Buscar

DIREITO CIVIL IV simulado 4 may

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL IV
	
	Simulado: CCJ0015_SM_201307294839 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): MAYARA CHAGAS MARTINS
	Matrícula: 201307294839
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 08/11/2015 11:33:19 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308074219)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(TJ/RJ) Constitui direito real:
		
	 
	o usufruto.
	 
	a herança jacente.
	
	a herança.
	
	todas as respostas anteriores.
	
	a doação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307407183)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Questão objetiva Marque a alternativa CORRETA:
		
	
	O atual Código Civil não mais contempla direitos reais de aquisição
	
	Em uma relação jurídica de direito real, há de um lado um sujeito passivo determinado (titular de um dever jurídico de sujeição e, de outro, um sujeito ativo universal.
	 
	A propriedade é, como regra, um direito real ilimitado.
	
	Uma das diferenças entre os direitos reais e os direitos pessoais é que direitos pessoais são atípicos, enquanto que os direitos reais podem ou não ser típicos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307442603)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/SP  137º concurso) O direito das coisas regula o poder do homem sobre certos bens suscetíveis de valor e os modos de sua utilização econômica. Insta acentuar que o direito das coisas não pode ser compreendido exatamente como sinônimo de direitos reais. Possui configuração mais ampla, abrangendo, além dos direitos reais propriamente ditos, capítulos destinados ao estudo da posse e aos direitos de vizinhança. Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald. Direitos reais. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006 (com adaptações). Considerando as idéias do texto acima e os dispositivos do Código Civil relativos ao direito das coisas, assinale a opção correta.
		
	
	Ao titular do direito real é imprescindível o uso da ação pauliana ou revocatória para recuperar a coisa em poder de terceiros, inclusive na hipótese de fraude à execução.
	
	Caracterizam-se os direitos reais pela formação de relações jurídicas de crédito entre pessoas determinadas ou determináveis, estando o credor em posição de exigir do devedor comportamento caracterizado por uma prestação de dar, fazer ou não fazer.
	 
	São elementos da relação jurídica oriunda dos direitos reais subjetivos: aquele que detém a titularidade formal do direito, a comunidade e o bem sobre o qual o titular exerce ingerência socioeconômica.
	
	A promessa de compra e venda registrada no respectivo cartório de registro de imóveis e a propriedade fiduciária constituem exemplos de direitos pessoais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307518813)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Acerca do instituto da posse é correto afirmar que
		
	
	fâmulos da posse são aqueles que exercitam atos de posse em nome próprio.
	
	é admissível o interdito proibitório para a proteção do direito autoral.
	 
	a composse é uma situação que se verifica na comunhão pro indiviso, do qual cada possuidor conta com uma fração ideal sobre a posse.
	
	o Código Civil estabeleceu um rol taxativo de posses paralelas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307443941)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJSP/Magistratura - 170° adaptada) Diz o art. 1.196 do Código Civil que "considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade". O Código Civil adotou a teoria de quem? Como se define?
		
	 
	De Ihering, com sua teoria objetiva. A posse é a conduta de dono. É, então, a exteriorização da propriedade, visibilidade do domínio, uso econômico da coisa.
	
	de Ihering, com sua teoria subjetiva. A posse caracteriza-se pela conjugação de dois elementos: o corpus e o animus.
	
	De Savigny, com sua teoria subjetiva. A posse consiste na intenção de exercer sobre a coisa um poder no interesse próprio.
	
	De Savigny, com sua teoria objetiva. A posse consiste na detenção física da coisa.

Continue navegando