Buscar

Ciencias sociais OK 2e 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 02 – Objeto e método das ciências sociais – 1 a 12
O que estudam as ciências naturais ? As Ciências Naturais estudam fatos simples, eventos têm causas simples e são facilmente isoláveis. Tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. 
Assim, nas Ciências Naturais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa, o que 
torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem.
Ciências Sociais torna-se difícil desenvolver uma teoria capaz de transmitir com PRECISÃO uma causa única ou motivação exclusiva.
Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade.
 
As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos. Seu objeto de investigação é o homem nas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial, subjetiva.
Nas ciências naturais:  Os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de condições de relativo controle e em condições de laboratório. Alcança-se a objetividade científica.
As descobertas possibilitam o desenvolvimento  de novas tecnologias.
Nas ciências humanas e sociais: Os fenômenos são complexos. As percepções são variadas, porquanto históricas. O resultado prático é visto em livros, romances, arte, teatro, novelas, onde tais ideias podem ser aplicadas para produzir modificações no comportamento das pessoas – nos sistemas de valores. Os fatos sociais são irreproduzíveis em condições controladas e, por isso, quase sempre fazem parte do passado. São eventos a rigor históricos e apresentados de modo descritivo e narrativo, nunca na forma de uma experiência.
Aula 2 Ciências Sociais teletransmitida
A Ciência Social lida com as relações entre os homens, o homem estudando o homem, em crenças, hábitos, sentimentos.
Para as mesmas perguntas podemos ter mais de uma resposta diferente, sendo que cada ser humano pensa de um modo, e tem uma visão diferente do outro. Em uma pesquisa serão encontradas diversas respostas com vários pontos de vista, sendo que o ser humano muda a cada instante, época, e lugar.
Porque estudar as Ciências Sociais ? Para saber / responder o por que das coisas na vida, na sociedade.
Qual a sua aplicabilidade ? Na vida pessoal e profissional fazem compreender e questionar.
Qual a utilidade no meu cotidiano ? Para uma reflexão sobre nossa vida, sobre as coisas.
Problemas sociais: são problemas que atingem de alguma forma um grupo de pessoas.
Problemas sociológicos: são problemas que servem de objeto de estudo.
Porém os problemas sociais podem ser problemas sociológicos onde os pesquisados conseguem elaborar questionários para esclarecer após a pesquisa os fatores.
Aula 3 – Análise Antropológica da cultura – 1 a 16 
Fulano não tem cultura! Sicrano é muito culto! O governo não investe em cultura!
A palavra cultura é de conhecimento geral. Mas seu significado varia de acordo com quem a utiliza. Entender os “usos e abusos” do conceito de cultura, objeto de estudo privilegiado da Antropologia, e suas implicações na vida social.
O que é cultura ? crenças, e costumes dentro de uma sociedade.
Diversidade cultural: costumes diferentes de determinados lugares do mundo.
Antropologia de gabinete
Entramos no século XIX. Os antropólogos estudam culturas “exóticas” buscando descrever seus hábitos, costumes e sua forma de ver o mundo (cosmovisão). No entanto, eles não iam ao campo; não eram os antropólogos que experimentavam diretamente o dia a dia dos grupos “selvagens”. Eram enviados viajantes, pessoas comuns que eram deslocadas para essas “tribos” e ali ficavam por um certo tempo, registrando tudo que viam e ouviam, a fim de entregar este material aos antropólogos que aí sim analisavam estes relatos, desenvolvendo suas teorias sobre as diferentes culturas.  Esta é a denominada “antropologia de gabinete”.
Etnocentrismo: trata-se da “visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. “.
Exercício aula 03 
Na sua opinião, o etnocentrismo é positivo ou negativo? E que benefícios a Antropologia pode trazer para esta visão?
Responda se, de acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, a postura de Hagar  é etnocêntrica ou relativista? Justifique.

Outros materiais