Buscar

AD1 de ALFA 1. 2015.2

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental e 
Licenciatura em Pedagogia 
UERJ /CEDERJ
Avaliação a Distância 1
ALFABETIZAÇÃO 1 
(data limite de entrega no polo - 11/08) 
Coordenadora: Marta Cardoso de Lima da Costa Rego
Aluno(a): Silbênia Ferreira de Araújo
Polo: Magé________________________________________________________ 
Caro/a aluno/a:
Para a realização de sua Avaliação a Distância 1 (AD1), sugerimos que você releia o conteúdo do material didático. As atividades sugeridas nas aulas ajudam muito na organização de seus estudos. 
Lembre-se que as suas respostas devem ser escritas em forma de texto argumentativo científico, ou seja, cada explicação dada deve ser fundamentada teoricamente. Você deve responder tomando por base o estudo do material e não redigir respostas que sejam apenas uma opinião pessoal ou superficial sobre os assuntos tratados. Afinal, o objetivo da formação deve ser o crescimento e o aprofundamento dos conhecimentos construídos.
ATENÇÃO: A Avaliação a Distância 1 é obrigatória. O aluno que não entregá-la no polo até a data limite (11/08), receberá zero em sua pontuação. A AD1 poderá ser entregue na secretaria de seu polo ou enviada por correio. A AD1 enviada pelo correio só será aceita se for postada até 5 (cinco) dias antes do prazo de entrega estipulado no cronograma. Esta avaliação possui peso 4.
Questão 1 ( 3 pontos) 
Observe a tirinha a seguir:
As aulas 6 e 7  de nossa disciplina apresentam uma reflexão sobre a problemática do preconceito linguístico, presente nas práticas alfabetizadoras, que tendem a desvalorizar a cultura oral dos alunos. Baseado na ilustração acima produza um texto com aproximadamente 10 linhas, descrevendo como a escola tem reproduzido o preconceito linguístico e aponte uma prática efetiva de sala de aula que permita ao professor enfrentá-lo, na perspectiva da construção da cidadania.
A escola reproduz o preconceito linguístico, quando prioriza a norma culta padrão, ensinada em um ambiente escolar, não valorizando outros saberes que o aluno traz consigo e desconsiderando a diversidade desses conhecimentos e a cultura envolvida no cotidiano deste aluno em sua maioria de classes populares.
O fracasso escolar é uma consequência desta visão preconceituosa e negativa por parte da escola, onde qualquer conhecimento linguístico que não atenda ao padrão estabelecido pelo “triangulo” escola-gramática-dicionário é considerado errado e qualquer cultura que empregue uma linguagem não-padrão é considerada, como uma subcultura.
Como facilitador neste processo de aprendizagem é função do professor valorizar as diferenças, validando e participando da construção de novos valores e saberes para que esses alunos tenham a sua identidade respeitada.
Questão 2 (3 pontos)
Em função da importância atribuída à alfabetização escolar como um divisor de águas na vida dos indivíduos, criou-se ao longo dos anos, um mito em torno do processo de alfabetização. (Alfabetização Cont. e Forma 1, v.1 p.10)
Contextualize historicamente o surgimento deste mito e descreva as consequências de sua disseminação para a sociedade atual. (10 linhas)
Por volta do século XVI pensadores humanistas acreditavam que a educação transformaria o homem, e o mesmo teria controle de seu destino. Nessa época a educação foi privilégio dos nobres que confiavam aos padres que eram mestres, à educação de seus filhos. Pois a produção cultural era controlada pela Igreja, e era rigorosa e restrita e os interesses que envolviam o acesso ao conhecimento e a educação, determinavam o que poderiam ser fato aprendido ou conhecido. 
A chegada da revolução francês no século XVIII trouxe ideais de república democrática, onde o acesso à cultura e a escola se torna gratuita e universal, uma escola para todos. A alfabetização como divisor de águas ocorre quando possibilita a inclusão do indivíduo na sociedade onde o domínio da leitura e da escrita promovia um status que quem sabia mais, podia mais.
Questão 3 (2 pontos) 
Ler e escrever, dominar códigos e símbolos diferenciados (tais como sinais de trânsito ou ícones do computador) ou seguir corretamente instruções expressas em manuais, por exemplo, são exigências que fazem parte do mundo atual e de uma mudança na concepção de alfabetização. Explique com suas palavras (no máximo em 10 linhas) e baseado na leitura das aulas 1,2 e 3, a qual concepção de alfabetização estão relacionadas estas práticas? 
Questão 4 (2 pontos)
As aulas 2 e 3 de nossa disciplina tratam da alfabetização como um conceito em movimento, ou seja, em diferentes períodos histórico-econômico-sociais, o conceito de alfabetização passa por modificações e transformações. No entanto, observamos que as abordagens pertinentes a estes diferentes conceitos, que ainda exercem grande influência nas práticas alfabetizadoras atuais, são as relacionadas à Revolução Francesa e ao Movimento da Escola Nova.
 
Com o objetivo de observar mais atentamente o que marcou a alfabetização como um direito nestes dois períodos, transcreva e realize a atividade de avaliação proposta na pág. 28, aula 2 do módulo 1.
Preencha o quadro abaixo assinalando os diferentes sentidos da alfabetização como um direito, na Revolução Francesa e no movimento da Escola Nova.
	ALFABETIZAÇÃO COMO UM DIREITO
	REVOLUCÇAO FRANCESA
	
	ESCOLA NOVA

Continue navegando

Outros materiais