Buscar

3ª Red - O baixo nível da educação no Brasil e suas causas

Prévia do material em texto

O baixo nível da educação no Brasil e suas causas
		A qualidade da educação de um país é um dos fatores mais importantes para o seu desenvolvimento econômico. No Brasil, cresce alarmantemente o número de estudantes que abandonam as escolas, em virtude da desigualdade e da exclusão social.
		Cabe frisar que o ensino brasileiro não está a contendo da população, principalmente, de baixa renda. Alguns empecilhos como o cansaço decorrente de longa jornada de trabalho, o desemprego, a da falta de auto-estima dos alunos, a necessidade de trabalhar para ajudar em casa, a gravidez entre as adolescentes, a  falta de incentivo dos pais e o uso de drogas são as causas mais freqüentes, segundo alguns sociólogos, para o baixo aproveitamento nas aulas e a evasão dos estudantes das escolas.
		Além disso, o ensino público carece de boas instalações e equipamentos, para viabilizar o conhecimento adequado, embora o governo coloque à disposição uma quantidade de material limitado para cada escola. Os professores reivindicam melhores salários através de greves constantes que, consequentemente, atrasam as aulas a serem ministradas e o rendimento do próprio estudante. A falta de segurança é outro problema para quem estuda em colégios localizados próximos a áreas de risco, pois não há ninguém que consiga estudar que está exposto a um perigo.
		Enfim, podemos afirmar que o Brasil possui baixo nível de educação e que, sem medidas imediatas, a tendência é piorar. A qualidade do ensino público depende de investimentos em infra-estrutura, em segurança e em recursos humanos, para que a população tenha ao seu dispor uma escola pública gratuita e digna.
MARTINELLI

Continue navegando