de Crédito,etc.
 
Legislativo Penal: Principio da Legalidade, competência exclusiva da União, Lei Ordinária. Artigo 22 I CRFB.
Continuação:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando