Buscar

AV SUSTENTABILIDADE 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento sustentável significa usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza. Com base nessa definição, como é possível atingir o desenvolvimento sustentável?
		
	
Resposta: As maneiras que podem atingir o desenvolvimento sustentável é usando energia e água desmedida, jogando lixo industrial em mares e rios e consequentemente poluindo-os, desmatando florestas para extração de recursos naturais execessivamente, entre outros.
	
Gabarito: A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos. Usar os bens naturais, com critério e planejamento. A partir daí, traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510913465)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Por quê precisamos entender o ambientalismo, que nos coloca a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades?Por quê é fundamental resgatar a política para que se estabeleça uma ética da sustentabilidade resultante das lutas ambientalistas?
		
	
Resposta: O homem precisa de recursos naturais para sua vitalidade, ou seja, para sua existência. No entanto, sua relação com a natureza tem que ser de extrema vigilância e cuidado, pois os recursos primários são escotáveis. Nos dias atuais, embora hajam muitas lutas ambientalistas e até intervenções governamentais nos setores industriais que visam previnir e restaurar os danos causados ao meio ambiente, os cidadãos não são educados para colaborar com o desenvolvimento sustentável. Partindo disso, seria de extrema importância serem criadas políticas que estabeleçam uma ética da sustentabilidade. Uma vez que, conviver com uma população educada econologicamente seriam uma das principais maneiras de compater as degradações causadas ao meio ambiente. Mesmo sabendo que para reverter esse processo demorariam décadas, é possível afirmar que a geração futura desfrutaria de uma consciencia ambiental distinta da que é encontra nos dias de hoje.
	
Gabarito: Precisamos entender o porque desses preceitos, para compreendermos melhor o histórico das políticas públicas de meio ambiente em nosso país (não que a mesma seja justificável em seus erros e acertos, mas está hoje da forma como se apresenta por determinantes históricos).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511059887)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, capital da Suécia, em julho de 1972, segundo Brunacci e Philippi Junior (2009). Segundo Funiber (2209), o termo desenvolvimento sustentável, como é, foi estabelecido pela International Union for The Conservation of Nature (IUCN), embora sua popularidade tenha origem no relatório "Nosso futuro comum" ou relatório Bruntland (WCED, 1987), preparado pela Comissão Bruntland das Nações Unidas, no qual se lê que o desenvolvimento sustentável:
		
	 
	Satisfaz às necessidades atuais sem comprometer a capacidade de futuras gerações satisfazer suas próprias necessidades.
	
	Elimina a corrupção em todas as instituições públicas e privadas,
	
	Tem o surgimento para enfrentar a crise ecológica, sendo que pelo menos duas correntes alimentaram o processo,
	 
	Fortalece as comunidades locais, habilitando-as a cuidar dos seus próprios ambientes, e atribuir responsabilidades ambientais aos níveis governamentais onde possam ser cumpridas mais efetivamente.
	
	Elimina a discriminação em todas as suas formas, como as baseadas em raça, cor, gênero, orientação sexual, religião, idioma e origem nacional, étnica ou social.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511435513)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de construção do desenvolvimento sustentável deve priorizar estudo e compreensão das questões:
		
	
	que colaborem para o aumento dos processos de degradação ambiental, consumo elevado de recursos naturais e desigualdade socioeconômica.
	
	que contribuírem na construção de políticas e processos de planejamento e gestão que direcionem o crescimento econômico em patamares insustentáveis.
	
	que visem a diminuição da qualidade de vida os seres do planeta de forma sustentável.
	
	que envolvam a gestão ambiental, em geral, para o pleno reconhecimento da importâncias das empresas que visam lucro independente da degradação ambiental.
	 
	sociais, econômicas, ambientais, tecnológicas e políticas, presentes na sociedade humana e no meio ambiente no qual se insere.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511091745)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O crescimento populacional vem sendo analisado por cientistas como razão do uso intensivo dos recursos naturais. Os estudos demonstram que os países em crescimento demográfico vêm enfrentando dificuldades para gerar um desenvolvimento econômico sustentável. O desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano são considerados determinantes para as mudanças ambientais.
Considerando esta afirmativa, assinale a opção que NÃO exemplifica uma ação de desenvolvimento sustentável.
		
	
	Reciclar
	
	Evitar desperdício
	 
	Escovar os dentes com a torneira aberta
	
	Consumir menos água
	
	Economizar energia elétrica
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201510913814)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A capacidade de usar os recursos naturais e de alguma forma devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para esse fim está relacionada a:
		
	
	Manejo Planetário
	 
	Sustentabilidade
	
	Gestão de Recursos
	
	Gerenciamento de Riscos
	
	Sabedoria Ambiental
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201511008867)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa que representa o conceito apresentado abaixo:
 
Refere-se à implementação pelo governo de sua política ambiental, pela administração pública, mediante a definição de estratégias, ações, investimentos e providências institucionais e jurídicas, com a finalidade de garantir a qualidade do meio ambiente, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável (Philippi Junior e Maglio, 2009).
		
	
	Resiliência
	 
	Ecoeficiência
	
	Educação ambiental
	 
	Gestão ambiental
	
	Desenvolvimento sustentável
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201510913468)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Podemos apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva. Assinale quais foram os primeiros documentos relativos à gestão de recursos naturais brasileiros:
		
	
	Política Nacional do Meio Ambiente
	 
	Código de Caça, Código Florestal, Código de Minas e Código de Águas
	
	Código de Minas e Energia e Civil
	
	Código de Fauna e Flora e de Reservas e Parques Nacionais
	 
	Política Nacional do Meio Ambiente Humano e Rural
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201511380815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	             O homem assim como os demais habitantes do planeta, vive em constante adaptação sua inteligência lhe permitiu ocupar todo o planeta por mais adverso que o meio seja. Uma consequência lógica da utilização destes recursos, prevista pelo próprio homem. A população mundial cem crescendo assustadoramente, levando a um aumento da demanda no uso destes recursos de maneira incompatível com a capacidade do planeta e gerar novos recursos. Em São Paulo já podemos sentir a escassez de água potável se tornando uma realidade e o pior a população parece se recusar a aceitar.
Que medidas sustentáveis os cidadãos comprometidos com a sobrevivência do planeta e do meio em que vivemos, NÃO deverá fazer uso neste caso?
		
	
	Não jogar lixo nos rios e sua nascenteFechar a torneira enquanto escova os dentes
	 
	Varrer a calçada com jatos de água uma vez por semana
	
	Controlar o tempo em baixo do chuveiro
	
	Tratar e reutilizar a água
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201511427047)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algumas pessoas usam a palavra "consumismo" para definir a relação que a sociedade atual possui com o consumo. Qual o significado desta palavra?
		
	
	Comprar de maneira consciente, os produtos que necessita e que são duráveis.
	
	Refere-se a obsolescência dos produtos, planejada ou perceptiva.
	 
	Ato de consumir produtos ou serviços sem consciência, compulsivamente.
	
	Ato de consumir produtos e serviços, preocupando-se apenas com seu valor de mercado.
	
	Utilizar produtos e serviços, preocupando-se com sua disponibilidade.

Outros materiais