Buscar

SISTEMA URINÁRIO vet

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA URINÁRIO
Função: 
Filtra o sangue;
Remove os produtos residuais;
Recupera os metabólitos úteis;
Armazena os resíduos líquidos;
Transporta os produtos residuais para o exterior;
Regula o volume de líquido corporal;
Composição: a urina liberada dos rins para o interior de dois ureteres, daí passando para a bexiga urinária, um órgão de armazenamento, e durante o esvaziamento a urina é liberada através da uretra.
RINS
O rim é uma glândula formada por córtex e medula. Em algumas espécies há apenas um lobo em outras se apresenta lobado. O lobo é formado por componentes medulares e corticais.
 A porção medular é uma pirâmide cuja base está em contato com o córtex, uma ou mais pirâmides se juntam para formar uma papila, a ponta da papila é fenestrada (área crivosa), cujas perfurações correspondem às aberturas dos túbulos renais (Ductos de Bellini) nos cálices da pelve renal. A papila se projeta em um cálice menor, cálices maiores se continuam com o ureter.
O rim apresenta uma borda convexa e outra côncava onde se situa no hilo renal, entrada da artéria renal e saída da veia renal e do ureter.
É revestido externamente por uma cápsula de tecido conjuntivo.
Região Cortical : mais externa apresenta corpúsculos de Malpighi que se destacam entre os túbulos renais( formado pelo Glomérulo Renal e folheto visceral e parietal da Cápsula de Bowman), Túbulo Contorcido Proximal e Túbulo Contorcido Distal. 
Região Medular : constituída pelas porções espessa e delgada da alça de Henle e túbulos coletores.
Corpúsculo Renal ou Corpúsculo de Malpighi: formado por um tufo ou glomérulo de capilares e pela cápsula de Bowman.
Capilares fenestrados ligam a arteríola aferente a uma arteríola eferente, à cápsula de Bowman é formada por folhetos de epitélio simples pavimentoso.
 
Folheto visceral em contato íntimo com o glomérulo, cujas células, os podócitos, apresentam um corpo celular do qual saem numerosos prolongamentos que interdigitam-se nos capilares formando as fendas de filtração.
O folheto parietal é abaulado formado por células pavimentosas que repousam sobre uma fina lâmina basal. O filtrado sai do glomérulo entra no espaço de Bowman (espaço existente entre os dois folhetos). 
O pólo urinário é o ponto de continuidade entre a cápsula de Bowman e o túbulo contorcido proximal.
O pólo vascular é a região de entrada e de saída das arteríolas e a região onde se localiza o aparelho justaglomerular que produz hormônio aumentando a pressão sanguínea.
Túbulo Contorcido Proximal: apresenta um epitélio cúbico simples com borda estriada e citoplasma acidófilo, Cerca de 80% do sódio, cloreto e água são reabsorvidos do ultrafiltrado glomerular e transportados para dentro de capilares (vasos sanguíneos).
Alça de Henle: situada na região medular, apresenta o ramo delgado descendente, apresenta um epitélio simples pavimentoso com núcleos salientes para a luz. 
Túbulo Contorcido Distal: apresenta epitélio cúbico simples, com células menores, citoplasma menos acidofílico.
Túbulo Coletor: apresenta células formando um epitélio cúbico simples. Os túbulos coletores papilares (ductos de Bellini) abrem-se na área crivosa da papila renal para liberar a urina que conduzem para dentro do cálice menor do rim. Os túbulos coletores são impermeáveis à água, na presença do hormônio antidiurético (ADH) tornam-se permeáveis e a urina apresenta baixo volume e alta concentração.
Ureter
São tubos ocos, cilíndricos que penetram na base da bexiga urinária. Apresentam uma mucosa com várias pregas com epitélio transicional com 3 a 5 camadas de células globosas, lâmina própria de tecido conjuntivo denso irregular e fibroelástico e camada muscular formada por músculo liso, longitudinal interna, circular média e longitudinal externa. A camada externa, adventícia, de tecido conjuntivo une-se a cápsula renal e ao tecido conjuntivo da parede da bexiga.
Bexiga Urinária
É um órgão de armazenamento de urina até que a pressão se torne suficiente para induzir a micção ou esvaziamento. A mucosa apresenta pregas com células do epitélio de transição que são globosas mas tornam-se estiradas durante a distensão da bexiga repleta e funciona como uma barreira osmótica entre a urina e a lâmina própria de tecido conjuntivo. A camada muscular é composta por camada longitudinal interna, circular média e longitudinal externa. A adventícia é composta por um tecido conjuntivo, em certas regiões apresenta serosa como revestimento (conjuntivo + mesotélio).
SISTEMA URINÁRIO DAS AVES
O sistema urinário ou sistema excretor que envolve a eliminação de dejetos do metabolismo corporal está intimamente ligado com o sistema digestivo no processo de excreção. Os rins são pareados, cada um apresentando três lobos localizados dorsalmente ao longo da coluna vertebral posterior aos pulmões. Os ureteres são tubos longos que conectam os rins com a cloaca com a finalidade de transportar os produtos de excreção para fora do corpo. A ave não tem bexiga e, portanto, não produz uma urina aquosa, como o mamífero; ela excreta os uratos ou metabólitos sólidos que são adicionados às fezes como uma mancha branca. O fígado converte os produtos de excreção gerados durante a metabolização das proteínas em ácido úrico que é levado aos rins pelo sangue. Este produto, dissolvido na água, passa pela parede do capilar sangüíneo dos rins para os túbulos coletores. Como esta urina passa dos rins para os ureteres, situados próximos ao intestino grosso, a maior parte da água é reabsorvida. Quando a urina entra na cloaca ela se combina com o dejeto fecal eliminado do intestino grosso. O material pastoso branco presente nas fezes da ave é o ácido úrico que é insolúvel e precipita da urina. O dejeto nitrogenado da urina dos mamíferos é a uréia que é uma molécula grande, solubilizada na porção líquida da urina.
O rim das aves é castanho, alongado, os sacos aéreos abdominais ficam alojados contra suas superfícies ventrais, são pareados, cada um apresentando três lobos ou divisões cranial, média e caudal do rim compostos por muitos lóbulos. Os lóbulos apresentam uma porção cortical e outra medular, sendo que o córtex de um lóbulo pode ser contínuo com a medula de outro pois, os lóbulos estão situados em diferentes níveis. O córtex é formado pelas regiões largas dos lóbulos e a medula é formada pelas hastes dos lóbulos estando composta pelos feixes cônicos de túbulos coletores reunidos no interior dos tufos cônicos piramidais do ureter, a região medular também inclui as alças de Henle dos tipos medulares de néfrons. Os néfrons dentro de um lóbulo estão arranjados ao redor de uma veia central e drenam a urina para ramos dos ureteres. Existem dois tipos de néfrons, o néfron do tipo réptil situado ao redor da veia central na região cortical e o néfron do tipo mamífero está localizado próximo a região medular do rim. No tipo cortical de néfron o corpúsculo renal é esférico e pequeno e está unido ao túbulo contorcido proximal por um colo muito curto. O túbulo proximal tem a metade do comprimento do néfron com um formato de letra N e se liga a um segmento intermediário muito curto e convoluto antes de unir-se ao túbulo contorcido distal que forma convoluções próximas a veia intralobular central. Um curto túbulo conector conduz até o túbulo coletor relativamente maior, neste tipo de néfron não são encontradas as alças de Henle. No tipo medular de néfron (mamífero) o corpúsculo renal é maior, o túbulo contorcido proximal é igual ao do néfron cortical, o segmento intermediário forma uma alça de Henle que mergulha na medula semelhante à alça espessa dos néfrons dos mamíferos. A mácula densa e o aparelho justaglomerular parecem estar presentes nas aves em geral. Nas aves o produto final do metabolismo do nitrogênio é o ácido úrico que é ativamente secretado no lúmen tubular pelas células dos túbulos contorcidos proximais. Hemopoese extramedular pode ser encontrada no rim das aves como um processo fisiológico.
As aves não apresentam pelve renal e bexiga urinária. Os ureteres sãorevestidos por um epitélio cilíndrico pseudo-estratificado secretor de muco que repousa sob uma lâmina própria de tecido conjuntivo contendo uma variável quantia de tecido linfóide difuso. O muco auxilia na excreção da urina viscosa, e a auxilia aumentando a estabilidade dos colóides de urato. Os ureteres apresentam uma camada muscular espessa. O ureter desemboca no urodeu, um compartimento mediano da cloaca, segue sobre a superfície medioventral do rim recebendo ramos da parte média e caudal no seu trajeto, que se originam de ramos secundários que recebem a urina de um grupo de 5 ou 6 lóbulos renais.

Outros materiais

Outros materiais