Buscar

Comunicação Dirigida para Creche Vila Triagem

Prévia do material em texto

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda
Trabalho de Comunicação Dirigida
Professor (a): Ana Erthal 
Creche Vila Triagem
Alessandra Veiga
Carolina Meleiro
Mariana Vianna
Marina Barreiros
Priscilla Vacchiano
Rodolpho Chindelar
CSPL6G
2015.2
Rio de Janeiro
Composto de Marketing
Produto
A creche de Vila Triagem é uma “Instituição” sem fins lucrativos, que cuida de crianças carentes de até 5 anos de idade em tempo integral. Localizada no bairro de Triagem, no Rio de Janeiro, ela passa por muitas dificuldades já que é um bairro ainda precário, por não contar com saneamento básico e também por ser uma área irregular não apresenta estrutura física adequada e nem oferece segurança para as crianças.
Por ser uma creche em uma comunidade carente, ela não possui uma renda alta para se manter. Ela conta com apoio fixo mensal de três mil reais para as necessidades mais básicas, doado pela cuidadora do projeto, a alemã Christa Bohnhohf, que há 13 anos faz esta contribuição e também busca parcerias para melhoria do local. 
Praça 
A creche de Vila Triagem é uma “Instituição” localizada no bairro de Triagem, na zona norte do Rio de Janeiro, mais especificamente na comunidade Vila Nova Triagem, como já dito anteriormente, uma área com estrutura e necessidades básicas precárias.
Atende as crianças da região e proximidades.
Preço
Como também já dito no primeiro tópico, a creche não possui uma renda alta e depende de doações para se manter, já que não cobra mensalidade dos alunos. Hoje em dia, o cenário que ela enfrenta é, três mil reais doados pela cuidadora do projeto Christa Bonheur, alguns membros do Rotary Club da Suíça e Alemanha também doam dinheiro para a instituição, a ESPM Social Rio ajuda com trabalhos voluntários e doações materiais, a coordenadora da creche Meiry Mendes também contribui, assim como Elisabeth Viana, professora da ESPM. 
Além disso há também a ajuda do Hospital do Exército que fica no bairro de Benfica, bem próximo ao local. Os funcionários do hospital, em uma atitude voluntária, fazem doações esporadicamente e também do Djalma, que ajuda na pintura, manutenção elétrica, etc.
Comunicação
A creche não possui um site oficial, nem tão pouco uma comunicação para promove-la ou ajudar nas arrecadações, a única página encontrada foi no facebook, https://www.facebook.com/crechecomunitaria.vilatriagem, mas logo percebemos que não é muito utilizada, não possui muitas informações para o público.
Comunicação Dirigida
A comunicação serve para apresentar a empresa/instituição/ong ao mundo e despertar interesse nos públicos. No caso da Creche de Vila Triagem, a comunicação tem como objetivo atrair mais colaboradores e fornecedores para ajudar a creche a ter estrutura e condições melhores e também para chamar a atenção do governo para regulariza-la. 
Isso será possível a ser alcançado mostrando o trabalho que é feito com as crianças, o carinho que são tratadas e a dificuldade que já passam e continuam passando, por isso precisam de um espaço para realmente exercerem seu papel de criança.
O Plano de Ação
Ação
Após analisarmos a instituição em questão, decidimos optar por uma revista em quadrinhos abordando histórias verídicas de algumas crianças carentes da creche. Contando desde o seu nascimento, até a sua ida para o local, como se comportam, como vivem e convivem com outras crianças, os laços criados, etc. 
No final de cada revista teria uma mensagem de incentivo e pedido de apoio, com dados para contatos disponíveis para quem se interessasse pelo assunto. Essa tem o objetivo de comover e assim, atrair possíveis colaboradores, investidores, fornecedores, e parceiros para o seu negócio.
Para a criação dessa revista, iremos buscar parceiros como a gráfica Hightech (impressão de quadrinhos), ESPM Social e Studio D (parceria para criação da revista, desenhos, etc.) para apoiar a ideia e adotar causa também, já que a instituição em si não possui uma renda alta. 
Onde e Como
Em nossa ação dos quadrinhos a primeira iniciativa será divulgar a versão digital nas redes sociais da instituição e dos parceiros/apoiadores. Para garantir maior visibilidade da mesma por parte de todos, fácil acesso, e possível boca a boca. Simultaneamente a isso os quadrinhos terão versão impressa, contando com a parceria da gráfica HighTech para impressão, e ESPM Social e Studio D, para geração de conteúdo, parte de criação e visual, etc. E então, distribuiremos esse material em empresas que possuem uma gestão responsável e se preocupam com causas sociais, além de possuírem investimento anual destinado a mesma. Além de empresas, distribuiremos para pessoas físicas que atuam nesse mercado, que possuem interesse pelo mesmo, que possam se tornar investidores e defensores da causa, e também, possíveis formadores de opinião que possam influenciar outras pessoas. Por fim, iremos buscar contato com fornecedores de alimentos, produtos de limpeza e banho, livros educativos, etc. 
Para essa distribuição, se possível, iremos enviar, diretamente, a revista em quadrinhos para algum representante dos stakeholders em questão, ou o próprio. Caso não seja possível esse contato direto, iremos entrar em contato por e-mail para explicar a causa e disponibilizaremos o material online.
Público-Alvo 
Focaremos nossa campanha visando atingir empresas de grande e médio porte e fornecedores, que tenham no DNA da corporação uma gestão com incentivo a questões sociais e responsáveis. Além de empresas, nossa campanha será veiculada em pontos específicos com o objetivo de atingir as pessoas físicas, com perfil de classe A e B, preocupadas com o próximo, ligadas a causas sociais, interessadas, empáticas, socialmente ativas, com perfil solidário e investidor. Além disso, também buscaremos apoio de pessoas jurídicas. 
Pretendemos engajar esses públicos-alvo a contribuir, a investir e criar uma relação com a causa, essas crianças e a creche, podendo se tornar formadores de opinião e através de boca-a-boca influenciar outras pessoas com esse perfil, e assim, criarem um futuro melhor para as crianças carentes da Creche Vila Triagem.
Duração
Nosso plano de ação seria realizado buscando integrar datas festivas, onde a presença infantil é bem forte, com a ação focada em buscar apoio (financeiro, entre outros) para as crianças da Creche de Vila Triagem.
Com isso, nossa ação acontecerá de Setembro a Dezembro de 2016. Começaremos em Setembro, para trabalhar o mês anterior ao do dia das crianças, data, totalmente, integrada e referente a causa. E assim, reforçaremos com mais intensidade no mês de Outubro, onde no dia 12 temos a comemoração em questão. Após a essa data comemorativa, o foco será para as datas comemorativas de Natal e Ano Novo, outras datas que celebramos a integração, amor ao próximo, etc. que acontecerá em Dezembro.
Nossas ações e a duração visam aproveitar as datas do calendário, para trabalhar de uma melhor forma de acordo com o tema abordado, e sensibilizando o público alvo, havendo um engajamento maior por parte deles.
Linguagem
Por se tratarem de crianças carentes, usaremos uma linguagem informal, que assim, será mais direta, sendo de mais fácil entendimento por todas as partes, e conseguindo captar maior atenção do leitor dos quadrinhos, além de dinamizar ao ter uma linguagem mais cool. Também contamos com um tom emocional e apelativo na linguagem, com o objetivo de sensibilizar os leitores, fazendo com que esses adotem a causa.
Com isso, buscamos atingir um maior engajamento, havendo contribuições por parte de todos os leitores e envolvidos nessa ação, para que seja mudada de forma positiva a vida dessas crianças carentes.
Ferramentas
Utilizaremos na nossa ação duas ferramentas de comunicação. Em ambas foram elaboradas estratégias eficazes para atingir o nosso público e passar corretamente a mensagem que gostaríamos.
REVISTA: Ilustraremos em uma revista pequenas histórias em quadrinho, estilo gibi, com a tragetóriade cada criança presente na creche. Como já citado a cima, nossa linguagem será informal e bem emotiva, contendo diálogos verídicos e palavras utilizadas pela própria criança, aproximando ainda mais o leitor da realidade, de uma forma comovente e não apenas trágica. Esta ferramenta tem o potencial de ser a mídia mais influente depois da televisão e também ser uma ferramenta de apoio para pais e profissionais que trabalham com a juventude, ou seja, nosso objetivo e mensagem terão ainda mais apelo. A revista também será uma forma de comunicação da creche, pois nela constarão contato, endereço e website (facebook). A periodicidade será de 4 meses, apenas uma nesta ação, contendo todas as histórias. 
INTERNET: Essa será nossa segunda ferramenta, que hoje é a principal mídia digital e é através dela que a comunicação e compartilhamento de dados vêm evoluindo como um todo. Tal ferramenta tem sido um meio de promover mudanças na cultura da humanidade. O espaço virtual vêm se consolidando por meio de uma construção contínua, que acontece 24h por dia, onde todas as pessoas podem estar inserindo e transformando informações. A maior potencialidade da Internet é sua capacidade de transportar grandes quantidades de informação em qualquer tempo e espaço e em diferentes formatos. Além da possibilidade de atingir vários públicos, também será um meio de incentivadores da causa se infiltrarem no projeto através do compartilhamento, aumentando assim a sua visualização e adeptos. A escolha da internet também se dá pela otimização de custo, uma vez que, a revista digital será grande alcance e não precisará de custo para impressão.
Exemplo (internet/rede social)

Continue navegando