Buscar

FORÇA ELÉTRICA – CARGA ELÉTRICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FORÇA ELÉTRICA – CARGA ELÉTRICA
	A carga elétrica é a entidade responsável pelos fenômenos eletromagnéticos, ou seja, são partícula intrínseca fundamentais de que é feita a matéria.
	A grande quantidade de cargas que existem em qualquer objeto geralmente não pode ser observada porque o objeto contém quantidades iguais de dois tipos de cargas: cargas positivas e cargas negativas (Benjamim Franklin). Quando existe essa igualdade (ou equilíbrio) de cargas, dizemos que o objeto é eletricamente neutro, ou seja, sua carga total é zero.
OBS:	CARGAS DE MESMO SINAL SE REPELEM E CARGAS DE SINAIS OPOSTOS SE ATRAEM.
(A) Dois bastões de vidro friccionados com seda adquirem cargas positivas e se repelem. (B) dois bastões, um de vidro e outro de plástico, friccionados com seda, adquirem cargas de sinais opostos e se atraem. ( ver a tabela com a série triboelétrica, no slide abaixo)
Série Triboelétrica
 
 CONDUTORES E ISOLANTES
CONDUTORES são materiais nos quais as cargas elétricas se movem com facilidade, como nos metais, o corpo humano e agua da torneira.
ISOLANTES são materiais nos quais as cargas não podem se mover, como os plásticos , a borracha, o vidro e a água destilada.
SEMICONDUTORES são materiais com propriedades intermediárias entre as dos condutores e não-condutores, como o silício e o germânio.
SUPERCONDUTORES são condutores perfeitos, ou seja, materiais nos quais as cargas se movem sem encontrar nenhuma resistência. (Supercondutividade - é uma propriedade física. De característica intrínseca de certos materiais, quando resfriados a temperaturas extremamente baixas (1 K), tendem a conduzir corrente elétrica sem resistência nem perdas.)
	Nos próximos capítulos vamos discutir apenas os condutores e não-condutores.
Quantização da Carga
Hoje sabemos que a matéria é constituída por átomos que são cuja partículas fundamentais são: prótons e neutrons (núcleo) e elétrons (em volta dos núcleos). Temos que a carga elétrica é uma grandeza quantizada. Fora o sinal, o elétron tem a mesma carga que o próton. No sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de carga é o coulomb. O quantum de carga é a carga: e = 1,602x10-19 C.
carga do próton: e = 1,602x10-19 C
carga do elétron: e = - 1,602x10-19 C
QUANTIZAÇÃO DA CARGA (Q)
 Q = n.e
Onde n é o número de cargas no corpo.
Exemplo1: Uma moeda de cobre (Z=29 e M=63,5g/mol) tem massa de 3,10 gramas. Qual é a carga total de todos os elétrons da moeda? 
Exemplo2: Uma carga de intensidade 50 nC pode ser produzida eno laboratório simplesmente atritando dois objetos entre si. Quanto elétrons devem ser transferidos para produzir essa carga?
LEI DE COULOMB
A força entre duas cargas puntiformes é exercida ao longo da linha entre as cargas. Ela varia com o inverso do quadrado da distancia que separa as carga e é proporcional ao produto das cargas. A força é repulsiva se as cargas tiverem o mesmo sinal e atrativa se elas tiverem sinais opostos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais