Buscar

Avaliação GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0610_AV_201403332762 » GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  ELAINE 
	Professor:
	ANDRE DE JESUS MENEZES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 12/11/2015 10:01:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201403555749)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A participação popular é importante, porém algumas decisões de governo são estratégicas e essenciais, e geralmente não agradam a coletividade como um todo. No entanto, necessitam serem tomadas para o bem comum. Que medidas podem ser consideradas estratégicas e essenciais e por que prescindem de aprovação popular?
		
	
Resposta: Medidas que diz respeito a economia e previdência . Como exemplo atual são os assuntos referentes a contribuição previdenciária para fins de aposentadoria.È necessário que se contribua mais tempo com a previdência para que a previdência consiga manter as aposentadoria e pensões. Mesmo que isso desagrade a maioria, se isso não for feito talvez ninguém conseguirá se aposentar futuramente porque a Previdência Social não terá recursopara mantê-las.
	
Gabarito: A política de segurança nacional e a política econômica são exemplos disso, essas medidas precisam ser implementadas de forma técnica sem grandes aberturas populares para debates e deliberações. Assim é importante esclarecer que participação não significa transformar os governos em grandes arenas de debates constantes para a adoção de cada medida de governo, pois afinal os governantes são os representantes da sociedade. É importante ao gestor público discernir as políticas públicas possíveis de serem implementadas através de decisões coletivas e as unilaterais, visto que não se pode transformar o governo em um assembleísmo, uma vez que participação é um processo lento e conflituoso.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A política de segurança nacional e a política econômica são exemplos disso, essas medidas precisam ser implementadas de forma técnica sem grandes aberturas populares para debates e deliberações. Assim é importante esclarecer que participação não significa transformar os governos em grandes arenas de debates constantes para a adoção de cada medida de governo, pois afinal os governantes são os representantes da sociedade. É importante ao gestor público discernir as políticas públicas possíveis de serem implementadas através de decisões coletivas e as unilaterais, visto que não se pode transformar o governo em um assembleísmo, uma vez que participação é um processo lento e conflituoso.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403555644)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em relação ao conteúdo estudado nas aulas, conceitue Gestão Participativa:
		
	
Resposta: È aquela em que a população e demais atores são ouvidos e podem dar sugetões e opniões. Como é o caso dos orçamentos participativos em que a população local é convidada a participar e falar sobre suas reais necesidades e dificuldades. Numa organização os atores participam dando opniõese sugestões .
	
Gabarito: A gestão participativa (também chamada de compartilhada) compreende aquele tipo de gestão em que todos os agentes estão envolvidos no processo de tomada de decisões, dividindo méritos e também responsabilidades.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A gestão participativa (também chamada de compartilhada) compreende aquele tipo de gestão em que todos os agentes estão envolvidos no processo de tomada de decisões, dividindo méritos e também responsabilidades.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403541015)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Desde os primórdios da Revolução Industrial e com a chegada da Administração Científica muita coisa mudou no mundo da Administração como ciência social. Percebemos que a maneira de conduzir os negócios das empresas e do Estado estão ficando cada vez mais sofisticados e voltados para práticas absolutamente transparentes. Como é chamada esta prática atualmente?
		
	
	Transparência.
	
	Empreendedorismo.
	
	Corporativismo.
	 
	Governança.
	
	Liderança.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403543433)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O modelo científico de administração(*) contrapõe-se ao modelo participativo(**). Deste modo podemos dizer então que o modelo científico  harmoniza-se mais com o estilo de mudança:
(*)Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.
(**) A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.
		
	 
	Diretiva.
	
	Participativa.
	
	Atitudinal.
	 
	Do conhecimento.
	
	Grupal.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403541735)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Indique a opção que expressa corretamente conceitos básicos de administração.
		
	
	Conjunto de pessoas e recursos que se reúnem na busca de um objetivo comum, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficiente.
	 
	Conjunto de pessoas e recursos que se reúnem na busca de um ou mais objetivos comuns, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficiente.
	
	Conjunto de funções que exercidas propiciam o alcance de um ou mais objetivos comuns, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficaz.
	 
	Conjunto de papéis e funções que analisam o contexto interno e externo da organização na busca de um ou mais objetivos comuns, cabendo à administração encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficaz.
	
	Conjunto de processos administrativos que propiciam o alcance de um ou mais objetivos comuns, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficaz.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403543171)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os fundamentos normativos da governança pública se estabelecem por um novo entendimento do Estado como agente de governança. Em outras palavras, eles resultam da resposta à pergunta: o que distingue governança de governo? A resposta a esta pergunta é dada pelas mudanças, as quais o  Estado tradicional vem se transformando:
I) De um Estado de serviço, produtor do bem público, em um Estado que serve de garantia à produção do bem público.
II) De um Estado ativo, provedor solitário do bem público, em um Estado ativador, que aciona e coordena outros atores a produzir com ele.
III) de um Estado dirigente ou gestor em um Estado cooperativo, que produz o bem público em conjunto com outros atores.
Estão corretas:
 
		
	 
	I, II e III.
	
	Somente I.
	
	Somente II.
	
	Somente III.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403543367)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A gestão por competências propõe-se a: I. Gerenciar o gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. II. Melhorar satisfatoriamente o desempenho pela criação de conhecimento gerador de inovação. III. Constituir banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências. IV. Mapear e registrar o conhecimento crítico. É correto o que consta APENAS em:
		
	
	IV.
	 
	I e II.II.
	 
	I e III.
	
	III e IV.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404118036)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a opção correta acerca do pacto federativo brasileiro.
		
	
	Para a criação de novos Municípios é necessária prévia consulta por plebiscito convocado pela Câmara de Vereadores.
	
	São integrantes do pacto federativo brasileiro os Estados-Membros, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, já que a soberania é atributo exclusivo da União.
	
	São da competência legislativa da União a definição dos crimes comuns e de responsabilidade, além do estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento, em relação ao Presidente da República, competindo aos Estados-Membros, porém, desde que observados os parâmetros traçados na norma geral federal, definir as normas específicas atinentes aos Governadores.
	 
	A competência suplementar, correlativa da competência concorrente, significa a possibilidade de disposição sobre o mesmo assunto ou matéria por entes federados diferentes, que nesse ponto atuam juntamente e em pé de igualdade.
	 
	Compete privativamente à União legislar sobre trânsito e transporte, contudo, o transporte coletivo é de competência municipal.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403550275)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre Planejamento Urbano. 
Concebido e propalado por Le Corbusier, Tony Garnier, Ebenezer Howard, entre outros, o modelo conhecido como master plans ou blueprint planning cujas propostas eram de caráter eminentemente físico, e envolviam preocupações com aspectos como a distribuição das diferentes funções pela cidade, o traçado urbano, a distribuição de densidades e a localização e o desenho das áreas verdes, bem como preocupações com os aspectos estéticos. Podemos concluir que esse modelo de urbanização:
		
	
	Representava a dimensão dos aspectos humanos na forma urbana, à partir da construção de canais de diálogo com a população, utilizando motivos culturais consagrados para ampliar o significado da arquitetura em suas dimensões simbólicas e lúdicas.
	
	Evidenciava as influências por temáticas como o desenvolvimento sustentável, quando tratava de alguns problemas ambientais presentes nas cidades, como por exemplo poluição, lixo, cobertura vegetal, mananciais etc. Sua ideia central era o esforço de compatibilização do desenvolvimento urbano com certos valores comunitários.
	
	Discutia a arquitetura da cidade como meio de continuidade histórica, pois identificava e recuperava o inconsciente coletivo expresso na arquitetura, através da valorização dos monumentos e outros elementos visíveis constantes no tempo, responsáveis pela organização física e homogeneidade do tecido urbano.
	 
	Propunha ideais de uma cidade eficiente, mas estava distante dos problemas enfrentados pelas cidades reais, pois não era baseado na experiência e na pesquisa sobre o modo de funcionamento das cidades, mas em concepções essencialmente estéticas e racionalizadas da forma urbana.
	
	Permitia o planejamento colaborativo inspirado no pensamento de Habermas em torno da razão e do agir comunicativo, que propunha uma administração pública através da construção de canais de diálogo e da superação de preconceitos entre diferentes grupos de interesses voltados para maior justiça social Permitia o planejamento colaborativo inspirado no pensamento de Habermas em torno da razão e do agir comunicativo, que propunha uma administração pública através da construção de canais de diálogo e da superação de preconceitos entre diferentes grupos de interesses voltados para maior justiça social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403551401)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre o Estatuto da Cidade podemos afirmar:
 
I- É uma lei municipal.
 
II- Estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano e prevê instrumentos a serem usados em cada município.
 
III- Muda de município para município, de acordo com seu contexto sócio-político, econômico, urbano e ambiental.
		
	
	Todas estão erradas.
	 
	I e III estão erradas.
	
	Todas estão certas.
	
	Somente III está certa.
	 
	Somente I está errada.

Continue navegando