Buscar

Relações Trabalhistas e Sindicais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS      
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	CLAUDIA ABBASS CORREA DIAS
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 4,0   Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.:1,5     Data: 17/11/2015 20:38:37 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 71752)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O que é Sindicato ?
		
	
Resposta: Sindicato é uma instituição, entre empregados, empregadores e sindicalistas , visando uma proteção e apoio ao trabalhador, é dividido por classes de trabalho, eles decidem acordos coletivos, dissídios e resolução de conflitos. Ele luta pelos trabalhadores.
	
Gabarito: Resposta: é a associação de membros de uma profissão, ou de empregadores, destinados a defender seus interesses econômicos e laborais comuns, e assegurar a representação e a defesa dos associados em juízo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 589494)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Suponha que os integrantes da categoria de empregados nas empresas de distribuição de energia elétrica, por meio de interferência da entidade sindical que os representa, pretendam entrar em greve, em vista de não ter sido possível a negociação acerca do reajuste salarial a ser concedido à categoria. Considerando essa situação hipotética, qual o procedimento a ser adotado se decidirem pela greve?
		
	
Resposta: Eles precisam comunicar em um prazo de até 48 horas, que entrarão em greve.
	
Gabarito: Caso a categoria decida pela greve, a entidade sindical deverá comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 horas da paralisação e manter o revezamento entre os trabalhadores para a manutenção do serviço, já que se trata de serviço essencial que não pode ser interrompido.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 731264)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre o sindicalismo no Brasil marque a opção incorreta:
		
	 
	O objetivo do acordo coletivo e da convenção coletiva é evitar o dissídio e fazer com que se consiga um valor maior sem a necessidade de prestação de contas. Isso torna o sindicato uma fonte de rendas para um grupo em detrimento de toda a categoria.
	 
	No Brasil se consagra o sistema da pluralidade sindical.
	
	No Brasil, os sindicatos foram criados através de uma legislação de 1943. Tais sindicatos possuem alguns aspectos que devem ser repensados.
	
	A taxa assistencial decorre do acordo ou convenção sindical, em que, normalmente, os sindicatos de trabalhadores fazem acordos de interesse dos empresários.
	
	No Brasil se consagra o sistema da unicidade sindical.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 667583)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Acerca da liberdade sindical, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	o princípio da liberdade sindical, tal como consagrado na Convenção nº 87 da OIT, não é aplicado integralmente ao ordenamento jurídico doméstico;
	
	O princípio da liberdade sindical pode ser visto sob o aspecto coletivo, quando um grupo tem liberdade para constituir o sindicato e sob o aspecto individual, quando um trabalhador tem a liberdade de associar-se ou de manter-se associado.
	
	O sistema sindical brasileiro, a partir da Constituição da República de 1.988, identifica-se pelos princípios da unicidade e da liberdade sindical.
	 
	Visando a fomentar maior participação no sindicato, o acordo coletivo de trabalho estabelece que a empresa dará preferência à contratação de trabalhadores sindicalizados.
	
	O princípio da liberdade sindical, previsto na Constituição Federal (CF), garante a criação de entidades sindicais pelos trabalhadores e empregadores sem interferência do Estado, inclusive no que se refere à elaboração dos estatutos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 640221)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em diversos países a Organização Sindical for formada a partir de interesses dos trabalhadores em se organizar em torno de uma instituição que pudesse representa-los, lutando por seus interesses junto ao poder constituído pelo governo e empresários. O sistema confederativo de organização dos sindicatos foi mantido pela Constituição Federal de 1988, e com isto podemos afirmar que:
		
	
	As confederações se situam em grau intermediário na organização sindical, sendo sua atuação em esfera nacional;
	 
	As federações são consideradas associações intermediárias por serem constituídas por um grupo de cinco sindicatos, sendo que a união de três federações poderá constituir uma confederação;
	
	As federações em regra atuam exclusivamente no território de um Estado Federativo, sendo proibido a sua atuação em mais de um Estado Federado;
	
	As alternativas acima apresentadas estão incorretas.
	
	Os sindicatos são considerados associações de base ou por estarem ligados diretamente aos trabalhadores, sendo que um grupo de três sindicatos poderá formar uma federação
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 731285)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analisando a legitimidade do sindicato na defesa dos interesses dos trabalhadores marque a opção incorreta:
		
	
	A previsão contida no Artigo 514, Alínea c, da CLT, inclui, entre os deveres do sindicato, ¿promover a conciliação nos dissídios de trabalho¿, sem a intervenção do Poder Judiciário. Por certo, a presença da entidade de representação dos trabalhadores garante a proteção que a eles deve ser outorgada.
	
	O Artigo 625-E, Parágrafo Único, da CLT estabelece que o termo de conciliação lavrado perante a Comissão é título executivo extrajudicial (reprisado no Artigo 876 da CLT) e terá eficácia geral, exceto quanto às parcelas expressamente ressalvadas.
	
	A Lei nº 9.958/00, por sua vez, possibilita a constituição de Comissões de Conciliação Prévia no âmbito das empresas ou dos sindicatos, com composição paritária e precípua atribuição de tentar conciliar os conflitos individuais de trabalho (Artigo 625-A da CLT), sem que seja acionada a estrutura judiciária.
	
	Em alguns casos, o êxito da Conciliação pode significar a extinção integral das controvérsias oriundas de uma determinada relação laboral pelas próprias partes, o que enseja consequências importantes, reduzindo a litigiosidade submetida ao Poder Judiciário.
	 
	Os sindicatos jamais participaram das comissões de conciliação prévia e raramente buscam a solução de conflitos dos trabalhadores.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 672840)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a opção incorreta sobre representação de trabalhadores nas empresas:
		
	
	A representação funciona como um fator de solução dos conflitos, que visa melhores resultados nas relações trabalhistas e sindicais
	
	Com as representações internas os trabalhadores ganham um novo fórum e têm a possibilidade de fiscalizar, no âmbito trabalhista, o cumprimento por parte do empregador da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria.
	
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	 
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é criar conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, aumentando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	A representação interna de trabalhadores possibilita a negociação direta dos trabalhadores com os empregadores, com o objetivo de se efetivarem, de modo definitivo, as condições satisfatórias, abrigando as relações trabalhistas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 244078)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No atentado ocorrido em 1981, na comemoração de 1º de maio, no Riocentro, onde ficou comprovada a participação do próprio governo militar, grupos radicais pretendiam, com essa ação, ter motivos para conter,de maneira mais intensa, o avanço dos movimentos dos trabalhadores. Entretanto, esse objetivo não foi atingido. Com isso o movimento dos trabalhadores ganhou força e tinha como um dos objetivos:
		
	
	Estabelecer novas condições de trabalho.
	 
	Possibilitar uma relação natural entre o capital e o trabalho.
	
	Exercer uma pressão para criação de novos sindicatos.
	 
	Aderir à luta contra os militares no poder.
	
	Modificar a postura dos sindicatos patronais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 268924)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É a principal distinção entre o Mediador e o Árbitro, quanto ao cumprimento da decisão dos conflitos trabalhistas:
		
	
	Ambos decidem sobre os conflitos, sem poder forçar o cumprimento de suas decisões.
	
	O Mediador decide o conflito podendo forçar o cumprimento pelas partes e o Árbitro não;
	
	O Árbitro decide e obriga o cumprimento da decisão e o Mediador não;
	 
	O Mediador decide o conflito sem a obrigação do cumprimento pelas partes e o Árbitro não;
	 
	O Árbitro decide o conflito sem poder forçar o cumprimento pelas partes e o Mediador não;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 207247)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A finalidade da greve é:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	Reivindicar melhores condições de trabalho e remuneração para os empregados;
	
	Reivindicar melhores condições de trabalho e remuneração para os empregadores;
	
	Reivindicar melhores condições para o crescimento do país;
	
	Dar a oportunidade ao empregador de lucrar mais;

Continue navegando

Outros materiais