Buscar

questões 2ª avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Diferencie monarquia e república.
R: A monarquia tem o poder centralizado na figura do monarca e esse pode é transferido hereditariamente. A república é o poder do povo que através do seu direito exercido pelo voto elege seus representantes por períodos específicos. 
2- Explique parlamentarismo e presidencialismo.
R: O Parlamentarismo tem o seu representante o 1 ministro que é chefe de governo, podendo o chefe de estado ser um monarca ou um presidente. Já o presidencialismo acumula as duas funções na figura do presidente, portanto é incompatível com a monarquia. 
3- Explique as compatibilidades e incompatibilidades entre monarquia e república e parlamentarismo e presidencialismo.
R: O Parlamentarismo pode existir nas duas e o Presidencialismo só na Republica, pq o chefe de estado e de governo esta centrado somente na figura do presidente neste último caso. 
4- Diferenciem castas e classes sociais
R: Castas são composições sociais rígidas e ligadas ao estamento. Já as classes sociais estão ligadas á uma mobilidade podendo cada um buscar seu próprio desenvolvimento e viver com certa liberdade.
5- Que tipo de forças sociais caracteriza a democracia pluralista.
R: Forças sociais são as associações e os partidos políticos que atuam com seus grupos de interesse e com seus grupos de pressão (lobbies).
6- O que se entende por estado estamental?
R: Estado estamental era uma sociedade onde não havia mobilidade, Onde cada um mantinha-se na sua função desde que nasciam e era muito comum em Estados Absolutistas.
7- O que se entende por Estado de polícia, Estado de direito, Estado social de direito 
e Estado totalitário?
R: Estado de policia: era o estado absolutista que tinha o poder de vida e de morte sobre seus súditos; Estado de Direito: todos se submetiam a ordem de direto; Estado de Direito Social: cria os meios para fornecer o desenvolvimento e a diminuição das desigualdades sociais; Estado Totalitário: Poder concentrado em um único partido, proibido fazer oposição como no nazismo e no fascismo; Estado Democrático e de Direito: o poder emana do povo e o povo através dos seus representantes eleitos legislam e executam as leis do estado. 
 
9- Caracterize fascismo e nazismo.
R: Mussolini e Hitler onde tinham um poder centralizado nessas figuras que utilizaram todo aparato do Estado para retirar todas as liberdades públicas instalando um Estado totalitário e de um único partido. 
 
11- Diferencie Estado liberal e Estado do bem estar social.
R: Estado liberal: não intervinha e nem criava meios de regulamentar as relações particulares; Estado do bem estar social: O Estado passa a proteger o individuo criando meios próprios para isso.
 
12- Diferencie Estado unitário, Estado composto e confederação.
R: Estado Unitário: só há um cento de poder e todas as funções e decisões passam por este centro de poder (impérios, ditaduras etc) Estado Federado: este mesmo poder é descentralizado e de certa forma geograficamente distribuído como é o Brasil, vários Estados submetidos a uma única soberania interdependentes. Estados Confederados seria a união de vários Estados aglutinados em um local geograficamente propicio mas cada um mantendo a sua soberania, não há nada assim no mundo ainda.
 
13- Como se enquadra o Brasil em relação à questão anterior? Explique. 
R: O Brasil é um Estado Composto Federado com vários estados, municípios e distrito federal. 
 
14- Explique o Poder soberano e suas funções.
R: Estado soberano é aquele que exerce sua soberania uma espécie de poder indivisível e único na sua essência, tendo a sua atuação dividida em três funções: legislativo, judiciário e executivo. 
 
15- Explique as funções típicas e atípicas de poder.
Executivo (f) administrar (a) Legislar e julgar
Judiciário (f) julgar (a) administrar e legislar
Legislativo (f) legislar (a) administrar e julgar
16- Do ponto de vista do voto popular, explique os poderes Judiciário, Executivo e 
Legislativo.
R: Do Executivo nos elegemos uma parte (presidente, prefeitos e governadores); D legislativo nos elegemos todos (vereadores, deputados e senadores); Do Judiciário não elegemos esse são efetivados por concursos de provas e títulos. 
 
17- O que caracteriza a paridade do voto?
R: Voto é igualitário todos podem votar, independente de classe social, gênero etc. Ele é obrigatório aos alfabetizados maiores de dezoito anos e menores de 70 anos. Não podendo votar os menores de 16 anos e os conscritos. 
18- Explique a maioria relativa e a maioria absoluta no voto majoritário.				
R: Maioria absoluta seria que na abertura da votação deve estar presente mais de 257 deputados e 41 senadores e maioria relativa é que para a aprovação do projeto basta maioria destes presentes. 
Quanto ao voto do povo maioria absoluta seria de um dos candidatos tivesse mais de 50% dos votos não haverá segundo turno, caso contrario haverá. 
19- Diferencie grupos de interesses e grupos de pressão.
R: Grupos de interesse são associações de classe e partidos que agem em interesse próprio. Grupos de pressão são aqueles que agem no interesse de terceiros, muitas vezes utilizando-se de métodos não muito aprovados e não há um controle de suas atividades como em outros países. (lobbies . EEUU) 
20- Cite as vantagens e as desvantagens dos grupos de pressão.
R: Vantagens: trazem informação e conhecimento técnico para os legisladores a respeito da matéria na qual estejam tendo interesse e trazem a tona assuntos esquecidos e acabam influenciando parlamentares e partidos. Desvantagens: Os ideais nem sempre tem função social, muitas vezes há interesse econômico envolvido e tais decisões alteram pra pior algumas matérias muito discutidas no Brasil. 
21- Qual a importância dos partidos políticos?
R: Os partidos políticos exercem uma função de ancoradouro para as ideologias que se aglutinam para participarem efetivamente do processo democrático.
22- Explique as características do bipartidarismo e do pluripartidarismo, observando as implicações para a governabilidade.
R: O bipartidarismo se conceitua com a troca de poder apenas entre dois partidos, então ora um é situação ora é oposição, o que de certa forma facilita a governabilidade e implantação dos planos de governo. O Pluripartidarismo: está caracterizado por uma crescente quebra de ideologias e diversificando o foco, assim não há uma oposição concisa dificultando em muito a governabilidade da situação por não ter uma base governamental sólida, impedindo o seguimento dos planos do governo. 
 
23- O que se entende por liberdades públicas
R: São todas aquelas que o povo impõe ao Estado, os direitos fundamentais. 
24- O que diferencia os Estados das Organizações Internacionais?
R: Os estados são sujeitos de direito internacional e as organizações são associação de sujeitos de Direito Internacional, entenda-se, constituída por Estados (embora tal concepção esteja lentamente sendo reformada nos dias atuais). Possuem como finalidade buscar os interesses comuns de seus integrantes por meio da cooperação recíproca, sendo tal ideal de cooperação cada vez mais fundamental na política internacional moderna. Sendo assim, as Organizações Internacionais são um fenômeno decorrente do incremento dos contatos entre as mais diversas nações.
25- É possível um Estado autossuficiente em sua plenitude? Explique.
É utópico uma vez cada um dependo do outro para o bem de todos.

Outros materiais