Buscar

CRISE DE MERCADO NA ADVOCACIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIENCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
Raissa Luiza de França[1: Acadêmica do Curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco.]
Maria Cristina Guimarães Oliveira[2: Orientadora e docente da disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica na Universidade Católica de Pernambuco.]
RESUMO
 Um dos maiores desafios encontrados pelo jovem advogado é não encontrar as oportunidades que ele sempre sonhou durante a graduação. O expressivo número de recém-formados, necessidades de referências, muitas vezes familiares, para receberem oportunidades no mercado de trabalho e o despreparo profissional são os primeiros fatores geradores para o problema. O choque entre o quadro pintado aos estudantes na graduação e a realidade do mercado de trabalho é frustrante.
PALAVRAS CHAVES: Advocacia. Carreira. Oferta-demanda. 
INTRODUÇÃO
 A frustração do recém-formado em direitos cresceu expressivamente nos últimos anos , consequência do aumento no número de ingressantes na carreira – cerca de 40% na última década-. Número bastante expressivo, pois em relação ao número da população brasileira temos um advogado para cada trezentos e vinte e duas pessoas. A consequência é um número excessivo de profissionais para um mercado com vagas de trabalho não recíprocas. O curso de direito é um dos mais procurados pelos vestibulandos e em consequência disso temos os grupos empresarias-educacionais oferecendo cursos de direito, porém a qualidade desses não garantes aos profissionais requisitos necessários para a formação de uma boa carreira profissional.
1 CRISE DE MERCADO NA ADVOCACIA
 Até o primeiro semestre de 2015 o Brasil tinha mil trezentos e seis faculdades de direito no Brasil. O número é maior que o resto das faculdades de todo o planeta. Números preocupantes, pois nem todos os formandos conseguem ingressar na Ordem de Advogados do Brasil (OAB). [3: Diário Oficial da União nº 84 de 06.05.2015]
 Mas em relação ao número de advogados, somos o terceiro no ranking com trezentos e vinte e duas pessoas para cada advogado. Acima de nós apenas os Estados Unidos e a China. Traduzindo: há um número excessivo de recém-formados inaptos para exercerem as atividades profissionais da advocacia. O primeiro passo para uma carreira bem sucedida é a competência técnica, sem este, difícil ou impossível será de um jovem obter as pretensões adquiridas na academia.
 Se não fosse a OAB, teríamos mais três milhões a mais de advogados no mercado de trabalho, o exame hoje é uma espécie de vestibular do curso de direito. A função da prova é exatamente garantir a população um profissional com preparo suficiente para exercer a cidadania.[4: Kravchychyn, Jefferson. ]
 Observando os números das faculdades e da OAB fica fácil perceber que há um problema com o primeiro. Mostram que estão sendo postos no mercado profissionais sem um padrão mínimo de qualidade, que é justamente o que é imposto no exame aos bacharéis. É lesivo para o estudante não obter recursos mínimos em seu curso para o exercício da vida profissional. Muito mais restrito é o mercado para os bacharéis pois estes não possuem capacidade postulatória para ingressar em juízo, requisito mínimo de direito processual.[5: Artº 36 Código de processo Civil]
 Diante da escassez de vagas nas universidades públicas, os estudantes acabam recorrendo a esses cursos de qualidade aquém do mínimo. O prejuízo financeiro desses é enorme, tendo que recorrer a cursinhos para repor o déficit da graduação. É frustrante para um jovem já no início da carreira.
 
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 É competência do Ministério da Educação autorizar e fiscalizar as criações de novos cursos e ainda oferecer infraestrutura nas universidades públicas. E se os números não são satisfatórios, existe um erro do modo de execução das fiscalizações.
 E, evidentemente, se a oferta excede a demanda, teremos baixos salários, desemprego e frustrações. Verdadeiro choque de realidade encontrado pelo jovem em início de carreira.
REFERÊNCIA
Disponível em: <http://www.oab.org.br/institucionalconselhofederal/quadroadvogados>. Acesso em 25. nov. 2015.
Disponível em: < http://espaco-vital.jusbrasil.com.br/noticias/92936/brasil-e-terceiro-pais-do-do-mundo-com-maior-numero-de-advogados-um-para-cada-322-pessoas>. Acesso em 25. nov. 2015.
Disponível em: < http://www.oab.org.br/publicacoes/detartigo/46>. Acesso em 25. nov. 2015.
Disponível em: < http://www.oab.org.br/noticia/20734/brasil-sozinho-tem-mais-faculdades-de-direito-que-todos-os-paises>. Acesso em 25. nov. 2015.
BIBLIOGRAFIA
Rodrigues, Horácio Wanderlei. Teoria Geral do Processo. 3ª Ed. Rio de Janeiro, 2012.

Outros materiais