Buscar

Apol libras e didatica

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Há 355 anos, Comênio convidava os educadores a pensar na questão educacional, propondo a utopia da criação de um método que fosse capaz de ensinar tudo a todos, especialmente o domínio da leitura e da escrita, base para a compreensão e interpretação dos textos bíblicos.
PIMENTA, Selma G. Pimenta et all. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013. p. 143-144. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/09.pdf >. Acesso em: 08/02/2015. 
Com base nas aulas da Professora Jussara Finatti, analise as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre o ensino de didática tradicional e o ensino de didática atualmente.
I. A didática desde seu principio dedicou-se a pensar a formação do aluno e a sua relação com o professor, sendo que sua concepção técnica de organização da sala e dos alunos surge na modernidade.
II. A didática tradicional ressaltava aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, sem participação política, afastado das questões políticas e da realidade do aluno.
III. A didática atualmente se dedica a elaboração das melhores técnicas de ensino e transmissão de conhecimento, não considerando o contexto histórico em que está inserida, mas analisando seu processo de desenvolvimento e pensando apenas neste.
IV. A didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor, assim seu foco está na pratica mais critica do professor, em pensar a importnaacua de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula.
São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas II e III, apenas.
	B	Afirmativa I, apenas.
	C	Afirmativas II e IV, apenas.
	D	Afirmativa IV, apenas.
	E	Afirmativa I, II e IV, apenas.
Questão 2/10
A aplicação do método de estudo de casos pode ser diversificada e depende da forma como o professor espera que os alunos trabalhem na solução do problema proposto.
BROIETTI, Fabiele. Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio. Disponível em:< https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/882/913>. Acesso em: 11/02/2015. 
Com base nas aulas e nos conteúdos abordados no livro-base, Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas: 
I. ( ) A prática de discussão para o estudo de caso é uma prática recorrente na abordagem didática de transmissão-assimilação.
II. ( ) A proposta de atividades em pequenos grupos, na qual se trabalha com o contexto social em que alunos e o educador estejam imersos é com certeza uma estratégia ser utilizada por adeptos da abordagem sistematização coletiva do conhecimento.
III. ( ) A técnica da aula expositiva da analise de caso se encaixa com a ideia da abordagem do aprender a fazer quando se transmite aos alunos um caso para que respondam à sua solução de uma maneira previamente já transmitida pelo professor.
IV. ( ) A prática da discussão de um estudo de caso encontra espaço na abordagem do “aprender a aprender” proposto por Dewey, pois na sua proposta o aluno também é impelido, a partir de uma situação problema, à coletar dados e debater com seus colegas. 
Agora, marque a sequência correta:
	A	V, F, V, V
	B	F, V, V, F
	C	F, V, V, V
	D	V, F, V, F
	E	V, V, V, F
Questão 3/10
Mauro Laeng diz que “a pesquisa didática deve adaptar os métodos e as técnicas de maneira a obter o máximo de resultado com o mínimo de esforço [...] o estudo predominante do ensino caracterizou, sobretudo a didática do passado, dominada, até certo ponto, pela figura central do professor; na didática contemporânea cedeu lugar a uma nova projeção do aspecto correlativo da aprendizagem”. 
LAENG, Mauro. Dicionário de Pedagogia. Lisboa: Dom Quixote, 1973. p. 128. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas sobre a didática e sua história, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) A didática surge com a problematização de uma nova demanda: após a Revolução Francesa busca-se alfabetizar os filhos das classes populares, e para isso passa-se a ter uma prática educativa em que um professor, em uma sala de aula, ensina a vários alunos ao mesmo tempo.
II. ( ) No princípio a didática se preocupava muito com a técnica de ensino e de controle dos alunos, mas atualmente ela se preocupa apenas com a elaboração de objetivos e a escolha de métodos para alcançar estes objetivos.
III. ( ) Comênio é considerado o pai da didática, pois escreveu, no século XVII, um livro intitulado Didática Magna, que trata da arte da didática, considerada por ele a “arte de ensinar tudo a todos”.
IV. ( ) A partir da década de 30 passa-se a dar um novo enfoque à didática, pensando em como melhorar a disciplina e como aumentar o rendimento do trabalho do professor em sala.
Agora, marque a sequência correta:
	A	V, F, V, V
	B	V, F, V, F
	C	F, F, V, V
	D	V, F, F, F
	E	V, V, V, F
Questão 4/10
Baggio e Nova (ULBRA, 2009) apontam o linguista Stokoe e suas obras como um marco de transição nos estudos das línguas de sinais. Quais foram as constatações principais desse teórico?
Analise as proposições abaixo, assinalando V quando a sentença for para verdadeira e F quando a sentença for falsa. 
( ) Percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína.
( ) Observou que os sinais não tinham uma estrutura completa.
( ) Observou que os sinais eram imagens simples e desestruturados.
( ) Observou que os sinais tinham uma estrutura completa. 
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	F – V – F – V
	B	V – F – F – V
	C	V – V – F – F
	D	F – F – V – V
	E	V – F – V – F
Questão 5/10
Em relação ao bilinguismo, por que essa proposta tem sido considerada a mais adequada para o ensino de crianças surdas? Analise as proposições a seguir:
I. Considera a língua de sinais como complementar à língua oficial escrita.
II. Reconhece que a educação está inserida no meio social e político de uma comunidade.
III. Reconhece que o surdo não tem uma língua própria.
IV. O fazer pedagógico se constrói num ambiente bicultural.
Estão corretos os itens:
	A	I e II
	B	II e III
	C	III e IV
	D	I e III
	E	II e IV
Questão 6/10
A história moderna dos surdos e da surdez tem como marco o ano de 1755. De acordo com Baggio e Nova (ULBRA, 2009), por que esse período foi tão importante? Analise as proposições a seguir:
I. Surgem informações sobre os surdos em situações educacionais.
II. Teve origem o Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris.
III. A primeira escola de surdos do mundo foi fechada pela Igreja.
IV. A língua de sinais passou a ser excluída.
 
Estão corretos os itens:
	A	I e II
	B	II e III
	C	I e III
	D	II e IV
	E	III e IV
Questão 7/10
“Toda prática humana tem seus pressupostos teóricos, e é somente através da explicação e de analise destes pressupostos que ela se torna inteligível e nos permite tomar consciência daquilo que fazemos”.
SANTOS, Carlos Alberto. Pressupostos teóricos da didática. In CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2011. P. 37 
Partindo da colocação de Santos compreendemos a importância da compreensão histórica do processo educacional, de sabermos quais teorias e teóricos estiveram em voga e em qual período econômico-político. Assim, relacione cada teórico abaixo às características de sua proposta:
Herbart *
Comênio
Dewey
* o nome de um teórico está grafado errado nas páginas 37 e 38, ao invés de Herbart está Herbat. 
( ) Propõe uma sistematização do método de ensino composto pelos seguintes passos: preparação do aluno, apresentação, assimilação, generalização, aplicação.
( ) Sua proposta é o método de solução de problemas, seguindo o seguinte caminho: seleção deuma atividade inicial, problema, coleta de dados, hipótese e experimentação.
( ) É o pai da didática moderna. Propôs um método para ensinar tudo a todos.
( ) Seu método se desenvolve em 5 momentos, que são viabilizadas por técnicas como: dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, entrevista, observações.
( ) Considera o professor como “inspetor supremo”, amparado por uma organização do trabalho pedagógico que pressupõe uma hierarquia de funções.
Agora selecione a sequência correta:
	A	1, 1, 2, 2, 3
	B	1, 3, 2, 3, 2
	C	 2, 3, 2, 1, 3
	D	3, 3, 2, 2, 1
	E	1, 2, 3, 3, 2
Questão 8/10
Não se pode encarar a educação a não ser como um quefazer humano. Quefazer, portanto, que ocorre no tempo e no espaço, entre os homens, uns com os outros.Disso resulta que a consideração acerca da educação como um fenômeno humano nos envia a uma análise, ainda que sumária, do homem.
FREIRE, Paulo. O papel da educação na humanização. Disponível em: <http://drb-assessoria.com.br/7PAPELDAEDUCACAONAHUMANIZACAO.pdf>. Acesso em: 12/02/2015. 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, relacione as diferentes abordagens do processo didático à suas concepções de homem. 
Aprender a aprender
Transmissão-assimilação
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
( ) Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
( ) Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo indivíduo.
( ) O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
( ) Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
( ) Baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável. 
Marque a sequência correta:
	A	4, 1, 3, 1, 2
	B	1, 3, 4, 3, 2
	C	2, 1, 3, 4, 2
	D	4, 3, 2, 1, 4
	E	3, 2, 1, 2, 3
Questão 9/10
Baggio e Nova (ULBRA, 2009) comentam sobre o processamento de informações linguísticas pelo cérebro. Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as verdadeiras e F (falso) para as falsas.
 
( ) As línguas de sinais são processadas no centro da linguagem no cérebro.
( ) As línguas são processadas no lado direito do cérebro.
( ) A linguagem humana depende da modalidade das línguas.
( ) Todo sinal é um gesto, mas nem todo gesto é um sinal.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	V – V – F – F
	B	F – F – V – V
	C	V – F – F – V
	D	F – V – V – F
	E	V – F – V – F
Questão 10/10
https://www.google.com.br/search?q=inclusão&espv=2&biw=1024&bih=663&source
O uso da palavra inclusão remete a dois pontos fundamentais. Segundo Baggio e Nova (ULBRA, 2009), que pontos são esses?
Analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças verdadeiras e F (falso) para as sentenças falsas.
( ) Se existe a necessidade de excluir, é porque alguém se encontra dentro e não se encaixa nos parâmetros considerados “normais”.
( ) Se existe a necessidade de incluir, é porque alguém se encontra fora.
( ) Se alguém se encontra fora, é porque existe um espaço que deve ser ocupado e que é regulado por critérios.
( ) Se alguém se encontra fora, é porque não existe mais espaço suficiente.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	F – V – F – V
	B	V – F – F – V
	C	V – V – F – F
	D	F – V – V – F
	E	F – F – V – V

Continue navegando